Spcine reúne público e cineastas para discutir processo criativo

spcineAgenda0 Comments

Compartilhar ideias e percepções sobre um filme com alguém é um exercício que complementa a experiência cinematográfica. Melhor ainda quando a pessoa é o autor da obra.

A partir da próxima terça-feira (26/7), a Spcine e a Revista de Cinema dão início à segunda edição do projeto Encontro com Cineastas, que coloca o realizador frente a frente com o público para assistir seu longa-metragem e discutir os temas que giram em torno da produção. Narrativa, processo criativo e detalhes dos bastidores são algumas das pautas da conversa.

Neste segundo semestre, o projeto ganha fôlego em número e alcance territorial. Estão programados 40 encontros até o fim do ano, todos distribuídos nas salas do Circuito Spcine de Cinema. Na edição passada, a iniciativa realizou quatro debates, cada um em uma biblioteca pública de São Paulo.

Os quatro primeiros encontros acontecem no Circuito Spcine Butantã (Rua Engenheiro Heitor Antônio Garcia, 1700/1870, Jardim Esmeraldo), e quem inaugura o calendário é o cineasta Ivan 13P, diretor do documentário “Sabotage: Maestro do Canão”, sobre a vida do rapper. “Tenho certeza de que a troca de energia pós-filme faz com que a experiência seja muito forte para os dois lados, tanto os expectadores quanto para os realizadores”, declara 13P, que revela gostar do formato exibição mais debate.

"Sabotage: O Maestro do Canão", filme de Ivan 13P, inaugura a edição deste ano do Encontro com Cineastas

“Sabotage: O Maestro do Canão”, filme de Ivan 13P, inaugura a edição deste ano do Encontro com Cineastas no dia 26/7

O poder influenciador de Sabotage, que, em sua opinião, permanece até hoje, é um dos assuntos que pretende compartilhar com a plateia.

No dia 2 de agosto, o debate gira em torno de “Zoom”, com a presença do diretor Pedro Morelli. O filme mescla live action com animação para contar a história de três personagens que estão conectados por uma trama metalinguística, na qual a ação de um influencia o destino do outro.

O diretor Pedro Morelli apresenta “Zoom”, protagonizado por Mariana Ximenes, Gael Garcia Bernal e Alisson Pill, no dia

Em 8 de agosto, é a vez de Luiz Bolognesi compartilhar com o público o processo de criação de “Uma História de Amor e Fúria”. A animação vencedora do Festival de Annecy em 2013 traça a história passada, presente e futura do Brasil sob o ponto de vista de um homem de quase 600 anos de idade. O destaque do filme está na linguagem e nos traços de HQ.

Luis Bolognesi debate com o público o processo criativo de "Uma História de Amor e Fúria", vencedor do Festival de Annecy.

No dia 8/8, Luis Bolognesi debate com o público o processo criativo de “Uma História de Amor e Fúria”, vencedor do Festival de Annecy.

Para Bolognesi, o cinema nasceu para encontrar o público, independente onde ele esteja. “Levar nossos filmes para os bairros distantes é super importante para diminuir o mal dissimulado apartheid brasileiro”. O diretor já participou de debates na China, Holanda, França e em muitas cidades do interior do Brasil. “Nunca são iguais. Os pontos polêmicos mudam muito. O jeito de falar do filme também. [Estou] Louco para ouvir as reflexões do povo do Butantã”, arremata.

A cineasta Marina Person fecha a primeira etapa do projeto no Circuito Spcine Butantã, com o longa “Califórnia”, no dia 16 de agosto. O enredo retrata a adolescência com vigor e toques de nostalgia ao acompanhar a vida de Estela, uma garota que convive com os dilemas desta fase. Quando seu tio volta da Califórnia, magro, fraco e doente, seu mundo desaba. E entre crises e descobertas, passa a encarar uma realidade que muda a sua forma de ver o mundo.

Marina Person também participa do programa, comentando e respondendo perguntas sobre “Califórnia” no dia 16/8

Os encontros se estendem até o fim de dezembro em outras salas do Circuito Spcine. O calendário será informado em breve.

SERVIÇO

Encontro com Cineastas 2016

Sessão debate do filme “Sabotage: Maestro do Canão” com o diretor Ivan 13P

Quando? 26 de julho, às 19h30.

Sessão debate do filme “Zoom” com o diretor Pedro Morelli

Quando? 2 de agosto, às 19h30

Sessão debate do filme “Uma História de Amor e Fúria” com o diretor Luiz Bolognesi

Quando? 8 de agosto, às 19h30

Sessão debate do filme “Califórnia” com a diretor Marina Person

Quando? 16 de agosto, às 19h30

Onde? Circuito Spcine Butantã (Rua Engenheiro Heitor Antônio Garcia, 1700/1870, Jardim Esmeralda)
Quanto? Entrada Gratuita

Compartilhe

0 Comments on “Spcine reúne público e cineastas para discutir processo criativo”

  1. Vocês poderiam transmitir esses eventos online, atingiria um público bem maior! Eu iria gostar muito……

  2. Pingback: Amor e Fúria: Luiz Bolognesi comenta animação premiada – Spcine

Deixe uma resposta