Mercado de Ideias Audiovisuais reúne players do Brasil e do mundo

Raul PerezAgenda, Destaque12 Comments

De 24 a 28 de outubro, São Paulo sedia a primeira edição do Mercado de Ideias Audiovisuais, que alia um encontro de negócios e um fórum de debates. O evento é uma realização da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, Spcine e Cinema do Brasil – SIAESP.

A maratona de cinco dias se abre em duas frentes: numa delas, produtores e cineastas têm a oportunidade de se reunir com players do Brasil e do exterior; na outra, profissionais, estudantes e criadores brasileiros e estrangeiros se debruçam sobre temas-chave do fazer audiovisual, como a criatividade, a economia política e os desafios que a tecnologia impõe para o futuro do setor.

O Encontro de Negócios possibilitará que longas-metragens em fase de desenvolvimento sejam apresentados a parceiros em potencial. As rodadas de conversas são divididas em duas categorias: internacional e regional. Na primeira, os produtores têm a chance de apresentar suas ideias a fundos, coprodutores, festivais e agentes de venda internacional. Já o objetivo da segunda categoria, é estimular a coprodução regional e o compartilhamento de know-how entre produtoras grandes e pequenas, criando uma relação ganha-ganha, capaz de contribuir para o fortalecimento das relações inter-regionais.

Para cada categoria serão selecionados, a partir da avaliação da qualidade artística e da capacidade de execução, dez projetos de longa-metragem. Durante os encontros, os produtores participarão de pitchings – defesa oral de 10 minutos – e, na sequência, terão conversas individuais com os players.

Os interessados podem inscrever até 16 de setembro de 2018. Clique aqui para fazer o download do regulamento.

Acesse abaixo os formulários de inscrição:

Categoria Internacional: projetos de filmes de longa-metragem voltados para a coprodução internacional. Nesta categoria, projetos de todo o país podem se inscrever.

Categoria regional: projetos de filmes de longa-metragem de produtoras de outras regiões do Brasil (que não a cidade de São Paulo), cujos realizadores tenham interesse em coproduzir com produtoras paulistas com vasta experiência em realização audiovisual.

Literatura e Fórum – Além de promover os encontros de coprodução, o Mercado de Ideias Audiovisuais apresenta uma novidade para o mercado brasileiro: o pitching de literatura. Durante o evento, que acontece no dia 28 de outubro na Cinemateca Brasileira, editoras nacionais apresentarão, para produtoras de audiovisual, títulos com potencial para adaptação cinematográfica.

Paralelamente às rodadas de conversa, o II Fórum Mostra vai olhar para o cinema a partir de suas duas lógicas: a mercadológica e a artística. O fórum retoma as discussões da primeira edição, em 2017, e avança em direção ao futuro, procurando explorar as oportunidades que a nova configuração das indústrias criativas abre para aqueles que têm, como principal ativo, as ideias. Esta segunda edição, não por acaso, emparelha-se ao Encontro de Negócios, que ajudará a viabilizar ideias que ainda estão no papel.

Enquanto o mercado será voltado aos projetos previamente selecionados, o fórum será aberto a todos os realizadores, produtores e gestores culturais interessados em fazer e pensar conteúdo audiovisual. Os painéis giram em torno de três eixos temáticos: a criatividade, a economia política e a interseção entre linguagens e plataformas.

O primeiro dia de debates, espelhando os encontros, é dedicado a tudo aquilo que antecede um projeto audiovisual e tem como norte a seguinte pergunta: de onde vêm as ideias? No segundo dia, o fórum se debruça sobre as formas pelas quais um filme produzido ou coproduzido pelo Brasil pode se viabilizar economicamente. O terceiro dia é um mergulho no futuro que já começou.

Serviço

MERCADO DE IDEIAS AUDIOVISUAIS
De 24 a 27 de outubro de 2018

II FÓRUM MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA
24 a 26 de outubro
(Itaú Cultural)

ENCONTRO DE NEGÓCIOS
26 e 27 de outubro
Pitchings e encontros one-to-one (Hotel Renaissance)
28 de outubro
Pitching de literatura

Compartilhe

12 Comments on “Mercado de Ideias Audiovisuais reúne players do Brasil e do mundo”

    1. Olá, Alexei.

      Por ora, a apresentação dos pitchings é reservada apenas para os projetos selecionados.

      Fique atento aos nossos canais. Qualquer novidade, anunciaremos por aqui.

    1. Olá, Carlos.

      O fórum de debates acontece de 24 a 26 de outubro no Itaú Cultural, com entrada livre (sujeito a lotação da sala).

  1. Ola, podemos refazer a inscrição feia no dia 15 de setembro, agora que houve prorrogação do prazo?
    Gostaríamos de enviar um book corrigido.Obrigada.

    1. Olá, Cecilia.

      Caso haja mais de uma inscrição para o mesmo projeto, entenderemos como válida a última inscrição realizada.

  2. Boa tarde. Sou um roteirista independente e não sou ligado a nenhuma empresa. Eu posso participar deste evento inscrevendo meus roteiros?

    1. Olá, Rick.

      Para este evento em específico, só são aceitas inscrições de produtoras (CNPJ).

  3. Caros, boa tarde, projeto finalizado é possível apresentar também? Já há disponível uma listagem das empresas internacionais? Obrigado, Att.

Deixe uma resposta