Asian Contents and Film Market (ACFM), Busan International Film Festival e Tóquio fazem parte do roteiro
Entre os dias 1 e 13 de outubro, a Spcine conduz uma missão com onze profissionais da indústria audiovisual de São Paulo para participação em festival de destaque e agenda de negócios na Ásia. O itinerário inclui visita à Coreia do Sul, no Asian Contents and Film Market (ACFM), em Busan e à Seul para agenda de negócios. O roteiro contempla ainda reuniões em Tóquio, no Japão, com instituições como Imagica, AOI Pro Global, Tokyo Film Commission, Estúdio Toho, VIPO e a Embaixada (TBC)
A delegação é composta por representantes de onze empresas atuantes em diversas áreas do setor audiovisual, incluindo dois produtores associadas à Rede Afirmativa, Kelly Christina Castilho, da Confeitaria Filmes, e Renato Candido de Lima, da Dandara Produções Culturais e Audiovisuais.
Essas produtoras participarão de uma iniciativa de internacionalização de empresas paulistanas apoiada pelo Instituto de Conteúdos Audiovisuais Brasileiros (ICAB) e patrocinada pela Spcine. Os demais representantes são: Juliana Funaro, da Barry Company, Gustavo Mello, da Boutique Filmes, Mayra Lucas, da Glaz Entretenimento, Guto Gontijo, da O2 Filmes, João Roni, da Ocean Films, Celia Catunda, da Pinguim Content, Hugo Gurgel, da Quanta, Nelson Akira Sato, da Sato Company e Cid Makino, do Split Studio.
Nesta missão, a Spcine busca promover o audiovisual de São Paulo e fortalecer os laços com os mercados da Ásia, especialmente Coreia do Sul e Japão, estimulando parcerias e negócios. Há ainda o desejo de entender o ecossistema audiovisual asiático, compartilhar experiências em políticas públicas e atrair investimentos internacionais para São Paulo como local de filmagem, divulgando o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo – Cash Rebate.
Sobre a Spcine
A Spcine é a empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. Seu objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.
Sobre a Rede Afirmativa da Spcine:
Desde 2019, a Spcine insere políticas afirmativas no processo seletivo dos editais de fomento e ações de formação. Na busca por incentivar ainda mais esse diálogo e, principalmente, fortalecer profissionais e estudantes beneficiados pelas ações afirmativas da Spcine, nasce a “Rede Afirmativa”.
A “Rede Afirmativa” aposta na importância da diversidade e pluralidade no setor audiovisual e busca incentivar a participação de profissionais e estudantes que enfrentam desigualdades e barreiras de acesso ao setor.
Quem são os participantes da Rede Afirmativa:
– Participantes dos programas de formação da Spcine selecionados por meio de ações afirmativas;
– Profissionais contemplados nos editais de fomento e internacionalização que receberam pontuação nas ações afirmativas da Spcine;
– Organizações e entidades patrocinadas/parceiras que têm como foco principal uma ou mais ações afirmativas.
Sobre o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo
Ação pioneira no Brasil, o programa de Cash Rebate foi lançado em 2021 e o sucesso dessa primeira edição do programa possibilitou o surgimento de outras ações correlatas pelo país. A iniciativa, inclusive, foi considerada pela consultoria Olsberg-SPI como uma das mais modernas do mundo por contemplar cláusulas que estimulam à sustentabilidade, à diversidade na equipe e por ter cobertura para a equipe no caso de uma produção impactada pela pandemia de COVID-19.
Em 2022, foi lançada a segunda edição do Cash Rebate, rebatizada de Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo, contando com quatro vezes mais recursos em uma iniciativa inédita entre Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (SECEC). No total, foram investidos R$40 milhões com o objetivo de atrair produções cinematográficas de grande alcance internacional. Essa última edição, já selecionou quatro obras para o módulo 2, enquanto o módulo 1, voltado a obras internacionais realizadas em sistema de coprodução ou prestação de serviços de produção, segue com inscrições abertas.