Masterclass virtual apresenta balanço 2020 das Políticas Afirmativas da Spcine

SpcineNotíciasLeave a Comment

 

 

A Spcine e o Instituto NICHO 54 promovem, nesta segunda-feira (14), às 17h, a masterclass “Políticas Afirmativas Spcine – diversidade e igualdade de raça e gênero”. A atividade on-line será apresentada por Fernanda Lomba, produtora-executiva e cofundadora do Instituto NICHO 54.

Por meio da metodologia aplicada pelo NICHO 54, a pesquisa audiovisual tem o objetivo de analisar o impacto das políticas afirmativas nas atividades promovidas pela área de Formação da Spcine ao longo de 2020, como webinars, masterclass, ciclos de debates e encontros cineclubistas. Entre outros aspectos, o estudo visa mensurar a diversidade de raça e gênero em participantes, selecionados e convidados para estas ações da empresa.

A mesa terá a presença ainda de Malu Andrade, diretora de Desenvolvimento e Políticas Audiovisuais da Spcine, para apresentar os mecanismos das Políticas Afirmativas da Spcine e fazer uma análise quantitativa e qualitativa deste programa que norteia todas as ações da empresa.

Esta análise macro compreende, principalmente, o impacto deste programa de diversidade em editais da Spcine, selecionados para pitching, além do Teste de Bechdel, que recentemente passou a ser aplicado no catálogo da plataforma de streaming Spcine Play.

A masterclass “Políticas Afirmativas Spcine – diversidade e igualdade de raça e gênero” integra as diversas ações realizadas em contrapartidas ao patrocínio de Spcine a mais de 30 mostras, eventos e festivais realizados na cidade de São Paulo. A atividade será transmitida via Zoom e as inscrições estão abertas por meio deste link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_OcDIkLdKRu-nJHP8IDdmTQ.

Também será possível acompanhar pelo Facebook da Spcine: https://www.facebook.com/spcinesp .

Saiba mais sobre as participantes:

Fernanda Lomba

Fernanda Lomba é produtora executiva e cofundadora do NICHO 54. Presente no mercado audiovisual desde 2014, atuou como diretora de produção e produção executiva para diversos documentários brasileiros. Atualmente se dedica à produção executiva criativa de projetos de ficção para TV e Cinema. Ela tem presença e atuação frequente em mercados nacionais e internacionais.

Malu Andrade

Diretora de desenvolvimento e políticas audiovisuais da Spcine, Malu Andrade é Especialista em Estéticas Tecnológicas pela PUC. Trabalha há 14 anos na área de Economia Criativa e fundou a rede Mulheres do Audiovisual BRASIL, que conta com 20 mil profissionais mulheres do setor audiovisual. Durante sua primeira passagem pela Spcine, trouxe para a esfera pública o debate sobre equidade de gênero no mercado audiovisual e implementou políticas públicas voltadas para esta pauta.

Sobre o Nicho 54

O Instituto NICHO 54 atua na formação de jovens profissionais negros do audiovisual com objetivo de fomentar a representatividade racial, incorporando perspectivas de gênero, classe e orientação sexual, atuando na estruturação de carreiras de homens e mulheres negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica.

Políticas Afirmativas da Spcine

Lançado em setembro de 2019, o Plano de Políticas Afirmativas da Spcine estabelece metas para ampliar a participação de mulheres e pessoas negras no setor audiovisual. O plano contempla ainda ações voltadas à produção de criadores indígenas, transexuais/transgêneros e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de iniciativas com recorte LGBTQIA+. O edital de baixo orçamento, cujo resultado foi divulgado em fevereiro de 2020, foi o primeiro a contemplar esta política.

Serviço:

“Masterclass Políticas Afirmativas Spcine – diversidade e igualdade de raça e gênero”

Quando: 14 de dezembro, às 17h.

Inscreva-se pelo link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_OcDIkLdKRu-nJHP8IDdmTQ

Compartilhe

Deixe uma resposta