Praças, parques, viadutos. Cada canto de São Paulo é um cenário em potencial. Com pouco mais de um ano de atuação, a São Paulo Film Commission – setor da Spcine responsável por facilitar as filmagens na cidade – já contabiliza 4712 locações solicitadas.
Séries de TV, novelas, programas jornalísticos e de entretenimento, curtas-metragens, documentários, longas e publicidades são os formatos atendidos pelo setor. São cerca de 296 locações por mês.
Fizemos uma lista com os locais mais procurados pelas produtoras. De praças a centros culturais. E se você quiser mais informações sobre como filmar por aqui, acesse spcine.com.br/spfilmcommmission
Parque do Ibirapuera
Inaugurado em 1954, o parque é o local mais frequentado de São Paulo.
São 1,5 milhão de metros quadrados com pistas de cooper, ciclofaixas, bicicletários, quadras, os campos de futebol e os aparelhos de ginástica.
Agora, para os que vão em busca de cultura tem Pavilhão das Culturas Brasileiras, Museu Afro-Brasil, Fundação Bienal, Museu de Arte Contemporânea, entre outras opções.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana
Filmadas aqui: Malhação (novela, 2017)
Ponte Octávio Frias de Oliveira
Mais conhecida como Ponte Estaiada, ela foi fundada em 2008. Cruzando o Rio Pinheiros, a ponte tem 138 metros de altura e 1,6 mil metros de comprimento e é um dos principais cartões postais da cidade.
Endereço: Jardim Panorama – Pinheiros.
Filmadas aqui: Policia Federal (longa-metragem, 2017)
Praça Franklin Roosevelt
Queridinha dos skatistas, da galera do teatro, da dança, do circo. A praça, com seus 50 mil metros quadrados, foi fundada em 1970.
Endereço: Praça Franklin Roosevelt, s/n – Consolação.
Filmadas aqui: Marias (websérie, 2017)
Vale do Anhangabaú
Situada entre os viadutos do Chá e o Santa Ifigênia, o lugar é palco de manifestações, shows e cercadas de prédios, entre eles a Prefeitura de São Paulo e o Theatro Municipal.
Endereço: Corredor Norte-Sul, 1000 – Centro.
Filmadas aqui: Vade Retro (série de tv, 2017)
Viaduto do Chá
Construído em 1982, foi o primeiro viaduto da cidade de São Paulo. Com uma estrutura metálica trazida da Alemanha, o viaduto possui 204 metros de extensão.
Endereço: Viaduto do Chá – Anhangabaú – Centro.
Filmadas aqui: Lei do amor (novela, 2016-2017)
Galeria Olido
Polo cultural com características da década de 50. O local abriga uma sala de cinema, parte do Circuito Spcine, centros de informática, salas de ensaio e uma programação gratuita de exposições e espetáculos.
Endereço: Av. São João, 473 – Centro.
Filmadas aqui: PSI (série de TV, 2017)
Parque Povo Mário Pimenta Camargo
Ou simplesmente Parque do Povo, ganha destaque por alguns atrativos, entre eles um jardim sensitivo, em que pessoas com deficiência podem experimentar os aromas e texturas de plantas. E uma quadra poliesportiva com marcação especial para esportes paraolímpicos.
Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Chácara Itaim.
Filmadas aqui: Haja Coração (novela, 2016)
Praça Ramos de Azevedo
Famosa por abrigar o Theatro Municipal de São Paulo, o local foi inaugurado em 1911.
Endereço: Praça Ramos de Azevedo, 254 – República.
Filmado aqui: Axogun (série de TV, 2016)
Praça Antonio Prado
Conhecida anteriormente como Largo do Rosário, é famosa pelos seus quiosques e sua vista para as fachadas do Edifício Altino Arantes e Edifício do Banco do Brasil.
Endereço: Praça Antônio Prado, Sé.
Filmado aqui: Crime Time – Hora de Perigo! (websérie, 2016)
Parque Buenos Aires
Tombado pelo CONPRESP (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo) foi criado com o intuito de preservar a vista sobre o Vale do Anhangabaú, o parque foi projetado pelo arquiteto paisagista francês Bouvard.
Endereço: Av. Angélica, s/n – Higienópolis.
Filmado aqui: Negócio em Família (série de TV, 2016)