Spcine lança edital inédito de Co Desenvolvimento e Work in Progress em parceria com a National Film and Video Foundation (África do Sul) no Marché du Film de Cannes

Comunicação SpcineInternacional, Notícias

Foto: Anúncio do lançamento do edital em Cannes

A Spcine anunciou durante o Marché du Film de Cannes, o lançamento de um edital inédito de coprodução internacional com a África do Sul, realizado em parceria com a National Film and Video Foundation (NFVF). A apresentação oficial aconteceu  no dia 19 de maio, em um evento que reforçou a importância da colaboração entre países do Sul Global. 

O edital de Co Desenvolvimento e Work in Progress estará com inscrições abertas no período de 2 de junho a 17 de julho de 2025 e vai selecionar quatro projetos cinematográficos, sendo dois da cidade de São Paulo e dois da África do Sul. Serão apoiadas propostas em duas categorias: desenvolvimento de projeto e work in progress. 

Cada iniciativa selecionada receberá um aporte de US$ 20 mil, visando impulsionar obras que abordem temas ligados à diáspora e promovam intercâmbios criativos entre os países parceiros.

Foto: Anúncio do lançamento do edital em Cannes

“Este edital marca um passo fundamental na estratégia de internacionalização da Spcine, ao mesmo tempo em que reforça nosso compromisso com a construção de pontes entre os países do Sul Global, tendo o cinema como ferramenta de transformação e diálogo”, afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.

Antes do anúncio, foi promovido um bate-papo sobre as possibilidades de coprodução entre Brasil e África do Sul no campo do cinema documental. O encontro mostrou um estudo de caso apresentado por Juliana Vicente, da Preta Portê Filmes (Brasil), e Neil Brandt, produtor sul-africano, destacando experiências concretas de colaboração entre os dois países.

Foto: Bate-papo com Juliana Vicente, da Preta Portê Filmes (Brasil) e Neil Brandt, produtor sul-africano

Sobre a Spcine

A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo. Atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias, com foco em valorizar o potencial econômico, cultural e social do audiovisual paulista.

Sobre a National Film & Video Foundation

A National Film & Video Foundation (NFVF) é a agência do Departamento de Esporte, Artes e Cultura da África do Sul. Financia o desenvolvimento, a produção, o marketing e a distribuição de filmes, incluindo o auxílio a cineastas para representar e comercializar seus trabalhos internacionalmente. Além disso, a NFVF encomenda pesquisas e produz estatísticas do setor que fornecem ao público e às partes interessadas informações valiosas sobre a indústria cinematográfica sul-africana. Também promove o desenvolvimento do público de cinema e televisão sul-africano, desenvolve talentos e habilidades no país, com ênfase especial em grupos anteriormente desfavorecidos.

Sobre o Marché du Film

O Marché du Film é o mercado oficial do Festival de Cannes e um dos principais encontros da indústria audiovisual mundial. Realizado anualmente, reúne profissionais de todas as áreas do setor – produtores, distribuidores, agentes de vendas e investidores – para uma intensa agenda de negócios, painéis, exibições e networking. A 66ª edição acontece de 13 a 21 de maio de 2025, em Cannes, e terá o Brasil como país de honra, com participação destacada em várias frentes da programação, resultado da colaboração entre o Ministério da Cultura do Brasil e a organização do evento.