Spcine realiza workshops sobre tecnologias de exibição, áudio e imagem na Expocine

Guilherme MarianoDestaque, Notícias0 Comments

A empresa de cinema e audiovisual de São Paulo promove nos dias 27, 28 e 29 de setembro o Encontro Spcine – Formação, uma série de workshops sobre novas técnicas do setor. Tecnologias de projeção e os novos parâmetros de imagem e som estão entre os temas das mesas. As inscrições já estão abertas. As vagas são limitadas.
 
As atividades acontecem dentro da programação da Expocine (Centro de Convenções Frei Caneca – Rua Frei Caneca, 569, Consolação), considerado o maior evento da indústria cinematográfica de exibição da América Latina. 
 
A iniciativa representa um passo a frente na política de formação da Spcine, que já promoveu atividades em eventos como Kinoforum, BrLab e o Festival Entretodos. Outra ação representativa é a do Sampa Cine Tec, que deu oportunidade para que mais de 70 jovens, a maior parte residente em bairros da periferia de São Paulo, tivessem experiências práticas em empresas do mercado audiovisual.
 
“A formação técnica possui uma importância fundamental para profissionais que estão tanto no início da carreira como aqueles que buscam atualização constante. Queremos ver esses dois públicos juntos usufruindo dos conteúdos que vamos compartilhar ao longo dos três dias de evento”, afirma Carol Narchi, assessora de formação da Spcine.
 
Programação
 
São cinco workshops ao todo, a maioria mesclando teoria e prática. O primeiro, que será realizado em 27/9, às 14h30, é o Open DCP (Digital Cinema Package), no qual serão abordadas técnicas práticas e econômicas de conversão de mídia para o formato usado regularmente nas salas de cinema. Os palestrantes são Flavio Soares, pesquisador de tecnologias livres para vídeo, e Thiago de André, doutor em cinema digital pela USP.
 
No dia 28, há três encontros sequenciais. A abertura é sobre maneiras de melhorar a estética de finalização a partir de conceitos como o High Dynamic Range (HDR) e o Padrão REC 2020 – que define vários aspectos de ultra-alta-definição (4K). A condução fica por conta do diretor de fotografia Lúcio Kodato e de José Francisco Neto, sócio-fundador da DOT Cinema.
 
Depois, o cineasta Rene Brasil sobe ao palco para falar sobre as melhores práticas de captação de som direto. Fechando o dia, o especialista em áudio Eduardo Aguiar, com passagens pela MTV e TV Record, ministra mastercass sobre mixagem e masterização, passando pelos padrões para cinema e TV como o loudness.
 
Em 29/9, André Mardouro, da Conteúdo Acessível, Guido Lemos, da Assista Tecnologia, e Solange Almeida, da Ktalise Tecnologias, discutem como os produtores audiovisuais podem se adaptar às tecnologias de acessibilidade, da pré-produção à finalização da obra. A abertura é de Cid Torquato, secretário municipal da Pessoa com Deficiência.
 
Confira abaixo a programação completa, com os respectivos links para inscrições:
 
ENCONTRO SPCINE – FORMAÇÃO
 
27/09 – 14h30 às 17h30
Workshop Open DCP (Digital Cinema Package)
Serão abordadas as técnicas mais práticas e econômicas de conversão de mídia para o formato usualmente utilizado nas salas de cinema, a partir de transcodificação de arquivos e criação de DCPs, voltado aos cineclubistas, cineastas, curadores, produtores e programadores
Palestrantes:
Flavio Soares – pesquisador de tecnologias livres para vídeo
Thiago de André – doutor em cinema digital pela USP 
Inscrições aqui
 
28/09 – 10h às 13h
Workshop – novas ferramentas de captação e correção de cor-   High Dynamic Range HDR e Padrão REC 2020
Serão abordados os principais conceitos de  High Dynamic Range e Padrão REC 2020 como ferramentas de melhorias técnicas e estéticas na produção e finalização de  obras audiovisuais. 
Palestrante: Lúcio Kodato – diretor de fotografia
José Francisco Neto – sócio-fundador e supervisor de pós-produção da DOT Cinema
Inscrições aqui
 
28/09 – 14h às 16h
Workshop – Captação de Som Direto para Cinema e Televisão 
Serão abordados  conceitos gerais sobre equipamentos de som direto, escolha dos equipamentos ideais para cada situação, metodologia de captação, noções de captação: sinal x ruído, noções de edição de som para avaliação da qualidade do som direto, técnicas de captação de som direto, exercícios de captação, exercícios de manipulação de equipamentos,noções de conteúdo necessário sobre aspectos do som (física de ondas, impedância acústica) voltado para o som direto, comportamento do departamento de som direto no set de filmagem
Palestrante: René Brasil – cineasta
Inscrições aqui
 
28/09 – 16h às 18h
Workshop – Mixagem e Masterização  de áudio  para Cinema e Televisão 
Serão abordados os principais conceitos de tratamento de som direto, equalização e compressão, bem como técnicas de mixagem, masterização, sound designer e loudness.
Palestrante: Eduardo Aguiar, profissional especializado em áudio, com experiencia em empresas como Estudio Bebop, Estudio Rio 8,Estudio Na cena, Estudio Dissenso, Estudio Sun trip, Produtora Attack,Cine Video,Produtora Plugin, Atelier Victhe, MTV Brasil eRede Record
Inscrições aqui
 
29/09 – 10h às 13h
Mesa: Desafios dos produtores audiovisuais frente aos atuais recursos de acessibilidade
Mesa sobre os processos de inclusão de acessibilidade na produção audiovisual e seus desafios da pré-produção até a finalização da obra.
Participantes:
Cid Torquato – secretário municipal da Pessoa com Deficiência (abertura)
André Mardouro – Conteúdo Acessível 
Guido Lemos – Assista Tecnologia 
Solange Almeida – Ktalise Tecnologias
Inscrições aqui

Compartilhe

Deixe uma resposta