Spcine marca presença no Ventana Sur com apoio a participação de empresas e profissionais do audiovisual paulistano

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Maior mercado audiovisual da América Latina, evento acontece entre os dias 02 e 06 de dezembro em Montevidéu, no Uruguai 

De 02 a 06 de dezembro de 2024, a Spcine marca presença no Ventana Sur, o mercado audiovisual mais importante da América Latina e que dessa vez acontece pela primeira vez em Montevidéu, no Uruguai. Ao longo desses cinco dias, a Spcine terá agenda intensa no evento, com foco na promoção internacional da capital paulista, prospecção de novos investidores audiovisuais para a cidade, parcerias no âmbito da difusão e formação e ampliação de networking com empresas e instituições de diversos países. 

Entre os destaques da programação neste tradicional mercado, está a conferência “Brasil em Foco: a Internacionalização do Nosso Audiovisual”, que será realizada no dia 03 de dezembro, às 12h, no Sodré: Auditorio Nacional Adela Reta. A conversa vai contar com as participações de Lyara Oliveira, presidente da Spcine, Marcelo Henrique de Assis, secretário-executivo de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Mauro Garcia, presidente da Bravi, e Morris Kachani, gerente-executivo do Cinema do Brasil.

Já o painel “Circuito de Salas Públicas e Políticas Sociais”, acontece no dia 04 de dezembro, às 15h, também no Sodré, com as participações de Emiliano Zapata e Leandro Pardi, respectivamente, diretor e superintendente de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, que vão explanar sobre a importância dessas salas públicas de cinema da Prefeitura de São Paulo para a difusão audiovisual, principalmente nas áreas periféricas da capital paulista que não contam com cinemas comerciais. 

Após a expansão com 12 novos espaços espalhados por diversas regiões da cidade finalizada em outubro deste ano, o Circuito Spcine conta agora com 32 espaços de exibição, em Centros Culturais e Educacionais, ampliando as ações educacionais para a comunidade, além de se tornar a maior rede de salas públicas da América Latina, empatado com a Cidade do México. O painel também abordará a plataforma Spcine Play e o projeto Cineclube Spcine, outros dois programas que contribuem para a difusão audiovisual.

Brasil unido no Ventana Sur 

No âmbito do evento, a Spcine se une a todas as instituições brasileiras que promovem o audiovisual nacional no exterior que confirmaram presença no Ventana Sur, são elas: APEX , Cinema do Brasil, SIAESP, Secretaria de Cultura e Indústrias Criativas do Governo do Estado de São Paulo, Invest SP e Brazilian Content. Juntas, essas instituições proporcionam um ambiente de negócios para as empresas brasileiras que estarão no evento, via estande conjunto no mercado, conferência e encontro de networking.  

Apoio a empresas e profissionais paulistanos

A participação da Spcine no Ventana Sur é marcada ainda pelo apoio à participação de profissionais e empresas do audiovisual paulistano, incluindo 11 empreendimentos acelerados pelo programa Amplifica Cine, a participação de sete roteiristas do programa Histórias que Viajam, além de aporte para a presença de oito empresas, via o projeto setorial Brazilian Content em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX). 

Há ainda o apoio ao Cinema do Brasil, que está levando uma delegação com mais de 50 empresas paulistanas para o Ventana Sur, incluindo um estande para que esses profissionais tenham um espaço de negócios visando promoções e conexões de mercado.

O Amplifica Cine é um programa promovido pela Ade Sampa em parceria com a Spcine com a finalidade de impulsionar e estimular novos negócios do setor na cidade de São Paulo, por meio da capacitação de jovens participantes de negócios do setor audiovisual – principalmente residentes da periferia da cidade. 

Já o Histórias que Viajam é  um programa de apoio ao desenvolvimento de roteiros para coprodução internacional. A iniciativa tem como objetivo apoiar autores roteiristas no desenvolvimento de projetos audiovisuais para coprodução com o mercado Latino-Americano e, assim, ampliar as possibilidades desses artistas e suas obras alcançarem o mercado internacional, seja pelo cinema ou pelas plataformas de streaming.  Durante o Ventana Sur, os profissionais que integram a delegação participam de pitching  e vão concorrer a prêmios internacionais.

“Estamos empolgados com a nossa participação no Ventana Sur, que é um holofote extremamente importante e estratégico para a economia criativa da América Latina. Para esta edição, a Spcine pensou em ações que demonstram o potencial político, econômico e social do audiovisual paulistano e que atendam às demandas do mundo contemporâneo”, afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.

Empresas apoiadas em parceria com o Brazilian Content

  •  BFV Fam Pet Artes LTDA
  •  Cup Filmes
  •  Filmland Internacional
  •  Mira Filmes Ltda.
  •  Ocean Films
  •  Pink Flamingo Filmes
  •  Split Studio
  •  Tutu Filmes Ltda.

Acelerados apoiados do programa Amplifica Cine

  • Empresa: KE Produções

    Profissional responsável: Estela Oliveira

  Área de atuação: Direção e Fotografia

  • Empresa: Irapuã, Cenografia Paisagista

Profissional responsável: Marcelo Costa

 Área de atuação: Sustentabilidade e Cenografia 

  • Empresa: SetteLab 

Profissional responsável : Matheus Mendes;

Área de atuação:  Produção, Som, Pós-produção 

  • Empresa: Concha Produtora

Profissional responsável: Mariana Neris;

Área de atuação:  Direção

  • Empresa: Malagueto Filmes 

Profissional responsável: Everton Matias

Área de atuação: Produção, Som, Pós-produção

  • Empresa: Devir Produções

Profissional responsável:  Matheus Gonçalves;

  Área de atuação:  Produção, Direção 

  • Empresa: Cleopatra Filmes 

Profissional responsável:  Luanna Regina;

  Área de atuação:  Roteiro, Produção, Direção 

  • Empresa: São Paulo em Cores

Profissional responsável:  Emerson Monteiro;

 Área de atuação:  Produção, Pós-produção 

  • Empresa: Dagô 

Profissional responsável: Willian Meira;

Área de atuação:  Arte 

  • Empresa: Mamba 

Profissional responsável: Humberto Silva;

 Área de atuação:  Direção, Fotografia, Pós-produção 

  • Empresa: O Transe Coletivo 

Profissional responsável: Amilcar Cabral.

   Área de atuação: Roteiro, Direção 

Roteiristas apoiados pelo programa Histórias que Viajam  

  • “Astromélia” – Ricardo Santos
  • “Sr. Gentil” – Marcos de Sá 
  • “O Último Dragão Chinês” – Pedro Jorge e Keka Reis 
  • “Os Guris” – JOAQUÍN PEÑAGARICANO 
  • “Triste Maravilhoso” – Diogo Leite e Daniel Veiga 
  • “Tudo o Que Eu Não fiz” – Pedro Paulo de Andrade 
  • “U.N.I.D.O.Z (União Nova Internacional de Direitos e Orientação Zumbi)” – Sebastián Pérez Pérez 

Sobre a Spcine

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.     

Sobre o Ventana Sur

O Ventana Sur é o maior mercado de conteúdos audiovisuais da América Latina, coorganizado pelo Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales (INCAA) da Argentina e pelo Marché du Film de Cannes, um dos mais prestigiados eventos de cinema do mundo, além da ACAU – Agência do Cinema e Audiovisual do Uruguai. 

O mercado reúne profissionais da indústria cinematográfica e televisiva, distribuidores, produtores, compradores e vendedores de conteúdos audiovisuais, além de plataformas de streaming, festivais e fundos de financiamento. O evento desempenha um papel crucial na promoção de filmes e séries latino-americanos no cenário global. 

Sobre o Brazilian Content 

Criado em 2004 por meio de uma parceria entre a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Secretaria do Audiovisual, o Brazilian Content é um programa especializado, sem fins lucrativos, que tem como objetivos:  promover novas oportunidades de coprodução e exportação de conteúdo e serviços de audiovisual e novas mídias; capacitar para a internacionalização empresas independentes e instituições do setor audiovisual brasileiro e de novas mídias; difundir o conteúdo brasileiro independente no cenário global. Atualmente 131 empresas participam do programa.

Sobre o Cinema do Brasil

Criado em 2006 pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP) em colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Cinema do Brasil é um programa de exportação único com a missão de fortalecer e ampliar a presença das produções audiovisuais brasileiras no cenário global, promovendo o crescimento de co-produções e a ampla distribuição de filmes brasileiros no exterior. Atua como uma plataforma para mais de 95 empresas de produção, empresas de distribuição, agentes de vendas e festivais, oferecendo oportunidades para que se conectem com o mercado internacional.

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