Confira a programação de setembro da Formação Spcine Convida.
MASTERCLASS | FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS | “Estratégias criativas para produção de filmes independentes”, com Naledi Bogacwi, Fibby Kioria e Mohamed Saïd Ouma
Data e hora: 12 de setembro de 2024, das 10hr às 12hrs
Local: Centro Cultural São Paulo (sala Lima Barreto) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo
Não é necessário inscrição | Possui tradução simultânea do inglês
Ementa: Esta conversa visa explorar a ideia de estruturas descentralizadas na produção cinematográfica, bem como diversas formas de realização cinematográfica independente. A partir do profundo conhecimento dos produtores, cineastas e profissionais da indústria audiovisual convidados, falaremos sobre as práticas de produção e colaboração entre regiões/países na África. Busca-se, juntamente com seus parceiros brasileiros, discutir diferentes maneiras de organizar grupos em nível local para facilitar a produção de filmes independentes. Pretendemos criar um ambiente propício para que ambos os lados possam aprender uns com os outros, explorando como cada experiência pode contribuir para o desenvolvimento de novas estratégias.
Naledi Bogacwi é produtora premiada e cofundadora da admirada produtora de cinema independente Trial By Media Films. Naledi é um talento visionário com mestrado em Cinema e TV. Sua jornada no reino cinematográfico começou com a deslumbrante estreia do primeiro longa-metragem produzido por ela, “Letters of Hope”, no célebre 40th Durban International Film Festival, onde conquistou o prêmio de Artistic Bravery (bravura artística, em tradução livre) e marcou o nome de Naledi na indústria cinematográfica. Com uma trilha de conquistas a seguindo, Naledi encara pela primeira vez a cadeira da direção em “Banned”, seu aguardado longa-metragem de estreia.
Fibby Kioria é uma produtora renomada, com uma bagagem de mais de trinta curtas-metragens ficcionais e documentais, além de uma websérie, que são o resultado de laboratórios de cinema com cineastas do continente africano enquanto atuava como Diretora Executiva no Maisha Film Lab. Ela é a fundadora e CEO da Mucii Pictures. Em 2018, ela cofundou o Manyatta Screenings, um festival de curtas-metragens online e ao ar livre no Quênia que exibe filmes da grande região da África Oriental. Ela também faz programação de festivais de cinema, com foco em filmes do continente africano, e participa de júris de festivais de cinema e comitês de seleção de filmes ao redor do mundo.
Mohamed Saïd Ouma é um cineasta renomado, operador cultural e diretor executivo da DocA-Documentary Africa. Mohamed também está envolvido no The African Heritage Project, um programa que visa restaurar cinquenta filmes africanos de alta significância histórica, cultural e artística. Ele estabeleceu sua carreira profissional como gerente de festivais no Festival Internacional de Cinema da África e das Ilhas (FIFAI) de 2004 a 2015, onde conseguiu coordenar o apoio da Prefeitura de Le Port, nas Ilhas Reunião, e do órgão nacional de cinema (CNC). Seu último filme, “Red Card”, estreou no IDFA 2020.
MASTERCLASS | FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS “Panorama dos programas de formação no continente africano: desenvolvimento, produção criativa e pós-produção”
Data e hora: 13 de setembro de 2024, das 10hr às 12hrs
Local: Centro Cultural São Paulo (sala Lima Barreto) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo
Não é necessário inscrição | Com tradução simultânea do inglês
Ementa: Nesta atividade, profissionais do audiovisual brasileiro terão a chance de explorar diversos programas de formação que estão em operação em várias regiões do continente africano, com o objetivo de qualificar e profissionalizar os agentes da indústria cinematográfica. A proposta é promover um diálogo entre essas iniciativas e seus equivalentes no Brasil, fomentando parcerias estratégicas que possam ampliar o alcance e a eficácia da formação profissional entre África e Brasil. A mesa reúne representantes de organizações de Uganda, São Tomé e Príncipe, Ruanda e Senegal, cada uma delas com um foco específico em diferentes etapas da formação em cinema: produção criativa, desenvolvimento de roteiro e projetos, direção e pós-produção.
Samuel Tebandeke é roteirista, produtor e diretor. CEO e cofundador da Kiasi TV, uma plataforma de streaming multiformato para conteúdo afrocentrado de curta duração. Seu curta-metragem de estreia, “Another Beautiful Day”, foi lançado em 2017 e esteve na seleção oficial do 40º Festival Internacional de Cinema de Durban, em 2019. Sua estreia como diretor, o curta-metragem “Ten O’clock”, foi exibido na competição do PÖFF Shorts Film Festival 2019 na Estônia. Seu mais recente curta-metragem, “Ziwa”, esteve em competição no FESPACO 2023 (Burkina Faso). O filme ganhou o Grande Prêmio no Festival Pan-Africano de Cinema de Khourigba, Marrocos, em maio de 2023, e uma Menção do Júri no Festival Internacional de Cinema de Zanzibar.
Katya Aragão é uma jornalista, cineasta, roteirista e produtora são-tomense. Formou-se em Ciências da Comunicação e da Cultura – Comunicação e Jornalismo pela ULHT (Portugal). Foi fundadora e curadora do TEDxSãoTomé de 2013 a 2018. Em 2017, estreou no cinema como diretora com o curta-metragem “Mina Kiá” e, desde então, não parou. Fundou e coordena o programa São Tomé Film Lab. Em 2022, foi uma das 20 cineastas selecionadas para a Competição Netflix & UNESCO’s African Folktales, Reimagined.
Romeo Umulisa é formado em design da comunicação pela Universidade de Arte e Design de Berlim, trabalhou como estrategista, designer digital e de produto. Como consultor, trabalhou com várias organizações, incluindo o Ouaga Film Lab, o Fonds Jeune Création Francophone, FESPACO, o Instituto Goethe, a Agência Suíça de Desenvolvimento em Ruanda, ZDF (Alemanha), entre outras. Fundou a Creative Africa Lab em 2023, na qual busca criar canais para melhorar a rentabilidade e a profissionalização da economia criativa da África, do cinema à música, literatura, artes, moda e design. Também fundou a Hi Kigali – uma empresa de produção e distribuição de conteúdo e filmes com sede em Kigali e na Alemanha, onde trabalha com cineastas estabelecidos e emergentes da África e da sua diáspora ao redor do mundo.
Ibee Ndaw é uma programadora de festivais nascida na Gâmbia. Ela se formou na Universidade Paris 3-Sorbonne Nouvelle (Mestrado em Estudos de Cinema). Foi Assistente de Distribuição e Gerente de Festival na Sudu Connexion e conduziu oficinas de cinema em escolas primárias. Em 2022, juntou-se ao departamento de programação e organização do Seytou Africa Documentary Film Festival. Em 2023, atuou como leitora e tradutora para empresas de produção sul-africanas e participou do Durban FilmMart, onde avaliou projetos de longa-metragem. Coordenou a segunda edição pan-africana do Mobile Film Festival Africa, realizado no Marrocos, e já participou do Realness Institute. Atualmente é a nova coordenadora do Centro Yennenga e programadora do Durban International Film Festival.
MASTERCLASS | FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS | “Colaboração entre Brasil e os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa no âmbito do cinema: Cabo Verde e São Tomé e Príncipe”
Data e hora: 17 de setembro de 2024, das 10hr às 12hrs
Local: Centro Cultural São Paulo (sala Lima Barreto) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo
Não é necessário inscrição
Ementa: A roda de conversa tem como um de seus principais objetivos fortalecer parcerias cinematográficas, visando promover e intensificar as relações entre cineastas, produtores e criativos brasileiros e seus colegas de Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. As criativas convidadas discutirão novas oportunidades e estratégias para fortalecer ainda mais as relações entre esses países e o Brasil, cujas aproximações são facilitadas pela língua portuguesa. Falaremos sobre novas formas de financiamento, desenvolvimento de programas de formação e intercâmbio, e a criação de plataformas que facilitem a coprodução e distribuição de filmes entre esses territórios. A visão é criar um ecossistema sustentável onde as indústrias cinematográficas desses países possam florescer conjuntamente, aproveitando as sinergias culturais e criativas. Com um olhar voltado para o futuro, a expectativa é que essas colaborações resultem em uma produção cinematográfica diversificada e enriquecedora, que reflete as variadas experiências e perspectivas dos países envolvidos e que seja comprometida com colaborações sul-sul.
Natasha Craveiro é sociologista, produtora e cineasta, além de membro do NuNaC, o Núcleo Nacional de Cinema e Audiovisual Cabo-Verdiano. Ela escreveu e produziu o curta documental “Dona Mónica”; produziu os documentários em longa-metragem “The Master’s Plan” e “Homem Novo”, este tendo sido premiado com o Étalon d’Or na categoria Documentário do FESPACO 2023. Atuou na produção local para filmes como “Saudades do Futuro”, da diretora brasileira Anna Azevedo, “Black Tea – O Aroma do Amor”, dirigido por Abderrahmane Sissako, e “The Island”, novo filme do diretor polonês Pawel Pawlikowski. Além de produzir, ela também roteiriza e dirige. Em 2022 lançou seu primeiro documentário em curta-metragem, “Mama”, que foi selecionado pela Mostra Online de Cinema Internacional de São Paulo de 2022. Seu mais recente trabalho, a docuficção “Pirinha”, passou pelos pitchings do KodougouDoc’s Writing Residence (2021) e do Deental@Cannes (2023). Em 2017 fundou, ao lado de Carlos Yuri Ceuninck, a Korikaxoru Films.
Katya Aragão é uma jornalista, cineasta, roteirista e produtora são-tomense. Formou-se em Ciências da Comunicação e da Cultura – Comunicação e Jornalismo pela ULHT (Portugal). Foi fundadora e curadora do TEDxSãoTomé de 2013 a 2018. Em 2017, estreou no cinema como diretora com o curta-metragem “Mina Kiá” e, desde então, não parou. Fundou e coordena o programa São Tomé Film Lab. Em 2022, foi uma das 20 cineastas selecionadas para a Competição Netflix & UNESCO’s African Folktales, Reimagined.
WORKSHOP | FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: MOSTRA DE CINEMAS AFRICANOS | “Fotografia still para cinema”
Data e hora: 17 de setembro 2024, das 14hrs às 18hrs
Local: Centro Cultural São Paulo (sala Lima Barreto) – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo
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Ementa: O trabalho de fotografia still para cinema envolve a captura de fotografias durante a produção de um filme. Essas fotografias são geralmente tiradas nos sets de filmagem e documentam cenas, bastidores, elenco e equipe técnica. O fotógrafo still trabalha em colaboração com o diretor de fotografia e a equipe de produção para garantir que as imagens capturem a essência do filme e ajudem na promoção e marketing do projeto. Esse workshop visa instrumentalizar fotógrafos para que tenham habilidades técnicas sólidas em fotografia, incluindo composição, iluminação e edição de imagem, além de uma compreensão do processo de produção cinematográfica para a realização da fotografia still.
Bio: O cineasta e fotógrafo Mamadou Diop vive e trabalha entre Dakar e outras cidades africanas. Diop também é um videojornalista muito experiente, tendo trabalhado para vários grupos de mídia em todo o mundo. Formado em audiovisual no Senegal, começou a trabalhar como diretor e editor, até se mudar para Cabo Verde para fazer seu mestrado em cinema e audiovisual, e para o Brasil para uma formação em direção de fotografia. Desde 2014, Mamadou vem expandindo seu olhar criativo na fotografia, trabalhando como diretor de fotografia em projetos como Canhão de Boca, de Angelo Lopes (Cabo Verde). Em 2020, ele dirigiu seu segundo curta-metragem no Senegal, Palanteer Mʼbedd, que também viajou para muitos festivais ao redor do mundo, sendo premiado no Brasil e na Costa do Marfim.
WORKSHOP | “Cinema e Realidade: Da Experiência ao Filme”
Data e hora: 18,19 e 20 de setembro de 2024, das 9hrs às 12hrs
Local: Cinemateca Brasileira (sala Oscarito) – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo
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Ementa: Como criar filmes que sejam uma extensão da nossa experiência do mundo? Como atravessar territórios pessoais onde o transpessoal inevitavelmente se manifesta? Quando a narrativa familiar, a história íntima, se torna “uma” entre “tantas” possibilidades? Como dar forma e estrutura aos nossos pensamentos no desenvolvimento de uma expressão para a escrita cinematográfica? Existem fatores condicionantes sociais, históricos, econômicos, culturais e políticos que influenciam as narrativas atuais? Através dessas perguntas, exploraremos diversas relações culturais onde o olhar está direcionado para tudo o que envolve o cinema do real, seu poder de ver o diferente e o indistinto, de exercer uma conquista de seu imaginário cultural e social.
Os objetivos desse mini curso são fornecer um método que facilite a análise na conformação da estrutura de uma história, a fim de contribuir para a formação de cineastas com alto domínio das habilidades técnicas e da linguagem estética; relacionar antecedentes e possibilidades expressivas relacionadas à poesia, à música e à pintura e sugerir algumas ferramentas para organizar as ideias de forma criativa, para nos ajudar no exercício de tradução da “realidade imediata” para a “realidade representada”.
Bio: Marcel Beltrán é um diretor e roteirista cubano que atualmente divide seu tempo entre São Paulo e Cuba. Seus filmes foram exibidos em renomados festivais internacionais como IDFA, Hot Docs, Locarno, MoMA Doc Fortnight e DOC NYC. Fundador da Mediocielo Films, professor da Escola Internacional de Cinema e Televisão de San Antonio de Los Baños (EICTV) e da Chavón, na República Dominicana, consultor de projetos em desenvolvimento e facilitador da sustentabilidade nas artes.
WORKSHOP | “Pesquisa para documentário: do roteiro à montagem”
Data e hora: 25 de setembro de 2024, das 19hrs às 21hrs
Local: ONLINE VIA ZOOM
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Ementa: A partir do documentário “Môa, Raiz Afro Mãe”, a aula tem como principal objetivo explorar e evidenciar a importância da pesquisa histórica, temática e de arquivos no desenvolvimento de documentários. A aula contará com a apresentação de trechos do documentário, permitindo que os alunos analisem seus elementos. Durante essa análise, haverá espaço para discussões, onde o diretor, roteirista e montador Gustavo McNair compartilhará suas experiências e as escolhas feitas ao longo da produção. Além disso, o produtor executivo e pesquisador Filipe Machado contribuirá com sua perspectiva sobre a pesquisa e a coleta de dados, ressaltando como esses aspectos influenciam a construção da história e a representatividade dos temas abordados.
Gustavo McNair é diretor, roteirista, e co-fundador da Kana Filmes, onde desde 2008 escreve e dirige conteúdos ligados à cultura e sustentabilidade. Hoje se dedica à criação e desenvolvimento de projetos autorais de documentário e ficção para cinema e streaming. Tem dois curtas-metragens premiados em 2017, “Conatus” e “Pintado”, cujas temáticas flertam com as artes plásticas, e já exibiu videoartes em galerias de Berlim e São Paulo. Em 2023 lançou o elogiado longa-metragem “Môa, Raiz Afro Mãe”, que ficou em cartaz por 8 semanas nos cinemas de todo o país, e foi premiado em festivais nacionais e internacionais.
Filipe Machado é produtor executivo e co-fundador da Kana Filmes. Formado em Cinema e pós-graduado em Produção Executiva e Gestão de Negócios pela FAAP, se especializou em Produção e Distribuição de Impacto para o Audiovisual. Desde 2006, produziu centenas de projetos publicitários e promocionais. Em 2017, lançou os curtas-metragens premiados “Conatus” e “Pintado”. Em 2022, estreou seu primeiro longa-metragem, “Môa, Raiz Afro Mãe”, escolhido como melhor documentário pelo público do “Inffinito Brazilian Film Festival”, onde atuou como produtor executivo e pesquisador.
WORKSHOP | “Uma história, três formatos: adaptação para Ficção, Documentário e Série”
Data e hora: 26 de setembro de 2024, das 19hrs às 21hrs
Local: ONLINE VIA ZOOM
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Ementa: Neste encontro, a produtora e roteirista Diane Maia proporciona uma visão detalhada e enriquecedora sobre o processo de adaptação da vida de Sidney Magal, um dos maiores ícones da música popular brasileira, para o universo audiovisual. Neste encontro, serão explorados os desafios enfrentados, as escolhas criativas e as estratégias narrativas que tornam possível a transformação de uma história real em três formatos distintos: um documentário, um filme de ficção e uma série para streaming. Cada um desses projetos carrega sua própria identidade, exigindo abordagens únicas para capturar a essência da trajetória Magal.
Bio: Diane Maia é produtora com mais de 12 anos de carreira. Na O2 Filmes, atuou em projetos como “Xingu” e “Lixo Extraordinário”. Como CEO da Paris Produções, produziu “Carrossel – O Filme” e “Carrossel 2”, alcançando mais de 6 milhões de ingressos. Liderando a AMAIA, seus filmes foram premiados em festivais internacionais, incluindo o International Amnesty Award no Festival de Berlim e o prêmio de Melhor Filme na Mostra de São Paulo em 2018 e 2021.