
Durante os dias 07 e 15 de março, a Spcine marca presença no South by Southwest (SXSW) 2025, um dos maiores festivais de inovação e tecnologia do mundo, realizado em Austin, Texas. Para o evento a Spcine apoiará uma delegação de 4 profissionais do audiovisual, promoverá um painel sobre economia criativa, participará de um encontro de delegações internacionais e incentivará pitches das empresas apoiadas na Casa São Paulo – iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Profissionais Apoiados
Como parte da programação, a Spcine apoia a participação de uma delegação de profissionais do audiovisual, composta por Mandi Castro (diretora da Loba Produções), Marco Toresin Aurélio (fotógrafo, diretor e fundador da Sabi Filmes), Murilo Augusto dos Santos (filmmaker, fotógrafo e diretor da Digital Burn) e Ugo Araujo (filmmaker, documentarista e fundador da Entre Nuvens). Além da participação na programação oficial, a delegação realizará visitas estratégicas a projetos audiovisuais, incluindo a We Luv Video.
A seleção dos profissionais foi feita a partir do programa Amplifica Cine – realizado pela Spcine e ADE SAMPA – que consiste na aceleração de negócios audiovisuais por meio de apoio financeiro, capacitação, mentorias, rodadas de negócio e assessoria especializada.
Painel
A Spcine e a Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo promovem o painel “City of São Paulo: The Hub of Creative Economy and Audiovisual Production in Brazil”, no dia 10 de março, às 10h, na Casa São Paulo. A mesa contará com a participação de Lyara Oliveira (presidente da Spcine) e Carol Lafemina (secretária-adjunta de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo), que destacarão o papel de São Paulo como polo estratégico para a indústria audiovisual e economia criativa no Brasil.
Networking com Delegações Internacionais
Outra iniciativa de destaque no evento será o Encontro de Delegações Internacionais, promovido na Casa São Paulo, um espaço dedicado à promoção da cultura e inovação paulistana no SXSW. O evento oferecerá uma oportunidade única de networking e intercâmbio entre representantes do setor audiovisual de diversos países.
Pitches
Além disso, as empresas apoiadas pela Spcine terão a chance de apresentar seus projetos em uma sessão especial de pitches, também realizada na Casa São Paulo. Esse momento será fundamental para ampliar a visibilidade de suas produções e estabelecer novas parcerias internacionais.
Sobre a Spcine
Fundada em 2015, a Spcine é uma empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, dedicada ao fomento do audiovisual paulista. Sua atuação abrange cinema, TV, games e novas mídias, promovendo o potencial criativo e econômico do setor, além de reforçar o impacto cultural e social das produções no estado de São Paulo.
Sobre a SP House
A SP House é organizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, pela InvestSP (agência de promoção de investimentos vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e pela Prefeitura de São Paulo. O espaço funcionará como um hub de oportunidades de negócios e investimentos internacionais, com uma programação focada em tecnologia, impacto social, economia criativa, jogos e audiovisual. A SP House terá uma estética voltada à cultura urbana e ao grafite, além de shows e debates que reforçarão os temas de sustentabilidade e inovação.
A programação será dividida em quatro grandes eixos: tecnologia e inovação; impacto social; economia criativa, jogos e audiovisual; e artes e festivais. Os temas de sustentabilidade e negócios estarão presentes em todas as atividades, com palestras, workshops e ações de networking. Com uma área de 1,2 mil m², maior que a do ano passado, a SP House também deve superar a marca de 10 mil visitantes registrada em 2024.