Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais 

Comunicação SpcineInternacional, Notícias, Rede Afirmativa2 Comments

Empresa leva cinco profissionais paulistanos 

Delegação participa de agenda de encontros com produtores internacionais e realizará ações especiais com África, Ásia, América Latina e Europa  

Apoio aos filmes “Baby”, de Marcelo Caetano, e “Motel Destino”, de Karim Ainouz e pela Gullane Entretenimento 

A Spcine participa Marché du Film, evento de mercado do Festival de Cinema de Cannes 2024 e um dos mais renomados e influentes da indústria cinematográfica mundial, que ocorrerá entre os dias 14 e 22 de maio.  

O Festival de Cannes é reconhecido por gerar um volume significativo de negócios e oferecer uma plataforma única para networking e colaboração entre profissionais do cinema de todo o mundo. Nesse contexto, a Spcine planejou uma série de atividades especiais para destacar o cenário cinematográfico paulistano e promover o intercâmbio cultural e comercial. 

Uma delegação composta por cinco profissionais audiovisuais paulistanos, incluindo diretores, produtores e roteiristas, participa das atividades do Marché.  São eles:  Issis  Valenzuela, cineasta, produtora e roteirista; Mariana Luiza, cineasta; Rodrigo Santos Sousa, cineasta; Raul Perez, produtor audiovisual; e Wellington Amorim, produtor audiovisual. 

Além disso, a Spcine realizou uma parceria com o Cinema do Brasil para essa participação em Cannes, que está levando 60 empresas brasileiras para este importante evento internacional. Essa iniciativa representa um passo significativo para a promoção e internacionalização do cinema nacional, proporcionando oportunidades únicas de networking, negócios e visibilidade para nossos talentos e produções cinematográficas.  

AfroCannes 

A Spcine estará presente também no AfroCannes 2024, um evento destacado que ocorre durante o Festival de Cinema de Cannes, nos dias 16 e 17 de maio. Organizado pela instituição Yanibes, o AfroCannes celebra a diversidade e a inclusão no cinema africano e afrodiaspórico. No dia 17, o tema será “Act Local and Think Global”, discutindo financiamento, colaboração e desenvolvimento de histórias autênticas e concentrando a atenção em projetos cinematográficos da colaboração de países Sul-Sul.  

Nessa data, a Spcine participa do painel “Brazil: African Natives And African Diaspora Outreach“, com a presença de Lyara Oliveira, presidente da empresa, Luiz Toledo, diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas da empresa, com a mediação de Carmen Thompson, curadora, programadora de filmes e produtora cultural.  

Spotlight Asia  

Durante o “Spotlight on Asia” (18 e 19 de maio), um evento dedicado à promoção e integração do cinema asiático, a Spcine apresentará o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo – Cash Rebate – durante a sessão de fundos para produtores participantes. Além disso, quatro produtoras paulistanas, Sato Company, Barry Company e Glaz Entretenimento também estarão presentes no evento. Esta iniciativa destaca o compromisso da Spcine com a promoção e desenvolvimento do cinema nacional e internacional, enquanto o “Spotlight on Asia” oferece uma plataforma para explorar as tendências, técnicas e narrativas que definem a produção cinematográfica na região, destacando seu crescente impacto global e sua rica diversidade cultural e criativa.  

Filmes Apoiados 

Como parte do compromisso de promover o cinema brasileiro internacionalmente, a Spcine está apoiando a participação de dois filmes no festival:  “Baby”, de Marcelo Caetano na Semana da Crítica e “Motel Destino”, dirigido por Karim Aïnouz e co-produzido pela Gullane Entretenimento, que compete na Seleção Oficial.  

“Baby” também foi contemplado pelo Edital de Produções de Longas-Metragens de Baixo orçamento 2019, contando ainda com o apoio da São Paulo Film Commission para as filmagens em São Paulo. Considerando a participação da produtora paulistana, Gullane Entretenimento, a Spcine apoiará a internacionalização do filme “Motel Destino” para o Festival de Cannes. 

Foto: Divulgação “Motel Destino”

“A seleção de “Baby” para a Semana da Crítica em Cannes e o apoio à Gullane Entretenimento, demonstram a importância das políticas públicas de fomento e incentivo ao audiovisual da Spcine para a obtenção de resultados positivos e representação do Cinema brasileiro internacionalmente,” declara Lyara Oliveira, presidente da Spcine. 

Foto: Divulgação “Baby”

Encontros de Mercado 

A equipe da Spcine realizará encontros estratégicos com produtores de países europeus, latino-americanos, asiáticos e africanos, com o objetivo de explorar oportunidades de coprodução e colaboração.  

Além das reuniões com players internacionais, a Spcine também está incluída na programação do Cinema do Brasil, um programa de exportação do SIAESP apoiado pela Spcine. Durante o evento em Cannes, o Cinema do Brasil realizará encontros de coprodução com diversos países, incluindo África do Sul, Colômbia, Espanha e Portugal, além de se reunir com fundos de financiamento e representantes de festivais como o Hubert Bals Fund, SXSW e Aide Aux Cinema du Monde. 

Para complementar as reuniões de mercado, representantes da empresa participarão de um encontro com o Ibermedia, programa de incentivo à coprodução de filmes de ficção e documentários realizados pelos países Iberoamericanos, integrada por 23 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colombia, Costa Rica, Cuba, Chile, Ecuador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, Itália, México, Nicaragua, Panamá, Paraguay, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela. 

Edital em parceria com a África do Sul 

No dia 20 de maio, a Spcine, em parceria com a National Film and Video Foundation (NVFV), da África do Sul, anuncia o edital voltado para projetos afrodiaspóricos durante evento Producers Network, programa de produtores internacionais selecionados no Marché du Film. O evento terá a apresentação do edital e contará com diálogos de coprodução entre Brasil e África, por Elias Ribeiro e Kurt Oderson.  

Essa relação entre Spcine e a NFVF teve início no Festival de Berlim em 2023, a partir de um encontro para intercâmbio de experiência. Deste momento foi celebrado o Memorando de Entendimento entre as duas instituições em Durban Film Mart de 2023, na África do Sul, que resultou no edital que será lançado.  

O edital selecionará quatro projetos, sendo dois de São Paulo e dois da África do Sul, para receber um aporte de US$ 20 mil dólares cada. O investimento nesses projetos, que reflitam sobre trajetórias da diáspora africana, tem a proposta oferecer oportunidades para cineastas paulistanos e sul-africanos.    

Afriques 

Complementando a programação, Lyara Oliveira participará de um painel de discussão intitulado “Spotlight: Conteúdo para Crianças e Animação” em 19 de maio, às 11h30. O painel, que ocorrerá no Pavilhão Afriques, contará com a presença de Firdoze Bulbulia, cineasta sul-africano da Moments Production, Jitendra Mishra, cineasta do Festival Smile Int’l Film Festival, da Índia, e Justine Atkinson, distribuidora do Reino Unido, representando a Aya Films. A conversa será sobre conteúdo audiovisual para crianças, fornecendo insights valiosos e perspectivas de diferentes partes do mundo. 

Estande Spcine 

Durante todo o evento, a Spcine terá um estande com sala de reunião, proporcionando um espaço para encontros e discussões com parceiros e colaboradores. 

2 Comments on “Spcine marca presença no Festival de Cinema de Cannes 2024 com ações especiais ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *