SPCINE POTENCIALIZA DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO AUDIOVISUAL PAULISTA NO FESTIVAL BERLINALE E NO EUROPEAN FILM MARKET

SpcineNotícias

Participação da empresa pública tem ênfase na geração de negócios e parcerias estratégicas para o desenvolvimento do setor audiovisual paulista.

A Spcine está presente no Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale) e no European Film Market (EFM) com uma missão clara: gerar negócios com resultados concretos e impacto econômico para a cidade de São Paulo, ao mesmo tempo em que fortalece sua atuação como plataforma pública de desenvolvimento do audiovisual paulistano no cenário internacional.

Por meio do programa de internacionalização Next Frame, a Spcine apoia a participação de 13 empresas paulistanas no mercado, em parceria com o ICAB. No eixo de promoção e exportação, a empresa também patrocina o Cinema do Brasil, compartilhando estande no EFM e estruturando um ambiente qualificado de negócios, com reuniões estratégicas e encontros com players internacionais relevantes.

Além disso, a Spcine apoia a participação de talentos profissionais no Berlinale Talents, por meio do programa Mirada Mundi, realizado pela APAN, fortalecendo a presença criativa e autoral de São Paulo em um dos mais prestigiados espaços de formação e networking do audiovisual mundial.

Destaques da presença paulistana na programação do Festival

A Berlinale também conta com forte presença de obras paulistanas em sua programação oficial:

  • “A Fabulosa Máquina do Tempo”, de Eliza Capai, filme de abertura da mostra Generation Kplus;
  • “Papaya”, de Priscilla Kellen, produção da Boulevard Filmes e Birdo Studio, primeira animação brasileira selecionada para a mostra Generation Kplus, com investimento da Spcine;
  • “Feito Pipa”, de Allan Deberton, coprodução da Biônica Filmes, selecionado para a mostra Generation Kplus.

A seleção dessas obras reafirma a potência criativa do audiovisual paulistano e o papel estratégico das políticas públicas de fomento na consolidação de trajetórias internacionais.

Agenda estratégica e articulação internacional

Durante o mercado, a equipe da Spcine — representada pela presidente Anna Paula Montini, pelo diretor de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Portela, e pela coordenadora internacional, Malila Ohki — cumpre uma agenda estratégica com mais de 20 players internacionais, buscando ampliar parcerias e oportunidades para o setor.

Estão previstas reuniões com instituições como Proimagenes (Colômbia), VIPO (Japão), KOFIC (Coreia do Sul), IMCINE (México), FFA (Alemanha), entre outras.

Além disso, a Spcine também focará na promoção da cidade como cenário de filmagens e de sua política de atração de produções por meio do Cash Rebate internacional, posicionando São Paulo como destino competitivo para coproduções e production services.

Inovação na estratégia de mercado

Como ação inédita, a Spcine patrocina uma atividade exclusiva de reuniões de negócios entre produtoras paulistanas e sales agents, em parceria com o Cinema do Brasil. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o posicionamento internacional dos filmes, ampliar sua circulação em festivais e mercados e consolidar a presença do audiovisual paulistano em diferentes regiões do mundo. Estão previstos encontros com instituições como Proimágenes (Colômbia), VIPO (Japão), KOFIC (Coreia do Sul), IMCINE (México), FFA (Alemanha), entre outras.