Maior mercado audiovisual da América Latina, evento acontece entre os dias 02 e 06 de dezembro em Montevidéu, no Uruguai
De 02 a 06 de dezembro de 2024, a Spcine marca presença no Ventana Sur, o mercado audiovisual mais importante da América Latina e que dessa vez acontece pela primeira vez em Montevidéu, no Uruguai. Ao longo desses cinco dias, a Spcine terá agenda intensa no evento, com foco na promoção internacional da capital paulista, prospecção de novos investidores audiovisuais para a cidade, parcerias no âmbito da difusão e formação e ampliação de networking com empresas e instituições de diversos países.
Entre os destaques da programação neste tradicional mercado, está a conferência “Brasil em Foco: a Internacionalização do Nosso Audiovisual”, que será realizada no dia 03 de dezembro, às 12h, no Sodré: Auditorio Nacional Adela Reta. A conversa vai contar com as participações de Lyara Oliveira, presidente da Spcine, Marcelo Henrique de Assis, secretário-executivo de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Mauro Garcia, presidente da Bravi, e Morris Kachani, gerente-executivo do Cinema do Brasil.
Já o painel “Circuito de Salas Públicas e Políticas Sociais”, acontece no dia 04 de dezembro, às 15h, também no Sodré, com as participações de Emiliano Zapata e Leandro Pardi, respectivamente, diretor e superintendente de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, que vão explanar sobre a importância dessas salas públicas de cinema da Prefeitura de São Paulo para a difusão audiovisual, principalmente nas áreas periféricas da capital paulista que não contam com cinemas comerciais.
Após a expansão com 12 novos espaços espalhados por diversas regiões da cidade finalizada em outubro deste ano, o Circuito Spcine conta agora com 32 espaços de exibição, em Centros Culturais e Educacionais, ampliando as ações educacionais para a comunidade, além de se tornar a maior rede de salas públicas da América Latina, empatado com a Cidade do México. O painel também abordará a plataforma Spcine Play e o projeto Cineclube Spcine, outros dois programas que contribuem para a difusão audiovisual.
Brasil unido no Ventana Sur
No âmbito do evento, a Spcine se une a todas as instituições brasileiras que promovem o audiovisual nacional no exterior que confirmaram presença no Ventana Sur, são elas: APEX , Cinema do Brasil, SIAESP, Secretaria de Cultura e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Invest SP e Brazilian Content. Juntas, essas instituições proporcionam um ambiente de negócios para as empresas brasileiras que estarão no evento, via estande conjunto no mercado, conferência e encontro de networking.
Apoio a empresas e profissionais paulistanos
A participação da Spcine no Ventana Sur é marcada ainda pelo apoio à participação de profissionais e empresas do audiovisual paulistano, incluindo 11 empreendimentos acelerados pelo programa Amplifica Cine, a participação de sete roteiristas do programa Histórias que Viajam, além de aporte para a presença de oito empresas, via o projeto setorial Brazilian Content em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX).
Há ainda o apoio ao Cinema do Brasil, que está levando uma delegação com mais de 50 empresas paulistanas para o Ventana Sur, incluindo um estande para que esses profissionais tenham um espaço de negócios visando promoções e conexões de mercado.
O Amplifica Cine é um programa promovido pela Ade Sampa em parceria com a Spcine com a finalidade de impulsionar e estimular novos negócios do setor na cidade de São Paulo, por meio da capacitação de jovens participantes de negócios do setor audiovisual – principalmente residentes da periferia da cidade.
Já o Histórias que Viajam é um programa de apoio ao desenvolvimento de roteiros para coprodução internacional. A iniciativa tem como objetivo apoiar autores roteiristas no desenvolvimento de projetos audiovisuais para coprodução com o mercado Latino-Americano e, assim, ampliar as possibilidades desses artistas e suas obras alcançarem o mercado internacional, seja pelo cinema ou pelas plataformas de streaming. Durante o Ventana Sur, os profissionais que integram a delegação participam de pitching e vão concorrer a prêmios internacionais.
“Estamos empolgados com a nossa participação no Ventana Sur, que é um holofote extremamente importante e estratégico para a economia criativa da América Latina. Para esta edição, a Spcine pensou em ações que demonstram o potencial político, econômico e social do audiovisual paulistano e que atendam às demandas do mundo contemporâneo”, afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
Empresas apoiadas em parceria com o Brazilian Content:
- BFV Fam Pet Artes LTDA
- Cup Filmes
- Filmland Internacional
- Mira Filmes Ltda.
- Ocean Films
- Pink Flamingo Filmes
- Split Studio
- Tutu Filmes Ltda.
Acelerados apoiados do programa Amplifica Cine
- Empresa: KE Produções
Profissional responsável: Estela Oliveira
Área de atuação: Direção e Fotografia
- Empresa: Irapuã, Cenografia Paisagista
Profissional responsável: Marcelo Costa
Área de atuação: Sustentabilidade e Cenografia
- Empresa: SetteLab
Profissional responsável : Matheus Mendes;
Área de atuação: Produção, Som, Pós-produção
- Empresa: Concha Produtora
Profissional responsável: Mariana Neris;
Área de atuação: Direção
- Empresa: Malagueto Filmes
Profissional responsável: Everton Matias
Área de atuação: Produção, Som, Pós-produção
- Empresa: Devir Produções
Profissional responsável: Matheus Gonçalves;
Área de atuação: Produção, Direção
- Empresa: Cleopatra Filmes
Profissional responsável: Luanna Regina;
Área de atuação: Roteiro, Produção, Direção
- Empresa: São Paulo em Cores
Profissional responsável: Emerson Monteiro;
Área de atuação: Produção, Pós-produção
- Empresa: Dagô
Profissional responsável: Willian Meira;
Área de atuação: Arte
- Empresa: Mamba
Profissional responsável: Humberto Silva;
Área de atuação: Direção, Fotografia, Pós-produção
- Empresa: O Transe Coletivo
Profissional responsável: Amilcar Cabral.
Área de atuação: Roteiro, Direção
Roteiristas apoiados pelo programa Histórias que Viajam
- “Astromélia” – Ricardo Santos
- “Sr. Gentil” – Marcos de Sá
- “O Último Dragão Chinês” – Pedro Jorge e Keka Reis
- “Os Guris” – JOAQUÍN PEÑAGARICANO
- “Triste Maravilhoso” – Diogo Leite e Daniel Veiga
- “Tudo o Que Eu Não fiz” – Pedro Paulo de Andrade
- “U.N.I.D.O.Z (União Nova Internacional de Direitos e Orientação Zumbi)” – Sebastián Pérez Pérez
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
Sobre o Ventana Sur
O Ventana Sur é o maior mercado de conteúdos audiovisuais da América Latina, coorganizado pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) da Argentina e pelo Marché du Film de Cannes, um dos mais prestigiados eventos de cinema do mundo, além da ACAU – Agência do Cinema e Audiovisual do Uruguai.
O mercado reúne profissionais da indústria cinematográfica e televisiva, distribuidores, produtores, compradores e vendedores de conteúdos audiovisuais, além de plataformas de streaming, festivais e fundos de financiamento. O evento desempenha um papel crucial na promoção de filmes e séries latino-americanos no cenário global.
Sobre o Brazilian Content
Criado em 2004 por meio de uma parceria entre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Secretaria do Audiovisual, o Brazilian Content é um programa especializado, sem fins lucrativos, que tem como objetivos: promover novas oportunidades de coprodução e exportação de conteúdo e serviços de audiovisual e novas mídias; capacitar para a internacionalização empresas independentes e instituições do setor audiovisual brasileiro e de novas mídias; difundir o conteúdo brasileiro independente no cenário global. Atualmente 131 empresas participam do programa.
Sobre o Cinema do Brasil
Criado em 2006 pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) em colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Cinema do Brasil é um programa de exportação único com a missão de fortalecer e ampliar a presença das produções audiovisuais brasileiras no cenário global, promovendo o crescimento de co-produções e a ampla distribuição de filmes brasileiros no exterior. Atua como uma plataforma para mais de 95 empresas de produção, empresas de distribuição, agentes de vendas e festivais, oferecendo oportunidades para que se conectem com o mercado internacional.