Mulheres protagonizam 11º Festival de Cinema Latino-Americano

spcineAgenda0 Comments

Em 2006, o Memorial da América Latina foi o escolhido para sediar um evento que reunisse alguns dos filmes mais importantes da produção latino americana. Agora, após dez edições realizadas, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo mantém o papel de reforçar o intercâmbio audiovisual entre os países da região.

A 11ª edição acontece entre os dias 21 e 27 de julho, com projeções em diversos pontos da cidade, englobando, inclusive, salas do Circuito Spcine.  Recebem filmes do Festival as novas salas do Centro Cultural São Paulo, Galeria Olido e três Centros Unificados de Cultura, o CEU Meninos, CEU Caminhos do Mar e CEU Perus. Além do Circuito, o próprio Memorial da América Latina, o Cinesesc e o Centro Cultural Banco do Brasil também exibem a programação.

A homenageada deste ano é a cineasta Anna Muylaert, responsável pelo sucesso de público e crítica Que Horas Ela Volta?. Além de uma mostra com todas as suas obras (do primeiro episódio de Castelo Rá-Tim-Bum – roteirizado por ela – à versão demo de “Que Horas”), também entra na programação o novo filme da diretora, coproduzido pela Spcine, Mãe Só Há Uma, que abre o festival nesta quarta (20/7). O longa premiado no Festival de Berlim conta a história de Pierre, um adolescente que descobre ter sido sequestrado na maternidade.

No dia 21, às 11h, a homenageada participa de encontro com a cartunista Laerte.

Leia nossa entrevista com a Anna Muylaert aqui.

Anna Muylaert em visita à sede da Spcine

No total, serão exibidos 118 filmes de 13 países, com destaque para a participação feminina: 53 das produções (45% do total) são dirigidas por mulheres e, nas mesas, o predomínio também é delas, representando 66% das debatedoras. A agenda inclui ainda o debate “Mulher Atrás das Câmeras”, no dia 26, às 10h.

Os debates ocorrem no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo e também levantarão temas como: a idade de ouro do cinema mexicano, coprodução internacional e o espaço para o cinema alternativo. Este último, que acontece no dia 23, às 15h00 traz na mesa Alfredo Manevy, diretor-presidente da Spcine.

Saiba mais no site do evento festlatinosp.com.br

Confira a programação dos CEUs.

Compartilhe

Deixe uma resposta