Formação Spcine Convida | Programação de Outubro

Comunicação SpcineFormação, Notícias

Confira, abaixo, a programação de outubro da Formação Spcine Convida.

MASTERCLASS | FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: BR LAB | “Encontro de gerações, uma conexão Cuba-brasil”, Com Eliseo Altunaga e Thiago Dottori 

Data e horário: 03 de outubro de 2024, das 18h30 às 20h30 

Local: Sesc 24 de Maio – R. 24 de Maio, 109 – República, São Paulo – SP, 01041-001 

Não é necessário inscrição. Com tradução simultânea do Espanhol 

Ementa: Uma conversa com o mestre Altunaga é uma aula de roteiro, cinema, história e vida. São conexões culturais carregadas de palavras apaixonadas, furiosas, irreverentes, assertivas e permanentes. Neste encontro de gerações, o roteirista Thiago Dottori entrevista esta lenda viva da EICTV.  

Bio: Eliseo Altunaga é formado em Letras e Literatura Hispânica, é o decano da Cátedra de Roteiro na EICTV. Entre seus trabalhos, destacam-se “La Invención de las Especies”, dirigido por Tania Hermida (Equador), vencedor do Prêmio Sloan Science on Screen em 2024; “O Conde”, dirigido por Pablo Larraín (Chile), vencedor do Leão de Ouro na categoria Melhor Roteiro em 2023; e “Una Mujer Fantástica”, dirigido por Sebastián Lelio (Chile), premiado com o Urso de Prata de Melhor Roteiro em 2017 e o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018. 

MASTERCLASS | FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: FESTIVAL CINE NA PRAÇA | “Cinema numa perspectiva transgressora Queer e Decolonial”, com Alexandre Mortagua, Deborah Zapata e Okofá 

Data e horário: 03 de outubro de 2024, das 19h às 21h 

Local: SESC Pinheiros (Praça) R. Pais Leme, 195 – Pinheiros, São Paulo – SP 

Não é necessário inscrição.

Ementa: Neste encontro, promovido pelo Festival Cine na Praça (festival esse que tem como objetivo central a produção do cinema LGBTQIA+ e negro, com conteúdos ativistas sobre temas caros a sociedade e lutas de direitos humanos), terá como pauta as provocações acerca da criação de novas estéticas que traduzam, através da semiótica, retratar o decolonial e queer, através da junção de diferentes formas de arte expressas através do audiovisual. 

Bio: Alexandre Mortagua é licenciado em Artes Visuais, formado em Roteiro para Cinema e TV e Produção Executiva para Cinema e TV pela Academia Internacional de Cinema. Dirije filmes desde 2015, inicialmente em colaboração com artistas, como Candy Mel, Jão, Lia Clark, Manu Gavassi, Davi Sabbag e Ah Mer Ah Su. Diretor dos longas “Todos nós cinco milhões” (2019) e “Quando o manto fala e o que o manto diz” (2023), que estreou na sala de video do MASP. 

Deborah Zapata é produtora executiva e galerista, à frente da Galeria Refresco, no Rio de Janeiro. 

Revoar Sabino é Okofá, originária em retomada e artista do corpo. 

WORKSHOP | “Memória, preservação, restauração e difusão de acervos”, com Eugenio Puppo 

Data e horário: 07 de outubro de 2024, das 19h às 21h.

Local: Online via zoom.

Acesse e faca a sua inscricao aqui:: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIvdeCtqj0sGNTX7Y7IN7-bk63l4whd9BYv 

Ementa: O encontro tem como objetivo abordar a importância da preservação, restauração e difusão de acervos audiovisuais, através do estudo de caso do filme “A Praga”, dirigido por José Mojica Marins e produzido e montado por Eugenio Puppo da Heco Produções. Voltada para cineastas, pesquisadores, estudantes e demais interessados na área, a aula irá explorar caminhos para estimular a preservação da memória do cinema brasileiro.  

Bio:  Eugenio Puppo é fundador da Heco Produções, produtora sediada em São Paulo desde 1994, tendo já realizado nove longas-metragens, onze curtas-metragens e três séries para TV. Realizou mais de 20 mostras de filmes, que incluem exposições, palestras, restauro de filmes, cópias novas em película 35mm e digitalização em 2K e 4K de filmes fora de catálogo. Produtor e montador de “A Praga” (2021), de José Mojica Marins, exibido em festivais como 55º Festival de Sitges e 40º Torino Film Festival. 

WORKSHOP | “Escrita colaborativa de roteiro para longa-metragem”, com Vanessa Fort e Iana Cossoy Paro 

Data e hora: 15 de outubro de 2024, das 19h às 21h 

Local: Online via zoom.

LINK: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZIkc-uupj4qHNLkmO_GYRfXiiR1_9RAbkC8 

Ementa: O workshop busca discutir os desafios e ganhos entre subjetividades e pontos de vista, metodologias possíveis e os ganhos do escrever junto para encontrar o coração da história de um filme de longa-metragem, através da experiência de Vanessa Fort e Iana Cossoy Paro.   

Bio: Vanessa Fort é roteirista, pesquisadora, consultora, produtora e documentarista. Atua na criação, desenvolvimento e produção de filmes e séries de televisão. Tem formação em rádio e tv, pós-graduação em antropologia e formação complementar em dramaturgia e filosofia, com cursos na EICTV/Cuba. É mestranda em educação na linha de artes, filosofias e resistências na UFMG.  É roteirista e diretora do documentário “Mães, abolicionistas penais” e está em fase de desenvolvimento e é co-roteirista e co-diretora do curta metragem de animação “Preciso te contar sobre mim”, em parceria com o Marcus Vinicius Vasconcelos e a Joyce Prado. É co-criadora e roteirista do “Mundo Ripilica”, no ar atualmente pelo Discovery Kids, TV Cultura,  Amazon Prime, Giga Gloob e Mango TV (China). É co-criadora e roteirista da primeira temporada da série “Franjinha e Milena em busca da ciência”, da Biônica Filmes, que está na HBO Max. 

Iana Cossoy Paro é roteirista, professora e consultora. Atual Diretora da Pós-graduação em Roteiro do Instituto Vera Cruz (SP) e da Maestría e da Residência da Cátedra de Roteiro da EICTV – Cuba. Mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP. Formada em Cinema pela EICTV. Consultora em laboratórios como e BrLab, CabíriaLab, Desde la Raiz, CaliLab e PanoramaLab.  Assina com Heloisa Passos e Tina Hardy o roteiro de “Eneida” (2022), com Sandra Kogut o roteiro de “Três Verões” (2019), com Marcelo Muller o longa “Eu te Levo” (2017) e com Graziela Mantoanelli “De Peito Aberto” (2018). Colaborou no roteiro de “As Duas Irenes” (2017), de Fabio Meira. Membra do Coletivo Vermelha, que estuda e promove ações relacionadas à participação e representação das mulheres no audiovisual. 

WORKSHOP | “Do curta ao longa-metragem: Adaptações nas diferentes durações”, com Chica Barbosa e Fernanda Pessoa 

Data e hora: 17 de outubro de 2024, das 19h às 21h 

Local: Online via zoom 

LINK: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZEpd-6oqT8uH9BCIqcj-TkzMCgCdQ8_4NGc 

Ementa: As diretoras Fernanda Pessoa e Chica Barbosa dividem o processo criativo que resultou no curta-metragem “Igual/Diferentes/Ambas/Nenhuma” e como o filme abriu caminhos e serviu de inspiração para a realização do longa-metragem “Vai e Vem”. 

Bio: Fernanda Pessoa é cineasta e artista visual brasileira, focada em documentário e cinema experimental. Doutoranda na ECA/USP, mestre na Sorbonne Nouvelle, dirigiu os longas Histórias que nosso cinema (não) contava, Zona Árida e Vai e Vem.  

Chica Barbosa é cineasta mexicano-brasileira radicada em Los Angeles, conhecida por sua narrativa híbrida e experimental, dirigiu os curtas “Ferroada”, “La Flaca “e os longas “Madrigal para um Poeta Vivo” e “Vai e Vem”. 

MASTERCLASS | FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: FESTIVAL CURTA SALTO | “Produção do primeiro filme: da ideia ao festival”, com Lilian Santiago 

Data e hora: 21 de outubro de 2024, das 19h às 22h 

Local: Online via Zoom

LINK: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZAvduygpj0jGtZ7UUsknmxCTVxLmAQLdMof 

Ementa: Esta masterclass tem como objetivo discutir o curta-metragem enquanto projeto cultural, abordando os ganhos e oportunidades que um projeto cultural pode proporcionar. Serão explorados o ciclo completo da produção cultural, desde a elaboração de um projeto audiovisual até sua execução prática. Além disso, serão apresentados exemplos de estratégias para captação de recursos, como parcerias, editais e concursos. A masterclass também irá detalhar as etapas da produção, o lançamento do filme e sua inserção no circuito de festivais, destacando a importância desses eventos para a visibilidade e sucesso da obra. 

Bio: Lilian Solá Santiago é documentarista, pesquisadora e produtora cultural. Pioneira do cinema negro brasileiro, nos anos 2000 participou do Grupo Cinema Feijoada e estreou na direção com o filme documentário “Família Alcântara” (2006, com Daniel Santiago). Desde então, dirigiu mais de uma dezena de filmes que retratam, de forma pioneira, temáticas negras e indígenas de um ponto de vista decolonial, premiados no Brasil e no Exterior. Também atua no Ensino Superior de Cinema há mais de vinte anos. Como pesquisadora, é bacharel em História, Mestre em Integração da América Latina e , Doutoranda em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicação e Artes, sempre pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente dirige projetos culturais em Salto-SP e está na pré-produção do filme documentário de longa-metragem “Pega a Laço”. 

MASTERCLASS | FORMAÇÃO SPCINE CONVIDA: FESTIVAL CURTA SALTO | “Distribuição de curtas-metragens no circuito de festivais”, com Flávia Rabachim 

Data e hora: 22 de outubro de 2024, das 19h às 22h 

Local: Online via zoom.

LINK: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZErduigqjgpG9NwiEUyYNjkhKDShFoiCKf1 

Ementa: Esta masterclass abordará em detalhes o processo de distribuição de curtas-metragens, com ênfase no circuito de festivais. Serão discutidos temas como: onde pesquisar festivais, as principais plataformas de inscrição, e quais materiais e informações são essenciais para inscrever seu curta. Também será destacada a importância do registro de direitos autorais da obra, além de uma análise sobre o tempo de vida de um filme no circuito de festivais. Serão apresentadas estatísticas sobre festivais audiovisuais no Brasil, com o objetivo de promover um pensamento estratégico sobre a exibição de curtas-metragens e a importância de conectar a sua história ao público certo. 

Bio: Flávia Rabachim é graduada no curso de Administração e Especialista em Produção Executiva. Profissional no mercado audiovisual brasileiro desde 2018, trabalha na divulgação de videoclipes e filmes curtos no circuito de festivais. Em 2020 foi responsável pela circulação do curta de animação “8 Patas”, dos diretores Fabrício Rabachim, Gabriel Barbosa e Pietro Nicolodi em 64 festivais nacionais, 15 festivais internacionais e vencedor de 09 prêmios e do curta “SEED” selecionado em 32 festivais e vencedor de 06 prêmios. Desde então, já trabalhou na exibição de mais de 15 curtas em festivais nacionais e internacionais, com diversas premiações. De 2019 – 2023, trabalhou com a distribuição de 32 projetos e teve como resultado 611 seleções em festivais e o total de 115 prêmios. Produtora Executiva em projetos variados, prestando consultoria na formatação / elaboração de projetos culturais e atuando na divulgação no circuito de festivais audiovisuais nacionais e internacionais. 

WORKSHOP | “Diversidade no set: a escolha dos personagens e da estrutura na condução narrativa”, com Pedro Henrique França 

Data e hora: 29 de outubro de 2024, das 19h às 21h 

Local: Online via zoom

LINK: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZcodeygrz0pG9V3o5O8-JOHei1oVer5ESv6 

Ementa: Na aula, falaremos sobre a importância da diversidade em set, do elenco de personagens à estrutura, na construção de narrativas que fortaleçam o papel da diversidade no cinema e na sociedade. Como esse processo impacta positivamente o resultado e a mensagem do filme numa sociedade – e num audiovisual – ainda tão sub-representada. 

Bio: Pedro Henrique França é diretor, roteirista, jornalista, ator e consultor. Assinou roteiros de programas de TV (“Esquenta”, “Estrelas”, “Que História é essa, Porchat?”) e a segunda temporada da série documental “Quebrando o Tabu”. Dirigiu e idealizou videoclipes premiados de Tulipa Ruiz, Liniker, Letrux, Majur e Illy. Seu longa de estreia, “Corpolítica” foi lançado nos cinemas em 2023, tendo passado por mais de 20 festivais e sido premiado como Melhor Documentário no Queer Lisboa e no Festival do Rio. 

WORKSHOP | “Raça, gênero e classe no cinema de horror brasileiro”, com Issis Valenzuela 

Data e hora: 31 de outubro de 2024, das 19h às 21h 

Local: Online via zoom.

LINK: https://us02web.zoom.us/meeting/register/tZ0pdeuprz4jEtzsYsXsYffbDh0Ty7l5QfEM 

Ementa: O workshop promoverá uma discussão aprofundada sobre as representações de raça, gênero e classe no cinema de horror brasileiro, com um olhar específico para as produções contemporâneas, realizadas a partir de 2010. Serão analisados como esses temas são retratados no gênero de terror, destacando a forma como as questões sociais, políticas e culturais se entrelaçam nas narrativas e estéticas do cinema brasileiro. A proposta é refletir sobre como o horror, além de entreter, pode ser uma ferramenta poderosa para questionar e criticar desigualdades, preconceitos e as dinâmicas de poder que atravessam a sociedade. 

Bio: Issis Valenzuela é diretora, roteirista e produtora de cinema. É sócia da Tabuleiro Filmes e formada em audiovisual pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atualmente está em pré-produção de seu primeiro longa como diretora, “Hater”, e produz o longa “Incubo”, escrito por Jaqueline Souza e dirigido por Renata Martins, ambos de terror. Também escreve seu mestrado na ECA-USP sobre raça, gênero e classe no cinema de horror brasileiro.