De 15 a 21 de fevereiro de 2024, a Spcine marca presença no European Film Market (EFM), evento de mercado do Festival Internacional de Cinema de Berlim que anualmente movimenta cerca de 10 mil profissionais de diversas partes do mundo em busca de novidades e negócios audiovisuais.
Durante desses seis dias, terá uma agenda intensa no EFM com foco na promoção internacional da São Paulo Film Commission, prospecção de novos investidores audiovisuais, ampliação de networking com empresas e instituições de diversos países, bem como o apoio a filmes paulistanos que serão exibidos no Festival de Berlim.
A partir do patrocínio ao Cinema do Brasil, a Spcine viabilizou a participação de profissionais paulistanos que integram a Rede Afirmativa Spcine em diversas ações do European Film Market, como a presença de Fernanda Pessoa em workshops online e presencial promovidos pelo Toolbox, programa de diversidade e inclusão ligado ao EFM, que também vai contar com Juliana Vicente e Francineide Issaú a partir de articulação da Spcine.
Entre as produções que receberam apoio da Spcine para participação no Festival de Cinema de Berlim, que acontece entre os dias 15 e 25 de fevereiro estão, “Cidade; Campo”, de Juliana Rojas, cuja estreia mundial acontece em 19 de fevereiro, na competição Encounters; e “Betânia”, de Marcelo Botta, que integra a seleção da Mostra Panorama.
Com o objetivo de detalhar as ações de aproximação com o audiovisual africano, a Spcine participa ainda no dia 17, às 13h, do painel “Spotlight on São Paulo: Creating a global hub for international productions & the African diaspora”, no AfroBerlin, programa especial da EFM que discute o Mercado da África por meio de encontros com profissionais do setor. A conversa será conduzida por Luiz Toledo, diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas da Spcine.
A participação da Spcine no evento alemão se estende ainda ao Coproduction Market – EFM, no qual serão promovidas reuniões com players do setor audiovisual de diversos países também com a presença de Toledo e de Malila Ohki, coordenadora de Internacional e Marina Z. Baião, coordenadora de Formação. Esses encontros têm o objetivo principal de detalhar o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo (Cash Rebate), bem como explorar o potencial da capital paulista como destino de filmagens.
Sobre a Rede Afirmativa Spcine
Desde 2019, a Spcine insere políticas afirmativas no processo seletivo dos editais de fomento e ações de formação. Na busca por incentivar ainda mais esse diálogo e, principalmente, fortalecer profissionais e estudantes beneficiados pelas ações afirmativas da Spcine, nasce a “Rede Afirmativa”.
Formada atualmente por cerca de 200 profissionais, a Rede Afirmativa da Spcine aposta na importância da diversidade e pluralidade no setor audiovisual e busca incentivar a participação de profissionais e estudantes que enfrentam desigualdades e barreiras de acesso ao setor.
Quem são os participantes da Rede Afirmativa:
– Participantes dos programas de formação da Spcine selecionados por meio de ações afirmativas;
– Profissionais contemplados nos editais de fomento e internacionalização que receberam pontuação nas ações afirmativas da Spcine;
– Organizações e entidades patrocinadas/parceiras que têm como foco principal uma ou mais ações afirmativas.
Sobre o Cash Rebate
Ação pioneira no Brasil, o programa de Cash Rebate foi lançado em 2021 e o sucesso dessa primeira edição do programa possibilitou o surgimento de outras ações correlatas pelo país. A iniciativa, inclusive, foi considerada pela consultoria Olsberg-SPI como uma das mais modernas do mundo por contemplar cláusulas que estimulam à sustentabilidade, à diversidade na equipe e por ter cobertura para a equipe no caso de uma produção impactada pela pandemia de COVID-19.
Em 2022, foi lançada a segunda edição do Cash Rebate, rebatizada de Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo, contando com quatro vezes mais recursos em uma iniciativa inédita entre Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo . No total, foram investidos R$40 milhões com o objetivo de atrair produções cinematográficas de grande alcance internacional. Essa última edição, já selecionou quatro obras para o módulo 2, enquanto o módulo 1, voltado a obras internacionais realizadas em sistema de coprodução ou prestação de serviços de produção, segue com inscrições abertas.
Sobre o European Film Market
O European Film Market é um dos três principais pontos de encontro das indústrias internacionais de cinema e mídia. Como o primeiro grande mercado cinematográfico do ano, o EFM está em uma posição forte e serve como bússola para o novo ano cinematográfico: novas produções e desenvolvimentos, modelos de negócios, contatos e contratos.
Ao longo do período de realização da EFM, cerca de 10 mil representantes das indústrias internacionais de cinema e mídia – principalmente produtores, compradores e agentes de vendas, distribuidores e financiadores – se reúnem para fazer contatos, trocar informações e fazer negócios com profissionais de diversas partes do mundo.