Seleção conta com três filmes da diretoria e roteirista paulistana, referência do documentário brasileiro
Plataforma gratuita pode ser acessada em todo território nacional pelo site www.spcineplay.com.br
São Paulo, maio de 2026 – A Spcine Play amplia seu catálogo de cinema brasileiro contemporâneo com a entrada da estante especial dedicada à diretora e roteirista Maíra Bühler. A seleção reúne três obras marcantes da trajetória da cineasta: “Elevado 3.5” (2007), “Ela Sonhou Que Eu Morri” (2010) e “Fios de Ovos” (2011), títulos que evidenciam seu olhar sensível para personagens atravessados pelas transformações urbanas, deslocamentos afetivos e quartões sociais contemporâneas.
Reconhecida nacional e internacionalmente, Maíra Bühler construiu uma trajetória consolidada no documentário brasileiro. Seu filme mais recente “Diz a Ela Que Me Viu Chorar”, circulou por alguns dos principais festivais de documentários do mundo e recebeu importantes premiações, entre elas Melhor Filme da Mostra Internacional do Festival Olhar de Cinema, Prêmio Especial do Júri no Festival de Havana, Melhor Filme Ibero-Americano no Festival Internacional de Cinema do Uruguai e o Library Prize no Cinéma du Réel.
Entre os títulos disponíveis na estante, está “Elevado 3.5” (2007), dirigido por João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorello. O documentário retrata a vida de pessoas que moram, trabalham e circulam ao longo do Minhocão, importante via elevada da região central de São Paulo, compondo um panorama efetivo e urbano da cidade.
Também integra a seleção o documentário “Ela Sonhou Que Eu Morri” (2010), codirigido com Matias Mariani, que acompanha estrangeiros presos no Brasil em um retrato singular e humano sobre deslocamento, pertencimento e globalização.
Fechando a estante, “Fios de Ovos” (2011), ficção dirigida por Maíra Bühler e Matias Mariani, apresenta o encontro entre dois personagens solitários em meio às transformações urbanas de São Paulo. O filme acompanha Irene e Alejandro, vizinhos aproximados pela abertura de uma avenida que altera radicalmente a paisagem e suas rotinas.
A estante especial já está disponível e pode ser acessada gratuitamente em todo o território nacional, através do link: https://www.spcineplay.com.br/
Filmes da estante Maíra Bühler na Spcine Play
Elevado 3.5
Direção: João Sodré, Maíra Bühler e Paulo Pastorelo
Brasil | 75 min | Documentário | 2007
Classificação indicativa: 10 anos
Sinopse: Documentário sobre a vida de pessoas que moram, trabalham e/ou circulam ao longo do Minhocão, via elevada que atravessa a região central de São Paulo.
Ela Sonhou Que Eu Morri
Direção: Maíra Bühler e Matias Mariani
Brasil | 77 min | Documentário | 2010
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: Um retrato invertido da globalização narrado por estrangeiros presos no Brasil. O documentário reúne histórias de vida marcadas pela capacidade humana de transformar experiências em narrativas.
Fios de Ovos
Direção: Maíra Bühler e Matias Mariani
Brasil | 50 min | Ficção | 2011
Classificação indicativa: 14 anos
Sinopse: A abertura de uma nova avenida em São Paulo aproxima duas janelas que antes não se viam: a de Irene, recém-chegada à cidade, e a de Alejandro, espanhol radicado no Brasil. Em meio às transformações urbanas, suas vidas passam lentamente a se entrelaçar.
Acesso a Plataforma
Acesse a Spcine Play em: https://www.spcineplay.com.br/
Acesso gratuito em qualquer lugar do Brasil.
Disponível para SmartTv, Celular, Tablets e Computadores.

