A Spcine, empresa pública de fomento ao audiovisual de São Paulo, está integrando o UNLOCK | CCXP 2025, iniciativa de negócios que conecta o secreen business brasileiro (mercado de conteúdo, telas e plataformas) ao cenário global, promovendo encontros e momentos de formação. A curadoria do evento, cuidadosamente pensada, ofereceu ainda palestras voltadas às principais tendências da cultura pop e inovação.
A diretora da Spcine, Anna Paula Montini, integrou a abertura oficial do evento ao lado de outras autoridades do setor de entretenimento e informação. Após o pronunciamento, esteve na mesa “Unlock: onde o Screen Business acontece!”, ao lado de autoridades como Gustavo Steinberg (Gamescon Latam), Marília Marton (Secretaria Estadual de Cultural, Economia e Indústria Criativas), Pierre Mantovani (Omelete Company), Rui Alves Souza Junior (Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo) e o Secretário de Cultura, Totó Parente. As autoridades discutiram rumos possíveis dentro dos setores público e privado para o impulsionamento da criatividade e fortalecimento da economia do audiovisual/plataformas e telas.
Logo em seguida, a Diretora integrou a mesa “Políticas Públicas para a Indústria de Conteúdo, Plataformas e Telas – O Que Esperar nos Próximos Anos”, ao lado de Marília Marton (Secretaria Estadual de Cultura, Economia e Indústria Criativas), Samuel Possebon (Tela Viva) e Totó Parente, Secretário Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo. O assunto foi o momento de transformação vivido pelo setor audiovisual, com o surgimento de novas plataformas, modelos de negócio e desafios regulatórios. A conversa permeou temas como regulamentação de streaming, incentivos e mecanismos de fomento, marcos legais e estratégias para fortalecer o desenvolvimento da indústria local.
No dia seguinte, em 4/12, a mesa “Spcine: São Paulo em Cena – Fomento, Investimento e Protagonismo nas Telas” recebeu a presidente Anna Paula Montini e Emiliano Zapata, diretor de inovação e políticas audiovisuais da empresa, para uma conversa com Bianca Comparato (atriz) Manoela Preira Vessoni (Terra) e Rui Alves Souza Junior (da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo). Na conversa, os representantes da Spcine puderam apresentar suas principais iniciativas de impulsionamento da economia criativa paulistana: incentivos diretos, linhas de investimento, fundos estratégicos, programas de formação e ações de internacionalização que conectam São Paulo a grandes mercados e coproduções.
Logo em seguida, a presidente entrou na Rodada de Negócios e Reuniões da Unlock ao lado de Leandro Pardí, Superintendente de Inovação da Spcine. As conversas reuniram as lideranças com importantes players do mercado de Screen Business, abrindo caminho para ainda mais transformações no mercado audiovisual e de games em 2026.
Por fim, em 5/12, Emiliano Zapata integrou a mesa “Money Talks: Telas e Plataformas em Movimento”, ao lado de Debora Regina Ivanov Gomes (Gullane+), Fábio de Sá Cesnik (Cesnik), Marconi E. F. Viana (BNDS) e Rachel do Valle (Projeto Paradiso). O painel reuniu representantes de instituições públicas, privadas e filantrópicas discutiu como unir fomento, investimento e inovação para transformar projetos em produções de impacto. Um debate direto sobre financiamento, parcerias e os rumos das telas e plataformas no Brasil.
Durante todo o evento, a Spcine ainda disponibiliza um estande no Unlock, no qual representantes de todo o setor podem tirar suas dúvidas e obter atendimento especializado sobre os serviços da empresa pública de fomento ao setor de audiovisual, mídias, games e cinema.
A participação da Spcine na CCXP 2025 reforça a relevância da empresa na construção de um cenário audiovisual dinâmico, criando oportunidades através da escuta ativa de mercado, de formação continuada e de arranjos entre instituições e diferentes localidades para que o audiovisual contribua para uma realidade mais plural, dinâmica e conectada com os desafios do presente e as possibilidades do futuro.

