A Spcine Game é o departamento dedicado ao fomento de games da Spcine com o objetivo de apoiar financeiramente projetos de produção de game digital para exploração comercial em consoles, computadorezs ou dispositivos móveis e profissionalizar, além de capacitar as produtoras contempladas para as etapas de produção e comercialização.
Oferece suporte exclusivo ao ecossistema de jogos em São Paulo, em especial às empresas contempladas pelos editais da Spcine para produção de jogos digitais e desenvolvendo projetos como, a Incubadora Spgame_Start, Laboratório de Game Design, Think Tank de Desenvolvimento da Indústria de Games e Laboratório de Playtest.
incubadora Spgame start
A Spgame Start é a primeira incubadora pública de games no Brasil, com o objetivo de acelerar estúdios brasileiros com base em orientação de mentores consolidados no mercado de jogos, instruindo no processo de busca de publishers e capacitação de propriedade intelectual.
O fomento teve como objetivo apoiar financeiramente, de forma não exclusiva, projetos de produção de game digital para exploração comercial em consoles, computadores ou dispositivos móveis e profissionalizar e capacitar as produtoras contempladas, por meio de uma incubadora, para as etapas de produção e comercialização de um game digital, com intuito de garantir um melhor desenvolvimento do setor e do produto final.
O edital contemplou oito projetos, sendo que cada um recebeu o valor de R$ 50.000 (cinquenta mil reais) para produzir um protótipo. Conheça as iniciativas!
SILKCITY
Silkcity é um fashion adventure. O jogador controla Lãna em sua exploração pela cidade, coletando materiais mágicos e ferramentas para confeccionar roupas a pedido dos moradores.
Aventurando-se pela cidade e conhecendo os moradores, Lãna descobre que Silkcity é uma cidade onde todos se importam muito com suas roupas e estilos. Os moradores, então, passam a confiar nela para confeccionar peças únicas. O jogo tem foco na ferramenta de customização: tudo depende do design final das roupas feitas pelo jogador. Quanto mais os personagens gostam das roupas que recebem, mais Lãna é prestigiada, conseguindo melhorar suas ferramentas e ter acesso a melhores materiais.
Equipe:
Ligia Duque (Criação e Direção de Arte), Bianca Zephyr (Produção), Stella Retamal (Game Design), André Asai (Game Design), Isabelle Brandeleiro (Programação), Stella Lage (Programação), Gregorio Toth (Programação), Claudio Matsumoto (Arte 3D), Nathalia Maia (Arte 3D), Studio85 (Música e Sound Design).
LILA'S TALE
Lila's Tale é uma jogo de plataforma 2D no qual o jogador controla Lila e sua companheira Flee dentro de uma floresta mágica para resgatar as corujas místicas que foram roubadas pelos Asas Vermelhas. Durante sua aventura o jogador vai encontrar diversos coletáveis e um cenário rico para exploração.
Equipe:
Ana Carolina Santos Striato (Game Design), Daniela Pacheco (Animação 2D), Gabriela Thobias (Direção Criativa), Rafael Ferrari (Programação), Joziel Ribeiro de Andrade Silva (Programação), Mariana Luiza Louzada da Silva (Arte), Tales Badu (Produção).
LUMEN
Lumen é um jogo puzzle 2D em que o jogador deve explorar o centro da cidade de São Paulo enquanto ilumina o ambiente com a ajuda de símbolos criados com reconhecimento de gestos. Controlando Lucio, uma criatura mágica capaz de gerar luz, o jogador resolverá quebra-cabeças para salvar seus amigos.
Equipe:
Renan Reixach (Direção Criativa e Game Design), Henrique Alves de Andrade (Produção e Arte VFX), Shie Wasano (Direção de Arte), Vitor Moura (Programação), Henrique Ernesto de Andrade (Sound Design), Cristina Sena (Arte), Licínio Souza (Animação).
PIVOT OF HEARTS
Pivot of Hearts é uma narrativa interativa da Dragonroll Studio. Nela, o paulistano taiwanês-brasileiro Wén precisa rever seus ideais românticos convencionais para poder concretizar um amor verdadeiro. Ao interagir com os personagens, os jogadores ganham cartas que podem ser usadas nas escolhas da história, levando a desfechos diferentes. Entre o reencontro com uma crush do colegial e a descoberta de um grande amigo no trabalho, Wén vai navegar por sessões de RPG, sonhos sem pé nem cabeça e prazos apertadíssimos na indústria de jogos em busca das respostas para suas ansiedades.
Equipe:
Lívia Santos (Direção de Arte e Roteiro), Livia Maki Yoshikawa (Produção Executiva, Trilha Sonora e Roteiro), Wilson Kazuo Mizutani (Direção de Desenvolvimento, Programação e Roteiro).
GLITCHERS - QUEBRANDO O JOGO
Glitchers - Quebrando o Jogo é um game de ação e comédia, de gênero Beat 'em Up em 2D para plataformas móveis (Android e iOS). O game tem classificação livre e um visual cartoon com estilo cybermedieval, com tecnologias atuais em um ambiente de fantasia.
Na história, Trix, uma garota gamer, fica presa dentro de seu videogame favorito, Combate Cabuloso II. Junto com sua ex-avatar Ada, uma guerreira sem modos e de grande coração, elas precisarão lutar contra um chefão que dominou a Terra Regrada, mudando e corrompendo regras do jogo. Para isso, elas vão precisar de aliados, espadas, magias e também quebrar algumas regras.
Equipe:
Felipe Marlon (Produção Executiva), Vinicius Oppido (Direção Criativa), Zenite Sentoma (Direção de Desenvolvimento), Victor Barbosa (Game Development), Yara Mayumi (Direção de Arte), Caio Tamashiro (Arte 2D), Bruno Leal (Animação), Kevin Gomes (Animação).
SHARP SHOP
Vem conhecer o Sharp Shop, do estúdio Minigum Digital.
Cada movimento deve ser preciso, cada segundo conta. Em Sharp Shop, você vai vivenciar a pressão e o calor da forja em cada nível. Aprimore sua técnica, coordene seu time e guie seu clã de ferreiros neste co-op divertidíssimo em busca da lâmina perfeita!
Minigum Digital é um estúdio que aposta na diversidade, levando consigo um pouquinho de cada canto do Brasil, com integrantes de Manaus, Macapá e São Paulo.
Equipe:
Lucas 'Xadex' Machado (Programação Unreal), Igor 'LeStab' (Game e Level Design), Rafael 'Old man' Bessa (Direção de Arte e Arte Conceitual), Tiago 'Taigo' Ataíde (Arte 3D e Animação).
CAMERA BLITZ
Camera Blitz é um jogo de fotografia e parkour em um mundo aberto (e pequeno) para PC.
Assuma o papel de um fotógrafo sem grana que quer comprar equipamentos melhores e pagar sua viagem para La Playa Grande. Para isso, ele vai precisar pegar freelas de fotografia.
Explore a cidade, munido de sua câmera e de suas habilidades de parkour. Tire fotos livremente, mas preste atenção ao filme, pois a quantidade de fotos é limitada.
Equipe:
Andre Asai (Game Design), Diego Castillo (Arte Conceitual dos Personagens), Lua Costa (Arte Conceitual dos Cenários), Camila Marques (Programação), Victor Mendizabal (Programação), Claudio Matsumoto (Arte 3D), Ícaro Carvalho (Arte 3D), Guilherme Bandini (Produção), Nikolas Medeiros (Música), Alexandre Iervolino (Música e Sound Design).
MILKY SHAY LAB
Milky Shay LAB é um localizador de corpos celestes que irá agregar mini-games sobre astronomia e exploração espacial. A partir de um celular, as crianças e curiosos sobre astronomia irão interagir com os personagens baseados nas características físico-químicas dos planetas e outras entidades do espaço sideral. Nós queremos contribuir com a Alfabetização Científica no Brasil e no mundo.
Equipe:
Bira Lavor (Líder de Projeto), Massao Inoue (Autor da propriedade intelectual e Ilustrador), Miki W. (Diretora de Arte), Sheldon Chaves (Líder de desenvolvimento), Romualdo Santos (Desenvolvedor Unity), Daniel Portela (Game Designer), Mandril Áudio (Dublagem, Música e Efeitos Sonoros), Dra. Rosaly Lopes (PhD em Geologia planetária, astrofísica e consultora científica).
SPGAME LAB (LABORATÓRIO DE PLAYTEST)
O Spgame_Lab é uma iniciativa da Spcine que de um lado busca fornecer uma porta de entrada para jovens periféricos do município de São Paulo na indústria de games, especificamente na área de QA e/ou UX.
Além disso, viabiliza aos estúdios emergentes um serviço que contribui para a melhoria contínua da qualidade técnica e experiência do usuário, de seus jogos. É o primeiro laboratório de Playtest público do país.
LABORATÓRIO DE GAME DESIGN
O Laboratório de Game Design apoia novos talentos da indústria de games, oferecendo oportunidades para game designers em busca de seu primeiro lançamento comercial. O programa fornece apoio financeiro para a conceituação dos jogos, resultando na criação de um Game Design Document (GDD), pesquisa de mercado e plano de desenvolvimento.
Além disso, oferece mentorias em game design, ideação, planejamento e pesquisa de mercado, qualificando os proponentes e ampliando o potencial comercial dos projetos selecionados, incentivando a participação futura na Incubadora de Games para elaborar um vertical slice.