Encontros, painéis e apoio à participação de profissionais e empresas paulistanas contemplam as ações no evento
De 27 de novembro a 01 de dezembro de 2023, a Spcine marca presença no Ventana Sur, o mercado audiovisual mais importante da América Latina e que acontece anualmente em Buenos Aires, na Argentina. Ao longo desses cinco dias, a Spcine terá agenda intensa no evento com foco na promoção internacional da São Paulo Film Commission, prospecção de novos investidores audiovisuais da cidade de São Paulo e ampliação de networking com empresas e instituições de diversos países.
Para esta edição que tem o Brasil como país homenageado, a Spcine apoia a participação de uma delegação composta por integrantes da Rede Afirmativa Spcine, além de profissionais de empresas e entidades representativas do setor audiovisual paulistano. Entre os destaques da programação neste tradicional mercado, está o painel “Panorama do audiovisual brasileiro e oportunidades de colaborações com São Paulo”, no dia 27 de novembro, às 16h.
Com mediação de Luiz Toledo, diretor de Investimentos e Parcerias Estratégicas da Spcine, a conversa vai abordar com um dos temas principais o Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo, destacando os principais resultados dessa política de Cash Rebate pioneira em todo o país.
Já a mesa “Diversidade, Paridade e Igualdade no Audiovisual Ibero-Americano”, no dia 30, às 11h, reúne representantes da Argentina, Espanha, Colômbia e México para um pensamento colaborativo em rede para mulheres da indústria audiovisual ibero-americana. A moderação será de Lyara Oliveira, diretora de Inovação e Políticas do Audiovisual da Spcine, que neste mesmo dia, às 14h, fará a mediação do painel “Rede Afirmativa Spcine: a importância das ações afirmativas no audiovisual”, que vai debater a importância da diversidade e pluralidade no setor por meio de políticas públicas para a inserção de mais mulheres, pessoas negras, indígenas, trans e PCDs no audiovisual.
Apoio a empresas e instituições paulistanas
Em relação ao apoio da Spcine às empresas e instituições paulistanas, as iniciativas contemplam o programa “Histórias que Viajam”, criado para promover a adaptação de roteiros para coproduções, culminando em apresentações de projetos no programa El Principio del Film da Ventana Sur em parceria com o Projeto Paradiso.
Além disso, a Spcine patrocinará a internacionalização de produtoras paulistas em parceria com Bravi/Brazilian Content, além da assistência em conjunto ao Cinema do Brasil para diversas empresas promoverem São Paulo por meio de painéis, exibições de filmes e eventos de networking.
Já o patrocínio do Mais Mulheres visa a fomentar discussões sobre o trabalho das mulheres tanto no Brasil quanto na América Latina. Há ainda apoios institucionais ao DOCSP, visando potencializar o networking com instituições junto a projetos documentais, e ao FANTLATAM Gran Prize, destinado a um projeto de cinema fantástico da seleção do Ventana Sur.
Com um interesse marcado em estabelecer parcerias dentro do mercado latino-americano, a Spcine está dedicada a posicionar São Paulo como a sede inaugural da Rede de Comissões de Cinema da América Latina e do Caribe (LACFCN). Reconhecendo a posição do Brasil como um dos líderes na região latino-americana, a Spcine acredita que este momento da indústria audiovisual brasileira possui um imenso potencial para projetos colaborativos notáveis com parceiros da região.
Para potencializar as relações profissionais e a possibilidade de negócios, a Spcine terá um estande no Ventana Sur que, além de ser um espaço de convivência e de divulgação das ações da empresa, também poderá ser utilizado pelas instituições paulistanas presentes no Ventana Sur para reuniões com profissionais de diversas partes do mundo.
“Estamos super empolgados com a nossa participação no Ventana Sur, que é um holofote extremamente importante para a economia criativa da América Latina. Por isso, pensamos em ações e apoios institucionais que demonstram o potencial político, econômico e social do audiovisual paulistano, mas que também contribuem na construção de políticas públicas que atendam às demandas do mundo contemporâneo, declara Viviane Ferreira, presidente da Spcine.
Pesquisa de “Impacto Socioeconômicos do Setor Audiovisual Paulistano” aponta que o setor em São Paulo contribui com aproximadamente R$ 5,18 bilhões para o Produto Interno Bruto (PIB) e R$ 4,85 bilhões para o PIB municipal. Além disso, o audiovisual paulistano impacta positivamente na geração de 57,6 mil vagas de emprego no Brasil.
Sobre a Rede Afirmativa Spcine
Desde 2019, a Spcine insere políticas afirmativas no processo seletivo dos editais de fomento e ações de formação. Na busca por incentivar ainda mais esse diálogo e, principalmente, fortalecer profissionais e estudantes beneficiados pelas ações afirmativas da Spcine, nasce a “Rede Afirmativa”.
Formada atualmente por cerca de 200 profissionais, a Rede Afirmativa da Spcine aposta na importância da diversidade e pluralidade no setor audiovisual e busca incentivar a participação de profissionais e estudantes que enfrentam desigualdades e barreiras de acesso ao setor.
Quem são os participantes da Rede Afirmativa:
– Participantes dos programas de formação da Spcine selecionados por meio de ações afirmativas;
– Profissionais contemplados nos editais de fomento e internacionalização que receberam pontuação nas ações afirmativas da Spcine;
– Organizações e entidades patrocinadas/parceiras que têm como foco principal uma ou mais ações afirmativas.
Sobre o Cash Rebate
Ação pioneira no Brasil, o programa de Cash Rebate foi lançado em 2021 e o sucesso dessa primeira edição do programa possibilitou o surgimento de outras ações correlatas pelo país. A iniciativa, inclusive, foi considerada pela consultoria Olsberg-SPI como uma das mais modernas do mundo por contemplar cláusulas que estimulam à sustentabilidade, à diversidade na equipe e por ter cobertura para a equipe no caso de uma produção impactada pela pandemia de COVID-19.
Em 2022, foi lançada a segunda edição do Cash Rebate, rebatizada de Programa de Atração de Filmagens à Cidade e ao Estado de São Paulo, contando com quatro vezes mais recursos em uma iniciativa inédita entre Prefeitura de São Paulo e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa de São Paulo (SECEC). No total, foram investidos R$40 milhões com o objetivo de atrair produções cinematográficas de grande alcance internacional. Essa última edição, já selecionou quatro obras para o módulo 2, enquanto o módulo 1, voltado a obras internacionais realizadas em sistema de coprodução ou prestação de serviços de produção, segue com inscrições abertas.
Sobre o Ventana Sur
O Ventana Sur é o mercado de conteúdo audiovisual mais importante da América Latina e presença obrigatória na agenda de distribuidores e compradores da indústria internacional. Organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais (INCAA) e pelo Marché du Film – Festival de Cinema de Cannes, Ventana Sur reúne todos os diferentes atores da indústria audiovisual para promover a coprodução, financiamento e distribuição internacional de conteúdo latino-americano.
O evento recebe anualmente 3.000 participantes credenciados, incluindo mais de 250 compradores e vendedores dos cinco continentes, além de representantes das mais importantes redes e plataformas internacionais. No mercado, eles podem se reunir com produtores de conteúdo em conferências de negócios, pitchings e reuniões one-on-one; também têm acesso a mesas redondas, ações específicas para produtores com projetos em desenvolvimento, workshops, palestras e conferências sobre temas atuais, com visão de futuro.