Observatório
O Observatório Spcine é o departamento responsável pela coleta, armazenamento e produção de inteligência a partir de dados do setor audiovisual obtidos pelas ações e políticas públicas promovidas pela Spcine.
A atuação do observatório se dá em três eixos principais:
1. Dados Internos: Coleta e produção de indicadores a partir dos dados dos departamentos e ações da Spcine.
2. Dados Externos: Construção e divulgação de dados sobre o setor audiovisual e sobre a economia criativa a partir de pesquisas próprias, contratações, patrocínios e parcerias com agentes externos e pesquisas relevantes publicadas por outros agentes.
3. Relações Institucionais: Articulação de pontes entre diferentes entidades para a produção de dados e construção de indicadores em conjunto.
DADOS E PESQUISAS SOBRE A SPCINE
- Balanço de Ações e Programas da Spcine
- Observatório Spcine (2021)
O que é o Observatório Spcine? Aqui você encontrará a nova estrutura do departamento e todas as suas responsabilidades.
- Políticas Afirmativas na Spcine (2020)
O Instituto Nicho 54 analisou o impacto das políticas afirmativas em algumas atividades promovidas pela Spcine ao longo de 2020.
• Editais 2020
• Cineclubes 2020
• Ciclos de Roteiro
• Webinar "Imaginários para um audiovisual antirracista"
- Circuito Spcine (2016)
A São Paulo Turismo realizou um estudo de perfil de público com os espectadores do Circuito Spcine em 2016 sob o aspecto socioecômico. Acesse aqui.
Dados e Pesquisas sobre o Audiovisual e a Economia Criativa
Aqui você encontra estudos e pesquisas sobre o audiovisual e a economia criativa realizados em parceria, patrocinados ou contratados pela Spcine.
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Cinemateca Negra (2024)
A pesquisa Cinemateca Negra mapeou 1.104 filmes — incluindo longas, curtas e médias metragens — dirigidos por uma ou mais pessoas negras desde a década de 40. O levantamento revelou que 83% de toda essa produção surgiu entre as décadas de 2010 e 2020 e que, historicamente, há baixa prevalência de longas produzidos por esse público no Brasil. Os dados mapeados contribuem para que novas perguntas sejam feitas ao cinema brasileiro. Recortes como codireção interracial e desigualdades de gênero foram investigados pela publicação, oferecendo, assim, um retrato inédito da produção negra.
“Cinemateca Negra é um instrumento de trabalho valioso para os objetivos do instituto e promove uma interface qualificada com todos os setores de cinema no Brasil: mercado, regulação, fomento e formação. Os dados e evidências da pesquisa possibilitam a criação de ações estratégicas para a melhoria de políticas de diversidade e tomadas de decisão de investimento, por exemplo. Tem objetivo também de atualizar o retrato da diversidade brasileira no exterior para promover novas cooperações e o fortalecimento da produção da nossa comunidade em escala global”, conta Fernanda Lomba, diretora executiva do NICHO 54.
A publicação, que tem prefácio assinado pela Ministra da Cultura Margareth Menezes, é uma realização do NICHO 54 e tem patrocínios da Open Society Foundations e da Spcine, apoio do Instituto Galo da Manhã, além de apoio institucional do Ibirapitanga.
A publicação foi lançada durante o 3º Fórum Spcine no dia 28 de Junho de 2024. Confira abaixo o relatório de dados na íntegra e o link para a mesa de lançamento.
Relatório de Dados, acesse aqui. -
Mapeamento da Infraestrutura do Audiovisual na Cidade de São Paulo – INICIATIVA CULTURAL - Instituto das Indústrias Criativas (2024)
- Pesquisa de Impacto Socioeconômico do Setor Audiovisual Paulistano - FIPE (2023)
- Agenda de Prioridades para o Setor Audiovisual
Durante a realização do Fórum Spcine, são discutidos com o setor audiovisual os principais pontos de atenção para os anos seguintes, resultando em uma agenda de prioridades publicada anualmente pelo Observatório Spcine.
2º Fórum Spcine - Desenvolvimento Econômico e Inovação (2023)
1º Fórum Spcine - Agenda de Retomada do Setor Audiovisual (2022)
- Estudo sobre Infraestrutura e Capacidade para Produção de Conteúdo Audiovisual na Região Metropolitana de São Paulo - OLSBERG SPI (2021)
A Spcine contratou a consultoria internacional para indústrias criativas, Olsberg•SPI, para realizar um estudo da infraestrutura e capacidade para produção de conteúdos audiovisuais na região metropolitana de São Paulo.
O objetivo do estudo é fornecer dados que irão auxiliar o governo e a indústria a desenvolver as melhores políticas e estratégias de apoio ao desenvolvimento contínuo da indústria, auxiliando, desse modo, a região a atender à crescente demanda pela produção de conteúdo audiovisual.
Acesse o estudo completo:
Relatório Completo - Português
Full Report - English
Apresentação do Estudo - Português
Slide Deck - English
- Mapeamento das Entidades Representativas do Setor Audiovisual - INICIATIVA CULTURAL - 2022
O estudo coletou informações das entidades representativas do setor audiovisual (sindicatos, associações patronais, coletivos, entre outros – formalizados ou não) atuantes no Brasil, com o objetivo de realizar uma pesquisa para identificar os níveis de atuação das entidades em prol das políticas públicas do audiovisual, os impactos causados pela pandemia da Covid-19 no setor e suas perspectivas futuras. O projeto foi realizado pelo instituto Iniciativa Cultural em parceria com a Rede Docente de Produção do FORCINE (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual) e o Centro de Análise do Cinema e do Audiovisual (CENA/ UFSCar), com patrocínio da Spcine.
Acesse aqui o estudo na íntegra!
- Mapeamento do Ecossistema XR no Brasil - INICIATIVA CULTURAL & Profa Inês Maciel - 2022
O projeto está sendo coordenado pelo instituto Iniciativa Cultural e desenvolvido por Ines Maciel junto ao Centro de Análise do Cinema e Audiovisual (CENA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que realizou um mapeamento de empresas e informações sobre o ecossistema de Realidade Mista e Realidade Estendida em atuação nos país e se encontra em fase de divulgação destes dados, compilados em uma plataforma interativa que será disponibilizada na página do Observatório Spcine.
Acesse aqui o estudo na íntegra!
- Fomento ao Audiovisual – OBSERVATÓRIO SPCINE (2021)
• Fundos de Investimento para o Audiovisual (2021)
• Lei do Audiovisual (2021)
- Economias Criativas no Município de São Paulo - Observatório do Trabalho/SMDET e DIEESE (2017)
Estudo setorial com objetivo de apresentar um panorama dos empregos na Economia Criativa no município de São Paulo, tanto dos estabelecimentos e empregos formais sob o olhar das Atividades Econômicas Criativas, como das formas de inserção e do perfil dos trabalhadores sob o olhar das Ocupação em Áreas Criativas.
• Ocupações e Atividades Criativas
• Empregos Formais em Ocupações Criativas
• Metodologia e Resultados
PUBLICAÇÕES RELEVANTES
Divulgue seu Material Acadêmico
Uma das missões do Observatório Spcine é colaborar e trazer luz à importância da Academia na construção de conhecimento teórico e prático.
Caso tenha desenvolvido artigos, estudos, teses ou quaisquer outros trabalhos acadêmicos relacionados ao audiovisual e à economia criativa e tenha interesse de ter seu trabalho divulgado pela Spcine, preencha o formulário abaixo.
Se precisar de quaisquer informações da própria Spcine para algum trabalho, entre em contato com o Observatório pelo e-mail observatorio@spcine.com.br.
Materiais Acadêmicos
- Cinema e Turismo: uma análise da atuação dos agentes públicos no desenvolvimento do turismo cinematográfico em Cabaceiras, Paraíba, Brasil — de Priscila Fernandes Carvalho de Melo; orientadora Nathália Körössy (2022)
As produções audiovisuais promovem a imagem de destinos e atraem turistas, dando origem ao turismo cinematográfico. Esse tipo de turismo gera benefícios econômicos e amplia a oferta turística, incentivando organizações de gestão de destino (OGD) a investir nesse setor. Neste contexto, este estudo investiga como agentes públicos atuam no desenvolvimento de Cabaceiras, Paraíba, conhecida como “Roliúde Nordestina”. Utilizando abordagem qualitativa e descritiva, o estudo de caso (2019-2021) combinou pesquisa bibliográfica, documental, observação in locoe entrevistas com agentes para identificar as estratégias adotadas. A análise categorial com o software ATLAS.ti, fundamentada em uma revisão teórica, revelou que Cabaceiras adota ações em quatro estratégias principais de turismo cinematográfico. Contudo, apesar do interesse dos agentes, a atuação carece de um planejamento integrado, resultando em uma abordagem fragmentada e esporádica, sem coordenação que una os setores turístico e audiovisual.
- Marketing territorial para atração de produções audiovisuais: Um estudo das Film Commissions de São Paulo e Rio de Janeiro - Rute Gabriela dos Santos Paes (2022)
Diante da capacidade do audiovisual movimentar a economia, gerando empregos e renda, emerge a importância da criação das film commissions, organizações sem fins lucrativos criadas para atuar na atração e apoio logístico de produções. Desta forma, este artigo teve como objetivo analisar as estratégias de marketingutilizadas pelas film commissionsna promoção da jurisdição como destino de audiovisual e respectivas ferramentas promocionais utilizadas na atração de produções audiovisuais. Sendo assim, convencionou-se utilizar o estudo de caso das duas principais film commissionsbrasileiras, Rio Film Commissione São Paulo Film Commission. Foram realizadas pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas com gestores das entidades. Como categorias de análise foram adotadas as estratégias de marketingelencadas por Hudson eTung (2010) e, como método de análise, a análise de conteúdo do tipo categorial.Os resultados mostram que o marketingterritorial das FC se concentra na aplicação de ferramentas do marketing mixe que a principal abordagem adotada consiste na diferenciação de produto. Ambas FC buscam diferenciar suas localidades por meio de atributos naturais e culturais intrínsecos: SPFilm posiciona a cidade como um destino que pode ser “todas as cidades do mundo” e Rio Film Commissionse vende como cidade-síntese da cultura brasileira.
- As Contribuições do "Cinema do Brasil" Para a Inserção Internacional da Produção Cinematográfica Brasileira: A Perspectiva das Empresas e das Instituições Envolvidas - Christiano Lima Braga (2023)
A entrada de setores produtivos, oriundos de países emergentes, nos fluxos internacionais de comércio deu-se de modo desigual nas últimas décadas. Se o aprofundamento da globalização, por um lado, implicou em mais oportunidades e ganhos para países desenvolvidos, por outro, países como o Brasil encontraram dificuldades em se adaptar às novas dinâmicas. Os anos 2000 foram marcados por um forte crescimento na circulação de bens e serviços criativos nos fluxos de comércio e o Brasil buscava ter um papel relevante no cenário externo; onde a cultura e a criatividade eram dimensões importantes para a promoção da imagem do país. Nesse contexto, diversas instituições se engajaram ofertando ferramentas de apoio que beneficiaram as empresas do setor do audiovisual, tendo a sua presença externa ampliada ao longo da década. A criação de acordos que estimulassem as coproduções com outros países, os instrumentos de fomento para projetos fílmicos, as ações de diplomacia cultural e a criação do programa Cinema do Brasil (CDB) fizeram parte de um conjunto de iniciativas desenvolvidas internamente para ampliar a presença da produção cinematográfica brasileira em diferentes territórios. Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar, sob a perspectiva das empresas beneficiadas e dos agentes envolvidos, a relevância e as contribuições do Cinema do Brasil para aumentar as coproduções, a circulação e a exibição externa de filmes; e para ampliar as oportunidades comerciais para as produtoras de cinema em diferentes mercados, no período de 2006 a 2019; quando houve grande visibilidade internacional para o cinema brasileiro. Esta dissertação discute criticamente a inserção internacional do país no comércio de serviços criativos. A partir da experiência brasileira, aqui se analisa também a importância das coproduções internacionais para enfrentar os desafios trazidos pela globalização no setor de cinema e se discute, criticamente, a estrutura institucional do comércio exterior voltada a promover a inserção internacional do cinema produzido no país. Palavras-chave: Cinema do Brasil. ApexBrasil. Internacionalização.
- A Cota da Tela é uma Medida que Atende às Necessidades Atuais do Mercado do Cinema Nacional? - Aline Zambrini Santos (2019)
A monografia se aprofunda no estudo da lei da cota de tela para exibição de filmes brasileiros desde a sua criação em 1932 até o início de 2019 e seus efeitos nos diferentes setores do mercado audiovisual brasileiro: produção, distribuição e exibição. Em especial, procura entender se a cota de tela é um mecanismo que atende às necessidades atuais do mercado audiovisual brasileiro.
- Análise de Impacto Econômico da Spcine - Ana Alini Lins (2022)
A presente monografia tem como objetivo compreender o impacto econômico da Spcine (Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo) enquanto agente promotor de desenvolvimento no setor audiovisual. Para isso, a metodologia consistiu em analisar os dispêndios dos projetos de eventos e editais fomentados pela empresa por meio da análise de rubricas orçamentárias e relações de pagamentos. A atividade econômica mais utilizada, tanto em projetos de eventos quanto de editais, se direcionou a pagamentos para pessoas e serviços artístico-culturais (aproximadamente 58%) entre os anos 2016 a 2019. Os principais setores impactados pelos projetos foram, respectivamente, os setores de: serviços (administrativos, financeiros, jurídicos), equipamentos, espaços, direitos autorais e mídias digitais. Vê-se neste estudo a importância de investimentos para o setor audiovisual e sua cadeia produtiva além do papel central da Spcine impulsionando o setor, estimulando o potencial econômico e criativo e gerindo a política pública do audiovisual na cidade de São Paulo.