
A Spcine, em parceria com a Sétima Cinema, promoveu uma ativação interativa no estande oficial da cidade de São Paulo no Marché du Film, durante o Festival de Cannes. O evento, realizado no dia 18 de maio, celebrou o Ano do Brasil na França e a estreia do Village Innovation, apresentando experiências imersivas em XR (Realidade Estendida) paulistanas para profissionais do cinema e entusiastas de todo o mundo, destacando o talento brasileiro no cenário internacional.
Com a grande demanda e procura, a equipe da Sétima Cinema e da Spcine estendeu a ação para o dia 21 de maio, tendo um ótimo retorno do público que contou com artistas, cineastas e produtores de diversas cidades do Brasil, além de outros países.
“Levar a potência criativa de São Paulo à Cannes com experiências em XR é afirmar que o futuro do audiovisual passa por novas linguagens, e que o Brasil tem muito a dizer nesse cenário. A presença da Spcine e da Sétima Cinema marca um passo importante para ampliarmos os horizontes no mundo.” — Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
Na seleção, foram apresentadas obras consagradas como The Line, da ARVORE Immersive, que tem o feito histórico do Prêmio Emmy® 2020 (Primetime) e Melhor Experiência de VR no 76º Festival de Cinema de Veneza. Embora já tenha ganhado prêmios no mundo todo, foi a primeira vez da maioria das pessoas presentes em Cannes, emocionando e surpreendendo quem ainda não sabia como era uma experiência interativa. ASPAS DE REPRESENTANTE DA ARVORE – LAGANARO ou TERRA
“A Spcine e a Sétima Cinema incluirem uma curadoria XR no Marché Du Film foi uma importante ação de promoção das narrativas imersivas de São Paulo. A distribuição dentro deste mercado ainda é um desafio e o Brasil tem ótimas produções! Essa oportunidade nos abriu portas fundamentais dentro e fora do país”, comenta Débora Bergamini, diretora do HUMAN, em pré-estreia na Europa durante a ativação em Cannes.
Destaques da Ativação
A ação foi a única ativação brasileira no Marché du Film de 2025, e reuniu três obras inovadoras em realidade virtual e mista, com curadoria de Ana Arruda, que integrou narrativas diversificadas nos eixos de animação, interatividade e diversidade de linguagem:
THE LINE
Dir. Ricardo Laganaro. Prod. ARVORE IMMERSIVE (SP) 2019 – 13 min – Fic. Interactive
VENCEDOR – Prêmio Emmy® 2020 (Primetime) e Melhor Experiência de RV no 76º Festival de Cinema de Veneza.
LAVRYNTHOS
Dir. Fabito Rychter, Amir Admoni. Prod. DELIRIUM XR (SP) 2021 – 16 min Fic. 360º
Filme selecionado para Cannes XR 2022, NewImages Festival 2022, Bienalle di Venezia Cinema VR 2021.
HUMAN
Dir. Débora Bergamini. Prod. BR8 CULTURAL (SP) 2025 – 15 min – Fic. Interactive
O filme teve sua avant-première no Marché du Film de Cannes, em 2025.
Impacto e Representatividade
A ativação atraiu players, cineastas e realizadores de diversos países, incluindo África do Sul, Alemanha, Brasil, Chile, China, Colômbia, Estados Unidos, França, Guiana Britânica, Índia, Ilha de São Martin – Caribe, México, Nigéria, Principado de Mônaco e Suíça, reforçando o caráter global e simbólico do evento. Um dos principais objetivos foi aproximar os profissionais do cinema tradicional com as novas narrativas digitais, demonstrando o potencial da realidade estendida na evolução da sétima arte.
Confira as fotos da ação: https://drive.google.com/drive/folders/1Qu_P-70jBkqGjdYo4_eex7eRqCn-eY9j?usp=sharing