Mais cinco diretores entram na agenda do Encontro com Cineastas

spcineAgenda0 Comments

Depois de quatro sessões que renderam muito debate e aproximação entre o público e o fazer cinematográfico, a Spcine e a Revista de Cinema convidam mais cinco diretores para dar sequência à segunda edição do Encontro com Cineastas. O projeto propõe ao realizador assistir seu longa-metragem na companhia dos espectadores e, na sequência, discutir os temas que giram em torno dele.

Andradina Azevedo e Dida Andrade, diretores do filme “A Bruta Flor do Querer”, são os primeiros a participar. Será no 6/9, às 19h30. “Quero contar um pouco da nossa experiência, da produção a distribuição, assim como descobrir outros atores, roteiristas, diretores da região”, diz Andrade, que ainda pretende compartilhar com a plateia como é fazer um longa de baixo orçamento.

No filme, um jovem recém-formado em cinema se vê obrigado a gravar casamentos para se sustentar. Enquanto luta para ser reconhecido como diretor, tenta sobreviver ao seu maior medo: lidar com uma mulher que cruza o seu caminho.

Encontro com Cineastas 1_ A Bruta Flor

Andradina Azevedo e Dida Andrade na cena final de “A Bruta Flor do Querer”

Este e os três encontros seguintes serão realizados no Circuito Spcine Meninos, no CEU Meninos (Rua Barbinos, 111, São João Climaco).

No dia 12/9, às 20h, o cineasta Renato Candido apresenta “Jennifer”, o primeiro filme da sua carreira. “O debate é sobre o processo de branquitude que se engendra no drama da protagonista, que se torna adulta na medida em que é uma garota negra de pele clara”, adianta.

O enredo acompanha uma garota de 17 anos, moradora da Vila Nova Cachoeirinha, que manipula suas fotos no Photoshop para ficar mais clara e com cabelos lisos.

Encontro com Cineastas 2_Jennifer

Renato Candido e equipe nos bastidores de “Jennifer”

Em 20 de setembro, às 19h30, é a vez de Camilo Tavares, diretor de “O Dia que Durou 21 Anos”, falar sobre o processo de pesquisa do documentário cujo mote é a influência do governo norte-americano no golpe militar de 1964 no Brasil. Tavares pretende trazer os temas históricos do filme para o presente. “A razão é fortalecer as conquistas democráticas e mostrar como o Brasil de hoje é resultado do nosso passado”, afirma.

A produção conta que a atividade militar na ditadura contou com a participação de agências como a CIA e a própria Casa Branca. Com documentos secretos e gravações originais da época, o filme mostra como os presidentes John F. Kennedy e Lyndon Johnson se organizaram para tirar o presidente João Goulart do poder e apoiar o governo do marechal Humberto Castelo Branco.

“Espero que esta experiência amplie a divulgação do tema junto ao jovem e que amplie ainda mais o interesse pela história recente”, completa o cineasta.

Encontro com Cineastas 3_O Dia que Durou 21 Anos

Trecho do documentário de Camilo Tavares, “O Dia que Durou 21 Anos”

O diretor Daniel Ribeiro encerra a série de encontros com o premiado “Hoje eu Quero Voltar Sozinho”. Será no dia 26 de setembro, às 19h30.

No filme, Leonardo, um adolescente cego, tenta lidar com a mãe super-protetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. Quando Gabriel chega na cidade, novos sentimentos começam a surgir no protagonista, fazendo-o descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Encontro com Cineastas 4_Hoje eu Quero Voltar Sozinho

Cena com os dois personagens que dão o tom em “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”

Neste semestre, o projeto ganhou fôlego ao fechar parceria com o Circuito Spcine de Cinema, rede de salas públicas de cinema da Spcine composta por 18 espaços de exibição.

Participaram da primeira série de encontros Ivan 13P, Pedro Morelli, Luiz Bolognesi e Marina Person.


ENCONTRO COM CINEASTAS 2016

Sessão debate do filme “A Bruta Flor do Querer” com os diretores Andradina Azevedo e Dida Andrade

Quando? 6/9, às 19h30

Sessão debate do filme “Jennifer” com o diretor Renato Candido

Quando? 12/9, às 20h

Sessão debate do filme “O Dia que Durou 21 Anos” com o diretor Camilo Tavares

Quando? 20/9, às 19h30

Sessão debate do filme “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” com o diretor Daniel Ribeiro

Quando? 26/9, às 19h30

Onde? Circuito Spcine Meninos (Rua Barbinos, 111, São João Climaco)

Quanto? Entrada Gratuita

 

Compartilhe

0 Comments on “Mais cinco diretores entram na agenda do Encontro com Cineastas”

  1. Pingback: ‘O Dia que Durou 21 Anos’, da homenagem à revelação histórica – Spcine

Deixe uma resposta