Observatório

O Observatório Spcine é o departamento responsável pela coleta, armazenamento e produção de inteligência a partir de dados do setor audiovisual obtidos pelas ações e políticas públicas promovidas pela Spcine. 

A atuação do observatório se dá em três eixos principais: 

1. Dados Internos: Coleta e produção de indicadores a partir dos dados dos departamentos e ações da Spcine.


2. Dados Externos: Construção e divulgação de dados sobre o setor audiovisual e sobre a economia criativa a partir de pesquisas próprias, contratações, patrocínios e parcerias com agentes externos e pesquisas relevantes publicadas por outros agentes. 


3. Relações Institucionais: Articulação de pontes entre diferentes entidades para a produção de dados e construção de indicadores em conjunto. 

DADOS E PESQUISAS SOBRE A SPCINE 

  • Balanço de Ações e Programas da Spcine
      O Observatório Spcine compila e analisa anualmente os dados de toda a existência da Spcine desde 2015 e publica os principais dados de cada departamento. 

  • Observatório Spcine (2021) 

O que é o Observatório Spcine? Aqui você encontrará a nova estrutura do departamento e todas as suas responsabilidades.

  • Políticas Afirmativas na Spcine (2020) 

O Instituto Nicho 54 analisou o impacto das políticas afirmativas em algumas atividades promovidas pela Spcine ao longo de 2020.

• Editais 2020
• Cineclubes 2020
• Ciclos de Roteiro
• Webinar "Imaginários para um audiovisual antirracista"

  • Circuito Spcine (2016) 

A São Paulo Turismo realizou um estudo de perfil de público com os espectadores do Circuito Spcine em 2016 sob o aspecto socioecômico. Acesse aqui.

Dados e Pesquisas sobre o Audiovisual e a Economia Criativa

Aqui você encontra estudos e pesquisas sobre o audiovisual e a economia criativa realizados em parceria, patrocinados ou contratados pela Spcine.


  • Mapeamento da Infraestrutura do Audiovisual na Cidade de São Paulo – INICIATIVA CULTURAL - Instituto das Indústrias Criativas (2024)
A partir do “Estudo sobre Infraestrutura e Capacidade para Produção de Conteúdo Audiovisual na Região Metropolitana de São Paulo” publicado em 2022, o Observatório identificou a necessidade de se aprofundar nos dados sobre a Infraestrutura de Estúdios e Equipamentos existente na cidade de São Paulo.
 
Desta forma, foi encomendado o “Mapeamento da Infraestrutura do Audiovisual na Cidade de São Paulo” para o Instituto das Indústrias Criativas, com o objetivo de obter dados quantitativos e qualitativos sobre esta área do setor audiovisual e uma análise sobre a relação da oferta e da demanda para identificar possíveis necessidades e entraves à expansão do setor na cidade.
 
O estudo foi lançado durante o 3º Fórum Spcine no dia 26 de Junho, confira abaixo o relatório na íntegra e o link para o lançamento.
 
Relatório Completo, acesse aqui.
 
Assista ao Lançamento, acesse aqui.
  • Pesquisa de Impacto Socioeconômico do Setor Audiovisual Paulistano - FIPE (2023)
O estudo foi produzido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) encomendada pelo Observatório Spcine. Foram construídas medidas de localização e especialização setorial, bem como a realização de um estudo da cadeia produtiva do setor, por meio de uma matriz inter-regional de insumo-produto com foco em atividades do Setor Audiovisual e ano-base 2019.
 
 A pesquisa é inédita para a estrutura regional proposta e utiliza uma metodologia empregada internacionalmente para avaliações de cadeia produtiva. Para tal, o setor de audiovisual deve ser percebido como parte integrante de um sistema, atuando na demanda e oferta de bens e serviços, criando empregos e gerando renda.
 
Diante disso, a abordagem insumo-produto com foco em atividades do setor coloca-se como a mais adequada para essa situação, pois permite mapear a interdependência produtiva a partir da estrutura de compra e venda das atividades econômicas (setores interdependentes) das economias nacional e regional.
 
Acesse pesquisa completa AQUI
 
  • Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual

       Durante a realização do Fórum Spcine, são discutidos com o setor audiovisual os principais pontos de atenção para os anos seguintes, resultando em uma agenda de prioridades publicada anualmente pelo Observatório Spcine.

       2º Fórum Spcine - Desenvolvimento Econômico e Inovação (2023)

       1º Fórum Spcine - Agenda de Retomada do Setor Audiovisual (2022)

 
  • Estudo sobre Infraestrutura e Capacidade para Produção de Conteúdo Audiovisual na Região Metropolitana de São Paulo - OLSBERG SPI (2021) 

A Spcine contratou a consultoria internacional para indústrias criativas, Olsberg•SPI, para realizar um estudo da infraestrutura e capacidade para produção de conteúdos audiovisuais na região metropolitana de São Paulo.

O objetivo do estudo é fornecer dados que irão auxiliar o governo e a indústria a desenvolver as melhores políticas e estratégias de apoio ao desenvolvimento contínuo da indústria, auxiliando, desse modo, a região a atender à crescente demanda pela produção de conteúdo audiovisual.

       Acesse o estudo completo:

       Relatório Completo - Português

       Full Report - English

       Apresentação do Estudo - Português

       Slide Deck - English

  • Mapeamento das Entidades Representativas do Setor Audiovisual - INICIATIVA CULTURAL - 2022

      O estudo coletou informações das entidades representativas do setor audiovisual (sindicatos, associações patronais, coletivos,        entre outros – formalizados ou não) atuantes no Brasil, com o objetivo de realizar uma pesquisa para identificar os níveis de              atuação das entidades em prol das políticas públicas do audiovisual, os impactos causados pela pandemia da Covid-19 no                  setor  e suas perspectivas futuras. O projeto foi realizado pelo instituto Iniciativa Cultural em parceria com a Rede Docente de          Produção do FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual) e o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual          (CENA/ UFSCar), com patrocínio da Spcine. 

      Acesse aqui o estudo na íntegra!

  • Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil  - INICIATIVA CULTURAL & Profa Inês Maciel - 2022

O projeto está sendo coordenado pelo instituto Iniciativa Cultural e desenvolvido por Ines Maciel junto ao Centro de Análise do Cinema e Audiovisual (CENA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que realizou um mapeamento de empresas e informações sobre o ecossistema de Realidade Mista e Realidade Estendida em atuação nos país e se encontra em fase de divulgação destes dados, compilados em uma plataforma interativa que será disponibilizada na página do Observatório Spcine.

Acesse aqui o estudo na íntegra!

  • Fomento ao Audiovisual – OBSERVATÓRIO SPCINE (2021) 

•  Fundos de Investimento para o Audiovisual (2021) 
•  Lei do Audiovisual (2021)  

  • Economias Criativas no Município de São Paulo - Observatório do Trabalho/SMDET e DIEESE (2017) 

Estudo setorial com objetivo de apresentar um panorama dos empregos na Economia Criativa no município de São Paulo, tanto dos estabelecimentos e empregos formais sob o olhar das Atividades Econômicas Criativas, como das formas de inserção e do perfil dos trabalhadores sob o olhar das Ocupação em Áreas Criativas.

•  Ocupações e Atividades Criativas
•  Empregos Formais em Ocupações Criativas
•  Metodologia e Resultados


PUBLICAÇÕES RELEVANTES 

Divulgue seu Material Acadêmico

Uma das missões do Observatório Spcine é colaborar e trazer luz à importância da Academia na construção de conhecimento teórico e prático. 

Caso tenha desenvolvido artigos, estudos, teses ou quaisquer outros trabalhos acadêmicos relacionados ao audiovisual e à economia criativa e tenha interesse de ter seu trabalho divulgado pela Spcine, preencha o formulário abaixo. 

FORMULÁRIO 

Se precisar de quaisquer informações da própria Spcine para algum trabalho, entre em contato com o Observatório pelo e-mail observatorio@spcine.com.br.


Materiais Acadêmicos

  • Cinema e Turismo: uma análise da atuação dos agentes públicos no desenvolvimento do turismo cinematográfico em Cabaceiras, Paraíba, Brasil — de Priscila Fernandes Carvalho de Melo; orientadora Nathália Körössy (2022)

       As produções audiovisuais promovem a imagem de destinos e atraem turistas, dando origem ao turismo cinematográfico. Esse tipo de turismo gera benefícios econômicos e amplia a oferta turística, incentivando organizações de gestão de destino (OGD) a investir nesse setor. Neste contexto, este estudo investiga como agentes públicos atuam no desenvolvimento de Cabaceiras, Paraíba, conhecida como “Roliúde Nordestina”. Utilizando abordagem qualitativa e descritiva, o estudo de caso (2019-2021) combinou pesquisa bibliográfica, documental, observação in locoe entrevistas com agentes para identificar as estratégias adotadas. A análise categorial com o software ATLAS.ti, fundamentada em uma revisão teórica, revelou que Cabaceiras adota ações em quatro estratégias principais de turismo cinematográfico. Contudo, apesar do interesse dos agentes, a atuação carece de um planejamento integrado, resultando em uma abordagem fragmentada e esporádica, sem coordenação que una os setores turístico e audiovisual.

Material na Íntegra

  • Marketing territorial para atração de produções audiovisuais: Um estudo das Film Commissions de São Paulo e Rio de Janeiro - Rute Gabriela dos Santos Paes (2022)

       Diante da capacidade do audiovisual movimentar a economia, gerando empregos e renda, emerge a importância da criação das film commissions, organizações sem fins lucrativos criadas para atuar na atração e apoio logístico de produções. Desta forma, este artigo teve como objetivo analisar as estratégias de marketingutilizadas pelas film commissionsna promoção da jurisdição como destino de audiovisual e respectivas ferramentas promocionais utilizadas na atração de produções audiovisuais. Sendo assim, convencionou-se utilizar o estudo de caso das duas principais film commissionsbrasileiras, Rio Film Commissione São Paulo Film Commission. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com gestores das entidades. Como categorias de análise foram adotadas as estratégias de marketingelencadas por Hudson eTung (2010) e, como método de análise, a análise de conteúdo do tipo categorial.Os resultados mostram que o marketingterritorial das FC se concentra na aplicação de ferramentas do marketing mixe que a principal abordagem adotada consiste na diferenciação de produto. Ambas FC buscam diferenciar suas localidades por meio de atributos naturais e culturais intrínsecos: SPFilm posiciona a cidade como um destino que pode ser “todas as cidades do mundo” e Rio Film Commissionse vende como cidade-síntese da cultura brasileira.

Material na Íntegra

  • As Contribuições do "Cinema do Brasil" Para a Inserção Internacional da Produção  Cinematográfica Brasileira: A Perspectiva das Empresas e das Instituições Envolvidas - Christiano Lima Braga (2023)

       A entrada de setores produtivos, oriundos de países emergentes, nos fluxos internacionais de comércio deu-se de modo desigual nas últimas décadas. Se o aprofundamento da globalização, por um lado, implicou em mais oportunidades e ganhos para países desenvolvidos, por outro, países como o Brasil encontraram dificuldades em se adaptar às novas dinâmicas. Os anos 2000 foram marcados por um forte crescimento na circulação de bens e serviços criativos nos fluxos de comércio e o Brasil buscava ter um papel relevante no cenário externo; onde a cultura e a criatividade eram dimensões importantes para a promoção da imagem do país. Nesse contexto, diversas instituições se engajaram ofertando ferramentas de apoio que beneficiaram as empresas do setor do audiovisual, tendo a sua presença externa ampliada ao longo da década. A criação de acordos que estimulassem as coproduções com outros países, os instrumentos de fomento para projetos fílmicos, as ações de diplomacia cultural e a criação do programa Cinema do Brasil (CDB) fizeram parte de um conjunto de iniciativas desenvolvidas internamente para ampliar a presença da produção cinematográfica brasileira em diferentes territórios. Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar, sob a perspectiva das empresas beneficiadas e dos agentes envolvidos, a relevância e as contribuições do Cinema do Brasil para aumentar as coproduções, a circulação e a exibição externa de filmes; e para ampliar as oportunidades comerciais para as produtoras de cinema em diferentes mercados, no período de 2006 a 2019; quando houve grande visibilidade internacional para o cinema brasileiro. Esta dissertação discute criticamente a inserção internacional do país no comércio de serviços criativos. A partir da experiência brasileira, aqui se analisa também a importância das coproduções internacionais para enfrentar os desafios trazidos pela globalização no setor de cinema e se discute, criticamente, a estrutura institucional do comércio exterior voltada a promover a inserção internacional do cinema produzido no país. Palavras-chave: Cinema do Brasil. ApexBrasil. Internacionalização.

Material na Íntegra 

  • A Cota da Tela é uma Medida que Atende às Necessidades Atuais do Mercado do Cinema Nacional? - Aline Zambrini Santos (2019)

       A monografia se aprofunda no estudo da lei da cota de tela para exibição de filmes brasileiros desde a sua criação em 1932 até o início de 2019 e seus efeitos nos diferentes setores do mercado audiovisual brasileiro: produção, distribuição e exibição. Em especial, procura entender se a cota de tela é um mecanismo que atende às necessidades atuais do mercado audiovisual brasileiro.

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  • Análise de Impacto Econômico da Spcine - Ana Alini Lins (2022)

       A presente monografia tem como objetivo compreender o impacto econômico da Spcine (Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo) enquanto agente promotor de desenvolvimento no setor audiovisual. Para isso, a metodologia consistiu em analisar os dispêndios dos projetos de eventos e editais fomentados pela empresa por meio da análise de rubricas orçamentárias e relações de pagamentos. A atividade econômica mais utilizada, tanto em projetos de eventos quanto de editais, se direcionou a pagamentos para pessoas e serviços artístico-culturais (aproximadamente 58%) entre os anos 2016 a 2019. Os principais setores impactados pelos projetos foram, respectivamente, os setores de: serviços (administrativos, financeiros, jurídicos), equipamentos, espaços, direitos autorais e mídias digitais. Vê-se neste estudo a importância de investimentos para o setor audiovisual e sua cadeia produtiva além do papel central da Spcine impulsionando o setor, estimulando o potencial econômico e criativo e gerindo a política pública do audiovisual na cidade de São Paulo.

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CONTATO 

Entre em contato com o Observatório Spcine através do e-mail observatorio@spcine.com.br.