Durante o “2º Fórum Spcine: Desenvolvimento Econômico & Inovação”, realizado entre 14 e 16 de junho no Centro Cultural São Paulo (CCSP), a Spcine lançou a “Rede Afirmativa”: uma iniciativa que visa congregar as ações de políticas afirmativas da empresa de cinema e audiovisual de São Paulo.
A “Rede Afirmativa” aposta na importância da diversidade e pluralidade no setor audiovisual e buscará incentivar a participação de profissionais e estudantes que enfrentam desigualdades e barreiras de acesso ao setor.
Desde 2019, a Spcine insere políticas afirmativas no processo seletivo dos editais de fomento e ações de formação. Na busca por incentivar ainda mais esse diálogo e, principalmente, fortalecer profissionais e estudantes beneficiados pelas ações afirmativas da Spcine, nasce a “Rede Afirmativa”.
Viviane Ferreira, diretora-presidente da Spcine, afirma que a empresa investe no desenvolvimento de talentos locais por meio de programas de treinamento, demonstrando o empenho da cidade em promover o crescimento da indústria audiovisual e apoiar o florescimento de talentos locais.
“Esta não é uma ação da Spcine apenas para fora, é também uma ação da Spcine para dentro, ao assumirmos o compromisso de diversificação de nossa equipe e do aprimoramento de nossos métodos e procedimentos de acesso às políticas audiovisuais por meio das Políticas de Ações Afirmativas”, afirma Viviane.
Quem são os participantes da Rede Afirmativa:
- Participantes dos programas de formação da Spcine selecionados por meio de ações afirmativas;
- Profissionais contemplados nos editais de fomento e internacionalização que receberam pontuação nas ações afirmativas da Spcine;
- Organizações e entidades patrocinadas/parceiras que têm como foco principal uma ou mais ações afirmativas.