
Cineasta do Capão Redondo ganha curadoria com 12 curtas e 1 longa na plataforma de streaming
A Spcine Play, plataforma pública de streaming gratuita para todo o Brasil, lança, a partir do dia 21 de março, a curadoria “Mil e uma quebradas: o Capão Redondo sob as poéticas de Lincoln Péricles (LKT)”, reunindo 12 curtas e um longa-metragem do cineasta. A seleção, assinada por Renan Eduardo e Maria Sucar, destaca um dos realizadores mais inventivos do cinema brasileiro contemporâneo.
Com forte presença em festivais nacionais e internacionais, além de mostras em sua homenagem, Lincoln Péricles, natural do Capão Redondo, traz para a Spcine Play uma cinematografia marcada pela radicalidade estética dentro de um conjunto de filmes que se convencionou a chamar “cinemas periféricos”.
Os títulos disponíveis na plataforma são: Outro dia (2013); Carta de interesse (2013); Isso é uma comédia desgraçada (2013); Cohab (2013); O trabalho enobrece o homem (2013); Jairboris (2014); Aluguel: o filme (2014); Ruim é ter que trabalhar (2015); Entrevista com as coisas (2015); Filme de aborto (2016); Enquadro (2016); Filme de domingo (2020) e Mutirão: o filme (2022).
Essa é a maior catalogação dos filmes de Lincoln Péricles dentro de um contexto de exibição, seja em mostras, festivais ou, como no caso, de uma plataforma. Outro Dia, por exemplo, ganha circulação online pela primeira vez.
O conjunto de filmes selecionados permite ao público refletir sobre questões de território, classe e raça de um bairro já consagrado na história da música nacional, na voz do grupo de rap Racionais MC’s, mas, agora, na história do cinema brasileiro.
Para assistir aos filmes, basta se cadastrar e acessar a programação no site da Spcine Play (www.spcineplay.com.br ).