Reuniões com instituições de ensino, painel de mercado e participação no Festival de Havana integram ações no país caribenho
Entre os dias 08 e 17 de dezembro, a Spcine participa do Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em Cuba, com a proposta de promover a Film Commission e a Cidade de São Paulo internacionalmente, prospectar oportunidades de cooperação em perspectiva bilateral e multilateral com instituições de ensino cubanas. Dentre as ações que a Spcine promove no evento está o painel “Encontro de Labs y Mercados no Nuevas Mirada”, que acontecerá na quarta-feira, 13 de dezembro, às 09h30, na Sala Glauber Rocha.
Além disso, o roteiro para a missão contempla reunião na Embaixada do Brasil em Havana, visita às produtoras de cinema: i4films; ShootCuba, e encontros com instituições importantes do setor, como a Faculdade de Meios de Comunicação Audiovisual da Universidad de Las Artes Secretaria de Cultura de Cuba, ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográfica), a Fundação do Novo Cine latino-americano e a EICTV – Escuela Internacional de Cine y TV de San Antônio de los Baños.
A delegação da Spcine que participará do evento é formada por Luiz Toledo, diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas, Viviane Ferreira, presidente, Lyara Oliveira, diiretora de Inovação e Políticas do Audiovisual, e Bárbara Trugillo – superintendente de Inovação e Políticas do Audiovisual.
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
Sobre a São Paulo Film Commission
Criada em 2016 pela Spcine, a São Paulo Film Commission – SPFilm oferece assistência para a realização de produções audiovisuais na capital paulista, centralizando todos os processos de autorização de filmagens em espaços públicos municipais. A missão é transformar a cidade em um cenário a céu aberto, facilitando as filmagens nacionais e estrangeiras.
Sobre o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo
Ação pioneira no Brasil, o programa de Cash Rebate foi lançado em 2021 e o sucesso dessa primeira edição do programa possibilitou o surgimento de outras ações correlatas pelo país. A iniciativa, inclusive, foi considerada pela consultoria Olsberg-SPI como uma das mais modernas do mundo por contemplar cláusulas que estimulam à sustentabilidade, à diversidade na equipe e por ter cobertura para a equipe no caso de uma produção impactada pela pandemia de COVID-19.
Em 2022, foi lançada a segunda edição do Cash Rebate, rebatizada de Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo, contando com quatro vezes mais recursos em uma iniciativa inédita entre Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (SECEC).
No total, foram investidos R$40 milhões com o objetivo de atrair produções cinematográficas de grande alcance internacional. Essa última edição, já selecionou quatro obras para o módulo 2, enquanto o módulo 1, voltado a obras internacionais realizadas em sistema de coprodução ou prestação de serviços de produção, segue com inscrições abertas.
Sobre o Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana
O Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, ou simplesmente Festival de Havana, é um evento anual competitivo dedicado ao cinema latino-americano, cujo principal prêmio é o Gran Premio Coral.
A proposta principal do Festival é reconhecer e difundir as obras cinematográficas que contribuam, a partir da sua significação e seus valores artísticos, ao enriquecimento e à reafirmação da identidade cultural da América Latina e Caribe. A cada edição a programação também inclui uma ampla e representativa mostra de filmes contemporâneos provenientes do resto do mundo