Quer filmar em São Paulo? Acesse o Cadastro Único:  www.spcinesis.com.br

Clique aqui para fazer o download da íntegra do Decreto Nº 56.905.

Clique aqui para fazer download da íntegra da Tabela de Preço Público de Filmagem.

A São Paulo Film Commission é o departamento da Spcine que oferece assistência para a realização de produções audiovisuais na capital paulista. A missão é transformar a cidade em um cenário a céu aberto, facilitando as filmagens nacionais e estrangeiras, independentemente do formato e do porte da obra.

A proposta é que as diversas paisagens de São Paulo sirvam de locações para produções de cinema, TV e demais plataformas. Além de movimentar a economia do audiovisual, a atividade é responsável pelo impacto positivo em outros setores, como o turismo e o comércio local.

Antes da existência do departamento, produtores audiovisuais chegavam a percorrer 10 guichês diferentes para conseguir rodar um filme, série ou anúncio publicitário. Desde que o decreto da SP Film Commission passou a valer oficialmente, em 16 de março de 2016, o produtor precisa apenas preencher o cadastro único de filmagem, cujo tempo limite para resposta fica entre três (no caso de peças publicitárias) e oito dias úteis (para as demais obras audiovisuais).

No Cadastro Único, as produtoras informam as necessidades da produção e dados da empresa solicitante. A partir daí, o departamento da Spcine assume a negociação com os órgãos envolvidos na liberação de ruas, parques e outros espaços para filmagem. Para os produtores, é oferecido apoio em diferentes esferas: política, técnica, legal, infraestrutura e logística.

A Film Commission também gera dados quantitativos sobre as gravações realizadas em São Paulo a partir das informações repassadas pelo próprio realizador. Entre elas, o número de postos de trabalho gerados, recursos financeiros movimentados pelo setor e a quantidade de demandas de acordo com o formato da obra. O intuito é sempre buscar melhorias no atendimento e na política audiovisual da cidade.

O departamento ainda oferece um aplicativo de locações do município, com um catálogo de cenários disponíveis para filmagens. Baixe no Google Play e na App Store as versões para Android e iOS, respectivamente.

 

 

Projeto de Lei

No fim de 2016, a São Paulo Film Commission decidiu solidificar sua atuação enviando um projeto de lei para a Câmara Municipal. Para ser aprovado, é necessário passar por algumas comissões legislativas para, aí então, seguir para a votação dos vereadores.

O documento consolida o departamento com uma política de estado, fortalecendo as regulamentações do Decreto já estabelecido, como ponto focal das filmagens na cidade, sejam elas direcionadas aos equipamentos da administração direta ou indireta da Prefeitura. Entre outros pontos, ele também garante a permanência do conselho de filmagens e a disponibilidade integral de um funcionário da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

 

Identidade Visual

A São Paulo Film Commission também ganhou nova identidade visual (veja abaixo). O símbolo representa o desenho de uma câmera dentro de uma silhueta do estado de São Paulo. A arte estará presente nos materiais de comunicação visual do departamento, incluindo o aplicativo. Clique aqui para dúvidas sobre aplicação da mesma em produções que contam com apoio do departamento.

 

 

 

A São Paulo Film Commission quer que a maior cidade da América Latina se torne cada vez mais aberta ao audiovisual e se consolide como um cenário pulsante dentro e fora do território brasileiro. Abaixo, seguem algumas produções rodadas aqui.