Spcine anuncia Gabriel Portela como novo Diretor de Desenvolvimento Econômico e reforça time de governança

SpcineNotícias

A Spcine, empresa de cinema e audiovisual da Prefeitura de São Paulo, vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, anuncia Gabriel Portela como novo Diretor de Desenvolvimento Econômico – cargo anteriormente ocupado por Ary Scapin. Simultaneamente, dois nomes chegam para reforçar a pasta: Deborah Piller, Superintendente do time de Planejamento Estratégico, e Mariane Cassarino, Superintendente de Gerenciamento Jurídico.

Portela é Mestre em Economia pela UFRGS e graduado em Administração pela UFSC, tendo 15 anos de experiência em gestão cultural e políticas públicas para o audiovisual. É consultor em políticas culturais, economia criativa e audiovisual, com atuação junto a órgãos públicos, entidades de classe e setor privado. Foi Secretário Municipal Adjunto de Cultura de Belo Horizonte (2017–2024), período no qual coordenou o programa BH nas Telas e implantou a Belo Horizonte Film Commission. Atuou como Secretário-Geral do Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura (2023–2024), chefiou a Assessoria Especial do Ministro da Cultura (2015–2016) e, em sua primeira passagem pela Spcine, Portela coordenou o desenvolvimento da Spcine Play, primeira plataforma pública de streaming do Brasil.

O novo Diretor retorna para a empresa a convite da Presidente Anna Paula Montini, com o objetivo de atuar no desenvolvimento da indústria de cinema e audiovisual da cidade, com foco no aprimoramento da SP film, atração de investimentos, e fortalecimento da cadeia produtiva. “A chegada [de Gabriel Portela] marca um novo momento para o departamento, determinado pela estratégia da minha gestão em oferecer planejamento e previsibilidade para o mercado audiovisual. Portela é um excelente profissional que, além de trazer para a Spcine sua experiência robusta e seu amplo conhecimento técnico, ainda possui olhar analítico para as necessidades da indústria cultural e do cinema dentro da gestão pública”, afirmou a presidente, que também agradeceu Ary Scarpin pelo trabalho exercido.

Em apresentação oficial, após a aprovação do seu nome pelo Conselho para assumir o cargo, Portela comentou: “Assumir a Diretoria de Desenvolvimento Econômico da Spcine é uma grande honra, especialmente em uma instituição que, em pouco mais de dez anos, já se consolidou como um verdadeiro patrimônio da política audiovisual brasileira. Nesse sentido, temos desafios muito claros: estabelecer uma estratégia integrada para o desenvolvimento da indústria audiovisual da cidade, garantir mais previsibilidade ao mercado, aprimorar o funcionamento da São Paulo Film Commission e atrair novos investimentos.”

Fortalecendo a diretoria de governança, atualmente dirigida por Luan Felipe, chegam também Deborah Piller, no time de Planejamento Estratégico; e Mariane Cassiano, no Departamento Jurídico.

Piller possui ampla experiencia em planejamento e coordenação de projetos. Possui formação em MBA em Gerenciamento de Projetos pelo Ibmec-RJ e graduação em Cinema pela PUC-RJ. Ao longo de sua carreira, Deborah trabalhou com desenvolvimento, implementação e acompanhamento de projetos nas áreas de produção audiovisual, educação, tecnologia e inclusão social, tendo passado por organizações como ONG Parceiros Voluntários, Instituto Verdescola, Comitê para a Democratização da Informática, Oi Futuro e Cecip.

Já Cassarino é advogada especialista em Direito Contratual, Direito Digital, Compliance e Direitos Autorais. Atuou em grandes instituições brasileiras dos setores educacional e cultural, como a Fundação Itaú, na qual esteve nas frentes de Privacidade e Proteção de Dados, Direito Contratual, Autorais e Marcas, além de participação em Editais de fomento como Rumos, Arte Como Respiro e Ocupações – atuando ainda na Gestão de projetos e Implantação de plataformas; além disso, esteve na Cogna Educação e na FTD Educação (Marista), nas quais lidou com demandas estratégicas do Jurídico, como LGPD, Licitações, Regulatório, Compliance e Contratos.

“A Spcine tem muito a ganhar com a Superintendência de Deborah e Mariane. O reforço do time de governança em áreas vitais como o Planejamento Estratégico e o Gerenciamento Jurídico certamente renderá muitos frutos nas ações da empresa para com todo o setor.” comenta a Presidente. “Seguimos na missão de garantir agilidade crescente na gestão dos recursos para estreitar ainda mais os laços entre agentes culturais e o poder público, potencializando a capacidade transformadora do mercado audiovisual em toda a cadeia produtiva de São Paulo”, concluiu Anna Paula Montini.