Renovando a parceria realizada desde 2018 com a Spcine, o Music Video Festival lança o concurso m-v-f- future talents by spcine 2019, que oferece a chance de novos talentos femininos assumirem funções criativas na realização do videoclipe da música “Bédi Beat”, da cantora Duda Beat (Recife). São elas: Direção, Direção de Fotografia, Direção de Arte e Figurino. Todas as funções serão realizadas sob a tutela da diretora Ariela Dorf e equipe criativa da produtora Stink Films. As inscrições, gratuitas, estão abertas – a cerimônia que marcou o pontapé inicial foi durante o Rio2C -, e poderão ser realizadas através do site www.musicvideofestival.com.br, até 17/05/2019. Para concorrer, as candidatas deverão ser necessariamente do sexo feminino, e não ter realizado nenhum clipe profissional e nenhum trabalho audiovisual comercial até 2 anos antes do anúncio das inscrições.
Nascida em Recife, terra do Manguebeat e de importantes tradições musicais, Duda Beat lançou em abril de 2018 seu primeiro álbum, “Sinto Muito”, com influências regionais nordestinas e muito pop, que já soma mais de 12 milhões de plays somente no Spotify, e no qual consta a música “Bédi Beat”. Prêmio Revelação na categoria Música Popular pela APCA 2018, Duda se apresentou recentemente no Lollapaloza Brasil, com ótima repercussão de público e crítica.
Em 2018, o programa realizado em parceria com a Spcine deu origem ao clipe “Cira, Regina e Nana“, do cantor Jaloo. Neste ano, a equipe criativa envolvida com o projeto é 100% feminina, desde a artista até a diretora e os novos talentos. “Este será o quinto clipe realizado através do Music Video Festival, com o objetivo de promover a inserção de novos talentos no mercado. Em quase todas as realizações anteriores, os talentos acabaram sendo absorvidos pelas produtoras parceiras, e daí para outros trabalhos, o que nos mostra que as apostas são genuínas. E isso para a gente é o melhor resultado que podíamos ter”, diz Lia Vissotto, idealizadora e diretora do Music Video Festival.
“O apoio da Spcine e a parceria com produtoras com um trabalho de qualidade garantida na área de videoclipes são essenciais para a realização do prêmio, além, é claro, do suporte de artistas que nos confiam suas músicas para a ação. É uma configuração interessante para todos”, complementa Lia.
Após análise do material das candidatas por uma equipe formada por representantes do Music Video Festival, Duda Beat e Stink Films, as vencedoras serão anunciadas no site e redes sociais do Music Video Festival no dia 24 de maio, devendo estar disponíveis para a realização do projeto conforme datas no regulamento. As vencedoras receberão uma ajuda de custo para a participação no projeto em São Paulo, mas não serão remuneradas pelas funções desempenhadas.
“A iniciativa do MVF é linda, urgente e necessária. Quando nos deparamos com dados estatísticos percebemos que ainda existe um abismo entre o número de filmes dirigidos por homens e mulheres. Algo precisa ser feito para corrigir isso – e incentivar novos talentos femininos, abrindo espaço, dando voz e gerando oportunidades é um bom primeiro passo”, completa Ariela Dorf, diretora de cena da Stink Films.
O clipe “Bédi Beat” será exibido em primeira mão no Music Video Festival 2019, no dia 13/07/2019, no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, seguido de bate papo sobre o processo de desenvolvimento do trabalho com a presença de Duda Beat, representantes da Spcine e Stink Films, e as quatro candidatas vencedoras, mediante disponibilidade.
Sobre o Music Video Festival
O m-v-f- é uma plataforma que trata o videoclipe em seu formato de arte audiovisual. Abrangendo um festival internacional com 6 edições já realizadas e composto por talks e shows de convidados nacionais e estrangeiros, mostras e estreias de videoclipes, documentários musicais e filmes em tela grande, experiências em realidade virtual ligadas à música, entre outras atrações, o m-v-f- realiza ainda uma premiação anual (m-v-f- awards), incentiva a produção de videoclipes de artistas independentes (m-v-f- commissions) e descobre novos talentos no segmento audiovisual (m-v-f- future talents). Em suas seis edições, o m-v-f- já reuniu mais de 35 mil pessoas, premiou 30 videoclipes, recebeu mais de 100 diretores e músicos no festival e produziu doze videoclipes profissionais.
Foto: Renato Galvão