Spcine marca presença no European Film Market, em Berlim, com forte apoio ao audiovisual paulistano

Comunicação SpcineInternacional, Notícias

Entre os dias 13 e 19 de fevereiro, a Spcine participa do European Film Market (EFM), evento de mercado do Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale), um dos mais prestigiados eventos cinematográficos do mundo. A iniciativa da empresa, em parceria com o Cinema do Brasil, conta com o apoio à internacionalização do audiovisual paulistano, levando 16 profissionais e representantes de empresas e quatro produções da cidade para o festival, com o objetivo de promovê-las no cenário global, sendo a maior delegação que a empresa levou ao festival. 

Apoio A Empresas Paulistanas

Dentre as principais ações da Spcine no festival, está o apoio a oito empresas paulistanas, que terão a oportunidade de estabelecer conexões no European Film Market (EFM) e em outras frentes da Berlinale. As empresas selecionadas são Tabuleiro Filmes, Singular Mídia & Conteúdo, Fistaile (Sala Amarela), FJ Produções, Multiverso Produções, Pinguim Content, Zero Grau Filmes e Agalma. Cada uma delas foi selecionada através de chamamento e  será representada pelos seus respectivos profissionais, que poderão apresentar seus projetos, buscar parcerias e expandir suas redes de contato.

Berlinale Talents 

Além disso, quatro profissionais paulistanos foram selecionados para o Berlinale Talents, um programa que reúne cineastas emergentes do mundo todo. Entre eles está Juliano Castro, montador formado na FAAP, com especialização em Cuba e na Alemanha e vasta experiência em produções nacionais e internacionais. Também participa Rosa Caldeira, cineasta da periferia de São Paulo, co-idealizador do Festival Perifericu, que destaca narrativas LGBTQIAPN+ e faveladas. A produtora Margarida Serrano, da Aruac Filmes, traz sua experiência na produção de documentários e ficções premiadas, enquanto João Marcos de Almeida, montador e roteirista com mais de cem filmes no currículo, reforça sua trajetória de destaque no cinema independente brasileiro.

Toolbox 

Outro espaço importante para os projetos brasileiros no festival é o  Toolbox, iniciativa de diversidade e inclusão do European Film Market. Dois produtores paulistanos participam desta edição: Caique Ferreira, gerente de produção da CUP Filmes, que leva ao evento o longa “O Rio de Lágrimas Corre pelo Vale do Amor”, e Carine Giovana, diretora e roteirista do documentário “Between Wheels/Entre Ruedas”, uma coprodução entre Brasil e Cuba que explora o impacto do esporte na vida de crianças e jovens.

Apoio à Internacionalização de Obras paulistanas 

A Spcine também apoia a exibição de quatro filmes paulistanos no festival, ampliando a visibilidade da cinematografia da cidade. Entre eles está “Anba Dlo”, de Luiza Calagian e Rosa Caldeira, que integra a Mostra Competitiva de Curta-Metragem com exibição no dia 17 de fevereiro, às 18h30, e narra a jornada de uma bióloga haitiana em Cuba. No Fórum Especial Berlinale, no dia 19 de fevereiro, às 18h30, será exibido “Iracema – Uma Transa Amazônica”, clássico de Jorge Bodanzky e Orlando Senna que denuncia os impactos da Transamazônica na Amazônia e em seus habitantes. 

Foto Divulgação “Anba Dlo” (Créditos: Raydel Estradabreu)

Já na seção Generation K Plus, destinada a filmes voltados ao público jovem, está “De Menor”, de Caru Alves de Souza, que aborda os desafios de uma defensora pública na relação com um adolescente infrator, com exibição no dia 19 de fevereiro, às 16h. Completando a seleção, “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, será apresentado em uma sessão especial no dia 14 de fevereiro, às 14h, trazendo a história de uma catadora de recicláveis que busca proteger seus filhos da violência doméstica.

Foto Divulgação “A Melhor Mãe do Mundo”

Co-Production Market 

A presença brasileira na Berlinale se estende ao Co-Production Market, um dos mais importantes eventos para coproduções internacionais. Neste ano, dois projetos paulistanos foram selecionados: “The Funeral”, de Carolina Markowicz, produzido pela Biônica Filmes, e “The Serpent”, de Diogo Hayashi, representado por Julia Alves, produtora da Quarta-feira Filmes. Ambos buscam parceiros para viabilizar sua produção em escala global.

Painel Cinema do Brasil 

Outro painel importante com a participação da Spcine e Cinema do Brasil será “Brazilian Cinema Worldwide: Initiatives of Internationalization”, no dia 14 de fevereiro, às 15h. A mesa conta com a presença de Lyara Oliveira, presidente da Spcine; André Sturm, presidente do Cinema do Brasil; Marília Marton, secretária de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, e moderação de Julia Saluh, gerente executiva do InvestSP. 

Painel AfroBerlin

Complementando a programação, a convite do AfroBerlin, plataforma de networking no European Film Market (EFM) durante a Berlinale, a Spcine estará presente em um painel, no dia 17 de fevereiro, às 10h. Com mediação de Paula Essam, a mesa contará com a presença de Lyara Oliveira, presidente da Spcine, ao lado de outras importantes figuras do audiovisual internacional, como Betty Sulty-Johnson (Habebo Studios, França), Chioma Ude (African International Film Festival, Nigéria) e Dana Sims (agente de talentos nos EUA).

Berlinale Series Market

Além disso, a Spcine celebra a seleção da série “Sutura”, da Boutique Filmes, para o Berlinale Series Market. Contemplada pelo programa Cash Rebate de São Paulo, a produção paulistana terá sua exibição no mercado de séries de Berlim no dia 17 de fevereiro, às 12h. 

Estande 

Por fim, a Spcine também estará presente no estande do Cinema do Brasil, localizado no Gropius-Bau, stand #152, para encontros e trocas profissionais. 

Segundo Lyara Oliveira, presidente da Spcine, “a internacionalização do audiovisual paulistano é uma estratégia essencial para fortalecer a presença da nossa produção no cenário global, ampliar oportunidades para talentos e atrair investimentos para a cidade. Neste ano, a participação da Spcine no European Film Market e na Berlinale ganha um significado ainda mais especial, pois celebramos 10 anos de uma trajetória dedicada ao fomento, à inovação e à construção de pontes entre São Paulo e o mundo. Estar nesses espaços reafirma nosso compromisso em posicionar São Paulo como um polo estratégico e dinâmico para o audiovisual internacional.”

Sobre a Spcine 

Fundada em 2015, a Spcine é uma empresa pública vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo, dedicada ao fomento do audiovisual paulista. Sua atuação abrange cinema, TV, games e novas mídias, promovendo o potencial criativo e econômico do setor, além de reforçar o impacto cultural e social das produções no estado de São Paulo. 

Sobre o Cinema do Brasil

Estabelecido em 2006 pelo Sindicato da Indústria Audiovisual do Estado de São Paulo (SIAESP), em colaboração com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), o Cinema do Brasil é um programa único dedicado à promoção internacional das produções audiovisuais brasileiras.

O Cinema do Brasil representa, com orgulho, mais de 100 associados, incluindo produtores de filmes, distribuidores e festivais de 14 estados diferentes, abrangendo todas as 5 regiões do Brasil. Essa rede diversa permite que o programa mostre uma ampla variedade de vozes e histórias de todo o país, contribuindo para a riqueza e diversidade do cinema brasileiro no cenário internacional.