
Debates sobre festivais de cinema, protagonismo indígena e regulação do setor audiovisual integram a programação do evento, que acontece na Cinemateca Brasileira
Atrizes Camila Pitanga e Bianca Comparato e o escritor Raphael Montes estão entre os convidados desta edição
De 25 a 27 de junho de 2025, acontece o 4º Fórum Spcine, consolidado como um dos mais relevantes espaços de debate e formulação de políticas públicas para o audiovisual brasileiro. Com o tema “Uma Década Transformando o Audiovisual e Inspirando o Futuro”, o evento é promovido pela Spcine, empresa pública da Prefeitura de São Paulo vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa.
Ao longo de três dias, o Fórum Spcine vai reunir especialistas nacionais e internacionais em mais de 40 atividades gratuitas, abordando temas como preservação da memória audiovisual, inovação tecnológica, cinema indígena, inteligência artificial e a potência das empresas públicas no setor na Cinemateca Brasileira, espaço icônico para o audiovisual brasileiro. Entre os convidados já confirmados no evento estão as atrizes Camila Pitanga e Bianca Comparato e o escritor Raphael Montes.
“Ao celebrar os dez anos da Spcine, reafirmamos o compromisso da cidade de São Paulo com o fortalecimento de políticas públicas estruturantes que projetam e impulsionam a indústria do audiovisual. O Fórum Spcine se consolida como uma plataforma estratégica de diálogo e articulação entre agentes do setor, poder público e sociedade civil, reunindo especialistas nacionais e internacionais. Seguimos dedicados a promover um ambiente audiovisual competitivo, inclusivo e alinhado às transformações contemporâneas,” afirma Lyara Oliveira, presidente da Spcine.
Destaques do dia 25 de junho
A abertura da programação do 4º Fórum Spcine destaca o papel dos festivais como vetores de transformação urbana e cultural. Às 10h30, o painel “A Cidade em Cartaz” reúne nomes como Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, Josiane Osório, presidente do Fórum Nacional dos Festivais, e Karlinne Cordeiro, educadora cultural e gestora pública, discutindo o impacto dos festivais de cinema nas cidades.
À tarde, a partir das 15h, o protagonismo indígena ganha destaque com o lançamento do Mapeamento do Audiovisual Indígena, seguido pelo painel “Vozes Originárias – Conhecimento, Território e Cinema”, com a participação de Melanie Hadley, integrante da comunidade Minegoziibe Anishinabe e vice-presidente de Indústria, Parcerias e Crescimento no Indigenous Screen Office (ISO), no Canadá, e do jornalista indígena Tácio Melo.
Ainda no dia 25, às 16h30, o painel “Cinema e Território – Narrativas Periféricas e a Construção da Memória Coletiva”, mediado pelo cineasta Lincoln Péricles (LK), discute o papel das periferias na construção de narrativas audiovisuais transformadoras.
Encerrando a programação temática do dia, a masterclass “Histórico da Regulação e Políticas Públicas do Audiovisual Brasileiro”, às 18h30, propõe uma análise crítica das políticas públicas do setor, com a jornalista Ana Paula Sousa e a economista Luana Rufino, destacando os desafios e caminhos para uma regulação mais inclusiva e conectada à realidade do setor.
Às 20h, a programação segue com a Cerimônia de Abertura do Fórum, que celebra os dez anos de existência da Spcine. A atividade contará com um painel reunindo os ex-presidentes da Spcine Alfredo Manevy, Maurício Ramos, Laís Bodanzky e Viviane Ferreira para revisitar marcos importantes da empresa e fazerem uma reflexão sobre caminhos para o desenvolvimento do setor audiovisual paulistano. A mediação é de Lyara Oliveira.
Destaques do dia 26 de junho
O segundo dia do Fórum amplia o debate em torno de políticas públicas, acesso ao cinema, dados para decisões estratégicas, coproduções internacionais e sustentabilidade no audiovisual a partir do eixo temático “Transformações e Desafios”.
Às 10h, o painel “Salas Especiais de Cinema – Políticas de Acesso e Democratização” promove uma reflexão sobre o papel das salas públicas de cinema e de iniciativas voltadas à democratização do audiovisual. Participam da conversa Marden Machado, jornalista e curador do Cine Passeio, e Leandro Pardí, superintendente de Inovações e Políticas do Audiovisual da Spcine.
Na sequência, às 10h50, ocorre o Lançamento do Estudo de Impacto e Perfil de Público do Circuito Spcine, realizado pela FIPE, com mediação de Emiliano Zapata, diretor de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, e Leandro Pardí. A apresentação vai revelar dados inéditos sobre a audiência das salas públicas de cinema da Prefeitura de São Paulo, seus efeitos sociais e perspectivas para 2025.
Às 12h, o painel “Cooperações Internacionais para o Fortalecimento do Setor Audiovisual”, com mediação de Ary Scapin, diretor de Desenvolvimento Econômico e Parcerias Estratégicas da Spcine, reúne, entre outros convidados, Gisella Previtali, presidente da Agência do Cinema e do Audiovisual do Uruguai, Rachel do Valle, diretora de Programas do Projeto Paradiso, para uma discussão acerca de parcerias entre países e o papel da diplomacia cultural no desenvolvimento do setor.
Entre 12h30 e 14h, o painel “Formação e Dados – Decisões Estratégicas Baseadas em Evidências” propõe um debate qualificado sobre como estatísticas e estudos concretos podem embasar políticas de formação profissional. Participam da conversa Lorenna Montenegro, crítica de cinema, jornalista e professora, Jenifer Botossi, coordenadora de Economia Criativa do Sebrae-SP), Patricia Barcellos, diretora de Políticas e Regulação da Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, e Victor Callil, diretor administrativo do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). A mediação é de João Andrade, produtor-executivo, curador e professor.
Às 15h, a série Tremembé, do Amazon MGM Studios, será o centro do painel “Tremembé – O Que Acontece Quando Todo Mundo Cria Junto”, que discute a produção audiovisual colaborativa viabilizada por políticas públicas. Participam Bianca Comparato (atriz), Vera Egito (cineasta e diretora), Julia Priolli, Head de Séries da Amazon Studios Brazil, e Ulisses Campbell (roteirista e jornalista), com mediação de Emiliano Zapata.
Às 16h30, o painel “Do Local ao Global – Construindo Pontes para o Audiovisual Brasileiro” discute a importância das missões internacionais para a projeção de filmes e talentos brasileiros no exterior, com Luis Zaffaroni, diretor-executivo do DOC- SP, Marcio Miranda Perez, coordenador de Programação do Kinoforum, e Morris Kachani, gerente executivo do Sindicato da Indústria do Audiovisual do Estado de S. Paulo e do Cinema do Brasil, programa de internacionalização do audiovisual brasileiro e Fernanda Lomba, diretora-executiva do NICHO 54. A mediação é de Barbara Trugillo, superintendente de Desenvolvimento de Mercado e Articulação Setorial da Spcine.
Simultaneamente, às 17h, o painel “Audiovisual Conectado – Como a Internet Redesenha o Consumo de Conteúdo” reúne nomes como Rafa Dias, diretor geral da DiaTV, Claudine Beyma, diretora geral do Kwai Brasil, e Gabie Fernandes, apresentadora, escritora e podcaster, com mediação da jornalista e apresentadora Martchela, para refletir sobre o impacto das plataformas digitais na produção e circulação do audiovisual. Às 18h30, a Masterclass “Produção Sustentável – Planejamento e Práticas no Audiovisual” abordam estratégias para reduzir o impacto ambiental das produções. Felipe Gandolfi Tomasi, cofundador da Regera Mundo, Thiago Taboada, cofundador do Verde Mídia.
Encerrando o segundo dia, às 20h, o painel “Conexões Criativas – O Audiovisual Coreano e os Novos Diálogos com o Brasil” discute o impacto global da produção coreana e as possibilidades de intercâmbio com o Brasil. Os convidados do painel incluem o Sr. Kim Hyounsoo, representante da Korean Film Council (KOFIC), Isabel C., da (Korea Creative Content Agency (KOCCA), e Dong Hyun, do Centro Cultural Coreano. Também participa Lygia Barbosa, produtora contemplada no programa de fomento da KOCCA. A mediação é de Malila Ohki, coordenadora de Internacional da Spcine.
Destaques do dia 27 de junho
Com o eixo Projeção e Inovação, o terceiro e último dia do Fórum Spcine consolida o olhar para o futuro do audiovisual brasileiro, com foco na articulação federativa, inovação tecnológica, infância, regulação, coproduções e o impacto de políticas públicas como o Cash Rebate SP.
Às 10h, o painel “Audiovisual em Rede – A Potência das Empresas Públicas no Audiovisual Brasileiro” abre os trabalhos reunindo representantes de empresas públicas estaduais e municipais. A conversa vai contar com as participações Paulo Roberto, gerente de Divisão do Audiovisual da Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE) , Daniel Celli, coordenador da Rio Film Commission, e Pola Ribeiro, diretor do Museu de Arte da Bahia, para uma discussão sobre o papel estratégico dessas instituições no fortalecimento da indústria nacional. A mediação é de Luan Felipe, diretor-executivo da Spcine.
Às 11h, a atenção se volta à formação de público com o painel “O Futuro da Formação de Público Está na Infância”, mediado por Beth Carmona, diretora geral do Comkids. O encontro reúne especialistas como Maria Angela de Jesus, presidente da Fundação Padre Anchieta, Luiza Lins, diretora do Fórum de Festivais e Patricia Zavala, coordenadora da Área Educativa da Sala Zitarrosa, em Montevidéu, Uruguai, e Kety Fernandes Nassar, curadora da Itaú Cultural Play, para refletir sobre políticas e conteúdos voltados às crianças como base da sustentabilidade do setor.
A preservação audiovisual entra em pauta com o painel “Tecnologia e Inovação na Proteção e na Memória do Audiovisual”, às 12h, com mediação de Guilherme Saviolli, coordenador de Preservação de Filme da Cinemateca Brasileira, e convidados internacionais como Brice Amouroux, vice-chefe do Departamento de Tecnologias do Institut national de l’audiovisuel, na França, e Paolo Tosini, consultor em preservação e restauração de filmes do Archivo General de la Nación da República Dominicana e o Archivo Distrital da Colômbia.
Às 14h, um dos cases de maior repercussão do setor audiovisual ganha análise aprofundada: o painel “Beleza Fatal e o Impacto Econômico do Cash Rebate São Paulo” traz nomes como Geórgia Costa Araújo, produtora e diretora da Coração da Selva, Maria de Médicis, diretora da novela Beleza Fatal, e Renata Rezende, responsável pela produção dos conteúdos originais de ficção do grupo Warner Bros. Discovery no Brasil, e Ana Carolina Araújo, coordenadora da São Paulo Film Commission, para discutir os bastidores da produção da novela da Max, filmada em São Paulo com incentivos do Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo.
A partir das 16h, o painel “Desafios das Novas Legislações – Impactos e Adequações no Audiovisual Brasileiro” debate a atualização das normas jurídicas diante das transformações do setor. A conversa será mediada pela produtora Débora Ivanov e terá a participação de Tatiana Carvalho Costa, presidente da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (APAN).
Já o painel “Audiência Conectada – Como a Internet Impulsionou Beleza Fatal”, às 18h, da Sala Grande Otelo, traz nomes como a atriz Camila Pitanga, o escritor Raphael Montes e Clara Volpi, diretora de Marketing da Warner Bros. Discovery, para debaterem com a apresentadora Foquinha o impacto das redes sociais na estratégia de lançamento e engajamento da novela.
Já na Sala Oscarito, às 18h30, acontece o painel “Uma Indústria em Construção – A Força das Coproduções Nacionais”, abordando o fortalecimento da produção independente e a colaboração entre produtoras em diferentes regiões do país. A conversa terá as presenças de Marcio Yatsuda, presidente da Movioca Content House, e Jussara Locatelli, sócia da Realiza Vídeo, Diane Maia, CEO da Amaia Produtora, Vania Lima, diretora de Conteúdo e Estratégia do Grupo Têm Dendê, Ana Saito, produtora-executiva da Gullane, e Jorane Castro, CEO da Cabocla Filmes.
O evento se encerra oficialmente às 20h, com a Cerimônia de Encerramento: Projeções para o Audiovisual Brasileiro – Reflexões e Compromissos, que apresentará a Agenda de Prioridades construída ao longo dos três dias e contará com falas de representantes da Spcine, do poder público e da sociedade civil.
TRANSMISSÃO SPCINE PLAY
O público de todo o Brasil poderá acompanhar as atividades das salas Grande Otelo e Oscarito por meio da plataforma de streaming Spcine Play. Essa transmissão amplia o alcance do evento, permitindo que profissionais, estudantes e entusiastas do audiovisual de fora de São Paulo participem da programação e acompanhem os debates e painéis em tempo real, de forma gratuita e acessível.
TRANSPORTE GRATUITO
O Metrô de São Paulo é o transporte oficial do 4º Fórum Spcine. Para facilitar o acesso ao evento, serão disponibilizadas vans de traslado da Estação Vila Mariana do Metrô até a Cinemateca Brasileira, a partir das 9h, em todos os dias de programação. A última van retorna da Cinemateca às 20h30. Para encontrar o ponto de saída das vans, basta seguir as sinalizações do Fórum Spcine dentro da estação e localizar os monitores uniformizados com camisetas pretas com o logo Spcine 10 anos, que estarão posicionados na área externa do metrô. A iniciativa visa garantir mais comodidade aos participantes, incentivando o uso do transporte público e promovendo a inclusão no evento.
A programação completa e as inscrições gratuitas podem ser consultadas no site oficial do evento:forumspcine.com.br
Sobre a Spcine
A Spcine é uma empresa pública de fomento ao audiovisual vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa da Cidade de São Paulo. Atua no desenvolvimento, financiamento e implementação de políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias, com foco em valorizar o potencial econômico, cultural e social do audiovisual paulista.
Serviço:
O que: 4º Fórum Spcine
Onde: Cinemateca Brasileira – Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo.
Quando: 25 a 27 de junho de 2025
Quanto: Grátis
Confira a programação em: forumspcine.com.br