Batalha Animada: inscrições prorrogadas

spcinegames0 Comments

Foram prorrogadas as inscrições para o Batalha Animada, concurso que vai dar prêmio de R$ 100 mil para um estúdio de games que desenvolver um jogo para celular a partir de uma animação brasileira. Agora, desenvolvedores de games têm até 7 de outubro (sexta-feira) para inscrever seus projetos.

O concurso busca fomentar o mercado de produção do setor, ampliar o potencial criativo das animações do país e explorar a produção transmídia.

Clique aqui para conhecer as propriedade intelectuais participantes e aqui para conferir uma entrevista com os criadores das animações.

IMPORTANTE: a participação de desenvolvedores formalizados como Microeemprendedores Individuais (MEI) é permitida nesta fase do concurso. Caso o projeto seja selecionado, no entanto, o proponente terá que constituir uma Microempresa (ME) ou qualquer outro tipo de configuração que permita a gestão do volume de recursos oferecido pelo edital.

O Batalha está dividido em seis etapas:

1) Cadastramento das PIs

Os estúdios de animação inscrevem suas propriedades intelectuais, ou seja, os desenhos animados, podendo colocar na disputa um ou mais projetos. A observação é que elas precisam se encaixar nos critérios do edital, como estar registrada na Ancine e ter sido exibida em algum canal de TV com ao menos quatro episódios exibidos entre julho de 2015 e julho de 2016. As inscrições para esta fase ocorreram entre 28 de agosto e 8 de setembro.

2) Inscrição dos Game Devs (Desenvolvedores de Games)

Após a publicação das propriedades intelectuais disponíveis, os desenvolvedores podem escolher até duas delas. Para cada uma, deve ser produzido um vídeo-projeto contando em até quatro minutos como pretende realizar o game.

3) Seleção dos vídeo-projetos

Nesta etapa, os animadores assistem aos vídeo-projetos respectivos às suas PIs e, depois, escolhem dois melhores. A lista dos selecionados será publicada no site da Spcine e no Diário Oficial da Cidade de São Paulo. O resultado está previsto para novembro.

4) Criação dos protótipos

Aqui, os Game Devs são incumbidos de elaborar um protótipo do jogo. Durante o período, devem estabelecer diálogo com os animadores para saber se estão no caminho certo.

5) Comissão de jurados

Ao fim do período de criação dos protótipos, uma comissão de jurados, formada por especialistas do segmento, analisa o que foi feito até então para, na sequência, anunciar o vencedor.

6) Produção do Game Mobile

É nesta fase que o vencedor ganha o prêmio de R$ 100 mil para desenvolver o Game Mobile. O prazo é de quatro meses.

A criação do Batalha Animada é resultado de uma demanda que surgiu em 2014 durante uma palestra no COLab (Laboratório de Convergência) sobre um possível cruzamento entre os estúdios de games e de animação. Desde então, a Spcine vem mobilizando o setor e incentivando uma aproximação entre eles.

Uma das últimas investidas foi em julho, durante o SPIN OFF – evento que deriva do SPIN, encontro mensal de desenvolvedores de games independentes.

“Apesar do prêmio, o concurso é um espaço para os Game Devs mostrarem seu trabalho para os estúdios de animação. Mesmo sem ganhar, essa vitrine é fundamental e pode gerar novos negócios para ambos os lados”, conclui Ariel Veloso, assessor de games da Spcine.

Acesse a íntegra do edital

Compartilhe

0 Comments on “Batalha Animada: inscrições prorrogadas”

  1. Pingback: Conheça as animações participantes do Batalha Animada – Spcine

Deixe uma resposta