Depois de quatro sessões que renderam muito debate e aproximação entre o público e o fazer cinematográfico, a Spcine e a Revista de Cinema convidam mais cinco diretores para dar sequência à segunda edição do Encontro com Cineastas. O projeto propõe ao realizador assistir seu longa-metragem na companhia dos espectadores e, na sequência, discutir os temas que giram em torno dele.
Andradina Azevedo e Dida Andrade, diretores do filme “A Bruta Flor do Querer”, são os primeiros a participar. Será no 6/9, às 19h30. “Quero contar um pouco da nossa experiência, da produção a distribuição, assim como descobrir outros atores, roteiristas, diretores da região”, diz Andrade, que ainda pretende compartilhar com a plateia como é fazer um longa de baixo orçamento.
No filme, um jovem recém-formado em cinema se vê obrigado a gravar casamentos para se sustentar. Enquanto luta para ser reconhecido como diretor, tenta sobreviver ao seu maior medo: lidar com uma mulher que cruza o seu caminho.
Este e os três encontros seguintes serão realizados no Circuito Spcine Meninos, no CEU Meninos (Rua Barbinos, 111, São João Climaco).
No dia 12/9, às 20h, o cineasta Renato Candido apresenta “Jennifer”, o primeiro filme da sua carreira. “O debate é sobre o processo de branquitude que se engendra no drama da protagonista, que se torna adulta na medida em que é uma garota negra de pele clara”, adianta.
O enredo acompanha uma garota de 17 anos, moradora da Vila Nova Cachoeirinha, que manipula suas fotos no Photoshop para ficar mais clara e com cabelos lisos.
Em 20 de setembro, às 19h30, é a vez de Camilo Tavares, diretor de “O Dia que Durou 21 Anos”, falar sobre o processo de pesquisa do documentário cujo mote é a influência do governo norte-americano no golpe militar de 1964 no Brasil. Tavares pretende trazer os temas históricos do filme para o presente. “A razão é fortalecer as conquistas democráticas e mostrar como o Brasil de hoje é resultado do nosso passado”, afirma.
A produção conta que a atividade militar na ditadura contou com a participação de agências como a CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.
“Espero que esta experiência amplie a divulgação do tema junto ao jovem e que amplie ainda mais o interesse pela história recente”, completa o cineasta.
O diretor Daniel Ribeiro encerra a série de encontros com o premiado “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”. Será no dia 26 de setembro, às 19h30.
No filme, Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe super-protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir no protagonista, fazendo-o descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade.
Neste semestre, o projeto ganhou fôlego ao fechar parceria com o Circuito Spcine de Cinema, rede de salas públicas de cinema da Spcine composta por 18 espaços de exibição.
Participaram da primeira série de encontros Ivan 13P, Pedro Morelli, Luiz Bolognesi e Marina Person.
ENCONTRO COM CINEASTAS 2016
Sessão debate do filme “A Bruta Flor do Querer” com os diretores Andradina Azevedo e Dida Andrade
Quando? 6/9, às 19h30
Sessão debate do filme “Jennifer” com o diretor Renato Candido
Quando? 12/9, às 20h
Sessão debate do filme “O Dia que Durou 21 Anos” com o diretor Camilo Tavares
Quando? 20/9, às 19h30
Sessão debate do filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” com o diretor Daniel Ribeiro
Quando? 26/9, às 19h30
Onde? Circuito Spcine Meninos (Rua Barbinos, 111, São João Climaco)
Quanto? Entrada Gratuita
0 Comments on “Mais cinco diretores entram na agenda do Encontro com Cineastas”
Pingback: ‘O Dia que Durou 21 Anos’, da homenagem à revelação histórica – Spcine