Entre os dias 14 e 18 de julho, a Spcine participa do Bogotá Audiovisual Market (BAM) 2025, um dos principais encontros da indústria audiovisual latino-americana. A presença da empresa pública da cidade de São Paulo consolida sua estratégia de internacionalização, fortalecimento de redes e estímulo à coprodução entre Brasil e Colômbia.
Entre os destaques da agenda está o painel “Spcine 10 Anos – Uma Década Transformando o Audiovisual e Inspirando o Futuro”, que acontece em 16 de julho, às 10h30. A atividade, apresentada por Lyara Oliveira, presidente da Spcine, traz um panorama das principais conquistas da empresa e marca a assinatura oficial do Acordo de Cooperação Técnica com a Proimágenes Colômbia, com foco em intercâmbio de políticas públicas, formação de profissionais emergentes, coproduções e internacionalização de obras e talentos.
No mesmo dia, às 12h, a Spcine promove, em parceria com a organização colombiana Manos Visibles, o painel “Histórias que Transformam: Como Financiar Projetos com Enfoque Étnico”, no Salón Universos y Diversidades (209). A mesa debate o impacto das narrativas negras, indígenas e periféricas no cinema contemporâneo e contará com Lyara Oliveira e Paula Moreno, fundadora da Manos Visibles e ex-ministra da Cultura da Colômbia).
Ainda no dia 16, às 14h, Emiliano Zapata, diretor de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, apresenta o painel “Democratizando o acesso ao cinema: Estudo de Impacto e Perfil de Público do Circuito Spcine”, destacando o Circuito Spcine como a maior rede pública de cinemas do mundo, segundo estudo encomendado pelo Observatório Spcine.
O Circuito Spcine também será tema das sessões “Salas de Cinema na América Latina”, entre os dias 15 e 18, das 14h às 16h, com representantes do IMCINE (México), Cineteca de Bogotá e Sala de Cinema do Chile. A proposta é trocar experiências sobre políticas públicas de acesso ao audiovisual e a Spcine será representada por Leandro Pardí, superintendente de Inovação e Políticas do Audiovisual, e Lívia Fusco, coordenadora de Difusão.
No dia 17 de julho, às 10h, a Spcine participa do Pitch de Projetos Colombianos Étnicos, com presença da delegação do Programa Amplifica Cine na audiência e da superintendente de Desenvolvimento de Mercado e Articulação Setorial da Spcine, Barbara Trugillo, no júri. Serão apresentados oito projetos audiovisuais com enfoque étnico.
No dia 18, às 10h, Ary Scapin, diretor de Desenvolvimento Econômico e Parcerias Estratégicas da Spcine, conduz o painel “Fundos Equitativos com Enfoque Diferencial”, promovendo conexões entre projetos do Amplifica Cine, o Fundo ERA e o Lab de Escrita do BAM, com atividades de networking e debates sobre coprodução.
Ainda no dia 18, às 10h30, o painel “Como Coproduzir com a América Latina” discutirá experiências do Brasil, Chile e México. Malila Ohki, coordenadora de Internacional da Spcine, apresenta os mecanismos brasileiros de coprodução, como a Lei do Audiovisual, Rouanet, ProAC e linhas da própria Spcine. A atividade contará com as participações de produtores brasileiros e colombianos, representantes do Cinema do Brasil e da Proimágenes Colômbia. A mesa visa fortalecer o entendimento mútuo sobre oportunidades binacionais e estimular parcerias entre os países.
Fechando a programação, às 14h30, Barbara Trugillo apresenta os resultados do Mapeamento do Audiovisual Indígena, em painel organizado a convite de David Hernandez (curador indígena do BAM). O objetivo é compartilhar dados e metodologias, promovendo o diálogo com iniciativas semelhantes na América Latina.
Delegação e apoio à produção independente
Em parceria com a Ade Sampa, a Spcine apoia a participação de sete produtoras paulistanas independentes ligadas ao programa Amplifica Cine:
- Astúcia Filmes, representado por David Alexander Andrade Llinin
- Black Pipe Entretenimento, representado por Vítor Gabriel da Silva Freitas
- Imaginária Criações, representado por Thais Alves dos Santos
- Saravei! Produções, representado por José Domingos Calixto Júnior
- 609 Filmes, representado por Stheffany Fernanda Nascimento Santos
- BR1, representado por Hiroyoshi Torres Ishikawa
- “Meu Sobrenome é Vida”, representado por Adão Andrade da Mota
A iniciativa reafirma o compromisso da Spcine com a diversidade e o fortalecimento do audiovisual independente no Brasil.
A delegação da Spcine também participa de rodadas de negócios, sessões de pitching e visitas técnicas a estúdios e à Cinemateca de Bogotá, aprofundando o intercâmbio institucional e criativo com o setor colombiano.
“A presença da Spcine no BAM 2025 reforça nosso compromisso com a internacionalização do audiovisual paulistano e a valorização de narrativas diversas. A parceria estratégica que estamos firmando com a Proimágenes Colombia amplia as possibilidades de coprodução audiovisual e consolida São Paulo como um polo da indústria criativa conectado com a América Latina e o mundo”, explica Lyara Oliveira.
Sobre o BAM
Criado em 2009, o Bogotá Audiovisual Market (BAM) é o principal mercado audiovisual da Colômbia, promovido pela Proimágenes e pela Câmara de Comércio de Bogotá. A edição de 2025 ocorre entre 15 e 18 de julho, reunindo profissionais de cerca de 30 países em painéis, exibições, rodadas de negócios, pitchings e visitas técnicas.
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. Atua no fortalecimento do ecossistema audiovisual por meio de políticas públicas, fomento, inovação, inclusão e internacionalização, abrangendo cinema, TV, games e novas mídias. Com uma década de atuação, tornou-se referência no setor criativo paulistano, conectando São Paulo ao circuito audiovisual global.