Carla Camurati, Ludmila Dayer e Bianca de Felippes participam de sessão especial com debate de “Carlota Joaquina, Princesa do Brazil” no Circuito Spcine CEU São Pedro

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Nesta quinta-feira, dia 7 de agosto, o Circuito Spcine CEU São Pedro, em São Paulo, recebe uma sessão especial de ‘Carlota Joaquina, Princesa do Brazil’, em parceria com a Spcine. O evento tem como objetivo apresentar o longa de Carla Camurati a uma nova geração de estudantes. Após a exibição do filme, às 10h, o evento contará com um debate com a diretora Carla Camurati, a atriz Ludmila Dayer e a produtora Bianca de Felippes, que vão conversar com o público presente sobre a versão remasterizada da obra que chega aos cinemas no dia 14 de agosto, em cópias acessíveis e restauradas digitalmente, com patrocínio da Petrobras. Dos 263 lugares disponíveis na sessão, 180 serão destinados para escolas públicas e a bilheteria será aberta à comunidade, com ingressos para retirada uma hora antes da exibição. O filme seguirá em cartaz no Circuito Spcine entre os dias 14 e 20 de agosto, em nas salas localizadas nos CEUs e no Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes. A programação completa pode ser consultada em https://www.circuitospcine.com.br/ .

Marco da Retomada do Cinema Brasileiro nos anos 1990, ‘Carlota Joaquina, Princesa do Brazil’ completa 30 anos em 2025 e retorna aos cinemas reafirmando sua atualidade e potência criativa. Ousado e irreverente, o primeiro longa dirigido por Carla Camurati e produzido por ela e por Bianca de Felippes conquistou o público com sua crítica bem-humorada à formação do Brasil, aliada a uma linguagem estética inovadora. O elenco é estrelado por Marieta Severo como Carlota Joaquina — vivida na infância por Ludmila Dayer —, Marco Nanini como Dom João, Marcos Palmeira como Dom Pedro I e Vera Holtz no papel de Maria Luísa de Parma.

A nova exibição alcançará os cinemas de dez capitais brasileiras. São elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Niterói, Porto Alegre, Belém e São Luiz.

A diretora Carla Camurati, que assina também o roteiro ao lado de Melanie Dimantas, destaca o humor, a ironia e a liberdade estética como marcas da obra, que convida o público a refletir sobre as origens do Brasil. “‘Carlota Joaquina, Princesa do Brazil’ fala com leveza de um país erguido sobre privilégios, acordos de conveniência e relações de poder — temas que, infelizmente, ainda ecoam na nossa realidade. O filme se reafirma como um retrato provocador da nossa história, mas também como um espelho, por vezes desconfortável, do presente.”

Camurati celebra não apenas os 30 anos do filme, mas também a oportunidade de ver sua primeira obra como diretora de volta às telonas: “É uma emoção profunda saber que meu primeiro longa vai reencontrar o público no cinema. Revendo-o hoje, percebo que continua pulsando com força surpreendente. A crítica e o tom satírico, que já eram ousados na época, talvez sejam ainda mais compreendidos pelas novas gerações. Vai ser lindo ver jovens, professores e famílias descobrindo — ou revendo — o filme no cinema, que para mim segue sendo o espaço ideal para a experiência coletiva da arte.”

A narrativa se passa entre o fim do século XVIII e o início do século XIX. Aos dez anos, Carlota Joaquina é prometida a João, de Portugal. Talentosa e instruída, a jovem princesa é aprovada pela corte espanhola e enviada a Lisboa, onde se depara com um destino bem menos glamouroso que o retratado nos quadros e protocolos da nobreza. João, de temperamento introspectivo, prefere o canto sacro e o cultivo de flores à companhia da nova esposa. Com a morte do príncipe herdeiro e o agravamento da saúde mental da rainha D. Maria I, o casal acaba elevado ao trono português. Em meio às turbulências provocadas pela Revolução Francesa e pelas ameaças de invasão napoleônica, a corte portuguesa realiza uma fuga histórica e silenciosa para o Brasil — episódio que marca uma reviravolta no destino da colônia e dá origem a uma nova fase da história luso-brasileira.

Para marcar a celebração, foi lançado um trailer do longa que resgata imagens da jovem Carlota em sua infância, expressando, com graça e irreverência, os talentos que logo seriam confrontados pelas estruturas de poder e pelas contradições do Novo Mundo. Assista aqui.

FICHA TÉCNICA

Direção: Carla Camurati

Produção Executiva: Carla Camurati e Bianca de Felippes

Roteiro: Carla Camurati e Melanie Dimantas

Argumento: Angus Mitchell e Carla Camurati

Fotografia: Breno Silveira

Produção de Arte: Bianca de Felippes e Richard Luiz

Cenários: Tadeu Burgos e Emilia Duncan

Figurinos: Tadeu Burgos, Emilia Duncan e Marcelo PIES

Mixagem: Cezar Migliorin e Marta Luz

Edição de Som: Virginia F Lopes

Som: Aluyzio Compasso

Músicas: André Abujamra e Armando Souza

ELENCO PRINCIPAL

Marieta Severo: Carlota Joaquina

Marco Nanini: D. João VI

Ludmila Dayer: Yolanda/Carlota menina

Brent Hieatt: Escocês

Maria Fernanda: D. Maria I

Marcos Palmeira: D. Pedro I

Eliana Fonseca: Custódia

Norton Nascimento: Fernando Leão

Beth Goulart: D. Maria Tereza

Antonio Abujamra: Pai

Bel Kutner: Francisca

Vera Holtz: Maria Luisa de Parma

Ney Latorraca: Debret

Maria Ceiça: Gertrudes

Sobre o Circuito Spcine

O Circuito Spcine é a maior rede pública de salas de cinema do mundo. São 32 espaços espalhados principalmente por bairros que não têm salas comerciais, com ingressos a preços fixos, de R$ 2 (meia-entrada) e R$ 4 (inteira) nos Centros Culturais, além de sessões gratuitas nas salas de cinema dos CEUs e do Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes.    

Criado em 2016, ele tem como missão democratizar o acesso ao cinema e dar mais espaço para o cinema nacional. Com mais de 2 milhões de espectadores desde o início do projeto, o Circuito Spcine conta com equipamentos modernos para garantir som e imagem de qualidade, oferecendo semanalmente uma programação diversa com filmes nacionais e internacionais.  

O programa Circuito Spcine oferece uma experiência total do cinema, com projetores digitais de alta tecnologia e programação regular e de qualidade. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao comercial. A programação conta com aproximadamente 200 sessões semanais.