SÃO PAULO FILM COMMISSION

A São Paulo Film Commission oferece assistência para a realização de produções audiovisuais na capital paulista. A missão é transformar a cidade em um cenário a céu aberto, facilitando as filmagens nacionais e estrangeiras.

A proposta é que as diversas paisagens de São Paulo sirvam de locações para produções de cinema, TV e demais plataformas. Além de movimentar a economia do audiovisual, a atividade é responsável pelo impacto positivo em outros setores, como o turismo e o comércio local.

Fotos: José Cordeiro/SPTuris e Sylvia Masini

Acompanhe nossas novidades no Instagram @spfilmcommission

FILME EM SÃO PAULO

Os pedidos de autorização de filmagem em locais públicos municipais são feitos através do Cadastro Único, as produtoras devem informar as necessidades da produção e dados do projeto. A partir daí, a SPFilm assume a negociação com os órgãos envolvidos na liberação de ruas, parques e outros espaços.


SOLICITE SUA AUTORIZAÇÃO DE FILMAGEM

O prazo de retorno é de até 3 dias úteis no caso de publicidade e institucional e 8 dias úteis para os demais conteúdos.

Produções estrangeiras que querem filmar no Brasil devem seguir a instrução da ANCINE (Agência Nacional de Cinema). A instrução pode ser lida clicando aqui.

Leia nossas Perguntas Frequentes para saber quais filmagens a SPFilm atende, como e quando pedir uma autorização de filmagem e outras informações importantes.

PERGUNTAS FREQUENTES

RETOMADA DE FILMAGENS

As filmagens em espaços públicos municipais ou a utilização de áreas públicas municipais para fins audiovisuais, como reserva de vagas em apoio a filmagens internas, devem atender de forma integrada e complementar os três procolos disponíveis para download abaixo:

As filmagens em áreas privadas devem seguir, também de forma integrada e complementar, as medidas de segurança e higiene definidas no Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual e do Protocolo Geral de Reabertura. 

Acesse as versões em inglês dos protocolos aqui.

MANUAIS TÉCNICOS PARA O TRABALHO DURANTE A PANDEMIA
As associações de profissionais do setor audiovisual elaboraram manuais de retomada, de acordo com as características de cada tipo de atividade, vinculados ao Protocolo de Segurança e Saúde no Trabalho do Audiovisual. Os manuais são de uso opcional e podem auxiliar os profissionais na retomada das atividades. Acesse-os 
aqui.

DECRETO DE FILMAGENS

O Decreto Nº 56.905 de 2016 estabeleceu a São Paulo Film Commission como o órgão responsável por centralizar e operacionalizar os pedidos de filmagem na cidade de São Paulo.

Acesse ao decreto para mais detalhes sobre como filmar na cidade de São Paulo, informações sobre os prazos de atendimento para cada produção e descontos que foram estabelecidos através do documento.

Leia as Perguntas Frequentes da SPFilm para tirar dúvidas sobre os procedimentos de filmagem na cidade de São Paulo.

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Para informações sobre créditos obrigatórios e agradecimentos à São Paulo Film Commission, acesse o Manual de Identidade Visual.

Foto: José Cordeiro/SPTURIS

Foto: José Cordeiro/SPTuris

PREÇOS PARA FILMAGENS

Os preços pelas filmagens em equipamentos e vias públicas do município são estabelecidos através de decretos, portarias municipais e regulamentações específicas. Consulte abaixo:

Filmagens em equipamentos públicos recebem um desconto de 5% a 95%, de acordo com formato da produção, conforme a Tabela de Descontos estabelecida no Decreto de Filmagens.

IMPORTANTE: A Spcine dispensa até 31 de dezembro de 2020 a cobrança do serviço prestado pela São Paulo Film Commission. A dispensa está alinhada com as ações de atração de filmagens à cidade de São Paulo e a demanda do setor por auxílio para mitigação de impactos econômicos da pandemia no audiovisual. A portaria que estabelece a dispensa pode ser consultada aqui.

Image

CASH REBATE

O Programa de Atração de Filmagens à Cidade de São Paulo prevê cinco módulos, sendo três deles por meio de cash rebate indo de 20% a 30%: Produções internacionais filmadas em São Paulo; Produções brasileiras filmadas em São Paulo com grande potencial internacional, e; Campanhas publicitárias estrangeiras filmadas em São Paulo. 

O quarto módulo vai financiar parcialmente produções internacionais, com roteiros que incluam São Paulo e/ou personagem paulistano na narrativa, sem necessariamente ser filmada ou produzida na cidade. 

O quinto módulo permite que representantes da produtora internacional venham a São Paulo para realizar um reconhecimento de local - uma vez atingida a pontuação mínima e a solicitação aprovada pela Comissão de Avaliação.

Leia mais sobre o programa aqui.

Image

APLICATIVO FILME SP

O FILME SP é um aplicativo que funciona como catálogo para as locações públicas municipais. Nele é possível encontrar informações técnicas, fotos e preços públicos dos espaços. Por meio dele os produtores podem encontrar e conhecer novos espaços da cidade. O aplicativo está disponível para os sistemas iOS e Android.

Praças, parques, teatros, centros culturais, centros esportivos, entre outros locais.

400 LOCAÇÕES
municipais diponíveis para consulta.

DEMAIS SERVIÇOS DA SPFILM

A São Paulo Film Commission também gera dados quantitativos sobre as gravações realizadas em São Paulo a partir das informações repassadas pelo próprio realizador. Entre elas, o número de postos de trabalho gerados, recursos financeiros movimentados pelo setor e a quantidade de demandas de acordo com o formato da obra. O intuito é sempre buscar melhorias no atendimento e na política audiovisual da cidade.

A Spcine reúne essas e outras informações na página do Observatório Spcine.

Autorização Especial de Trânsito para Caminhões de filmagem – AETC

Leia aqui os procedimentos necessários para obtenção da autorização especial de trânsito concedida pela prefeitura de São Paulo para a circulação dos caminhões do audiovisual na cidade.

Leia os procedimentos necessários para a autorização aqui.

TELEGRAM DA SPFILM

Canal para auxiliar a resolução de dúvidas rápidas sobre como rodar cenas de produções na cidade.

Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Acesse o link t.me/Spfilmcommission