Spcine promove programação especial para a Expo Internacional da Consciência Negra  

Laís NascimentoNotíciasLeave a Comment

Filmes disponíveis na Spcine Play, Sessões no Circuito Spcine e Estande Especial na Expo contemplam a programação  

A Spcine participa da edição deste ano da Expo Internacional Dia da Consciência Negra, evento que tem como foco a celebração do povo negro e o combate ao racismo durante o mês da consciência, com uma programação especial que inicia nesse sábado 18 de novembro no Memorial da América Latina.  
 

Esta terceira edição da Expo Internacional Dia da Consciência Negra é dedicada a celebrar os 20 anos da Lei 10.639/03 e, ao mesmo tempo, debater sua efetiva aplicação. Promulgada em 9 de janeiro de 2003, a lei incluiu no currículo-base da educação nacional a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira; em 2008, a norma foi ampliada para incluir a temática indígena.  
 

Com o lema “uma lei, muitas lutas”, a Expo vai ocupar todo o Memorial da América Latina com palestras, debates, feira de afroempreendedores, oficinas culturais, sessões de cinema e shows com grandes nomes do cenário musical. 
 

As atividades da Spcine durante a Expo incluem um estande especial durante todos os dias do evento, sessões no Circuito Spcine, um painel especial e filmes na Spcine Play, produzidos por profissionais negros e que envolvem essa temática no enredo. Como destaque da exibição de filmes, no dia 20 de novembro, o Circuito Spcine vai realizar três sessões especiais do filme “Mussum: O Filmis”, maior bilheteria do cinema brasileiro deste ano. As sessões acontecerão às 11h, 14h e 17h deste dia na Biblioteca do Memorial da América-Latina.   Além disso, no Espaço Cultura do evento, nos dias 18 e 21 acontecerá uma sessão de filmes curtos, e no dia 19, será exibido o “Documentário Panteon das Memórias Negras”, dirigido por KarimAkadiri Soumaila.  


Em contribuição à programação da Expo, a Spcine promoverá, no dia 20 de novembro, às 14h, o painel “Experiências Internacionais da Rede Afirmativa”. A mesa será composta por participantes da Rede Afirmativa da Spcine, que vão compartilhar experiências em eventos internacionais de cinema mundo afora a partir do apoio da Spcine. A proposta é que esses profissionais detalhem as possibilidades de networking e parcerias por meio de suas produtoras com profissionais e/ou empresas de diversos países. Adicionalmente, a discussão incluirá as expectativas futuras desses participantes após suas experiências nos eventos. Os participantes serão: Icá Iuori (Durban, África do Sul), Alice Marcone (HBRFF, EUA), Bárbara Magalhanis (AFRIFF, Nigéria), Raul Perez (Ventana Sur, Argentina), Joyce Prado (SXSW, EUA; Cannes, França). 


Para espectadores de outras regiões do país, a Spcine disponibilizará alguns filmes no catálogo da Spcine Play (www.spcineplay.com.br), a primeira plataforma de streaming pública do Brasil. Serão 34 títulos disponíveis durante os dias 18 e 21 de novembro.  


Sobre a Spcine  

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.     


Sobre o Circuito Spcine 

Criado em 2016, o Circuito Spcine é a rede de salas de cinema da Prefeitura de São Paulo. Com o objetivo de democratizar o acesso ao entretenimento audiovisual, o projeto possui salas de cinema em todas as regiões da capital paulista, preferencialmente em bairros não atendidos pelas salas comerciais. Com mais de 1,9 milhões de espectadores desde o início do projeto, o Circuito Spcine é a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil e uma das mais importantes da América Latina. 
 

Sobre a Spcine Play 

Criada em 2016, a Spcine Play é a primeira plataforma de streaming pública do Brasil. Com uma programação selecionada e gratuita, são oferecidos ao público, entre filmes e séries, títulos que podem ser acessados de qualquer lugar do Brasil através do site e aplicativo para mobile e Smart TVs. No catálogo estão disponíveis raridades de grandes nomes do cinema brasileiro e títulos das principais mostras festivais de cinema de São Paulo.   
 

Sobre a Expo  
Evento promove combate ao racismo; com entrada gratuita, programação tem shows de grandes nomes da música brasileira e feira de afro empreendedores, além de palestras e debates. A Expo é uma das iniciativas da política pública São Paulo: Farol de Combate ao Racismo Estrutural, conduzida pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais (SMRI) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME). Um dos maiores eventos do Brasil e do mundo no enfrentamento do preconceito racial, a Expo já reuniu mais de 32 mil pessoas nas últimas edições, sem contar a participação do público online.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *