Games + Animação: Spcine investe em conteúdo transmídia

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Há um mês, a Spcine realizou a primeira edição do SPIN OFF, irmão mais novo do já bem-sucedido SPIN, encontro mensal de desenvolvedores de games independentes. O intuito: incentivar a colaboração entre o setor de games e outras áreas da economia criativa. Para esta primeira edição, foram convocados diversos profissionais e estúdios de animação para discutir as oportunidades de projetos conjuntos com os desenvolvedores.

Nesta sexta (01/07), a Spcine anuncia durante o BIG Festival a Batalha Animada, dando impulso à criação de projetos transmídia – como o nome sugere, histórias contadas em mais de uma plataforma. O concurso destina R$ 100 mil para o desenvolvimento de um game para dispositivos móveis.

O jogo em questão precisa ser feito a partir de um desenho animado nacional. “Os games trilham hoje o caminho percorrido pela animação num passado recente, buscando sua estruturação”, afirma Thiago Taboada, gerente de Inovação da Spcine. “Nós reconhecemos a importância da troca de experiência entre diferentes elos da cadeia do audiovisual e, para que o setor ganhe maturidade, é preciso trabalhar não só de forma autoral, mas também saber lidar com demandas comerciais e cooperar com outros agentes criativos.”

Para facilitar o match entre produtoras e game devs, a Spcine realiza o cadastro de empresas e profissionais da cidade de São Paulo interessados em participar do concurso, disponibilizando as informações de contato entre eles. “Faremos uma chamada para estúdios nacionais, desenvolvedores de games e produtoras de animação. As Propriedades Intelectuais das animações estarão disponíveis para que os estúdios de game escolham uma PI e elaborem o projeto de um jogo mobile “, explica Ariel Velloso, assessor de jogos eletrônicos da Spcine.

Na segunda etapa, prevista para o fim de julho, estúdios apresentam suas propostas às produtoras de animação. Serão selecionados até dois projetos de jogo para cada desenho animado. Os escolhidos têm um mês para elaborar um protótipo. Em setembro, acontece o pitching para o júri composto por especialistas nacionais e internacionais, que vai definir o projeto vencedor.

As inscrições abrem no dia 13 de julho pelo SP Cultura.

Todas as informações sobre o concurso estarão disponíveis na aba Fomento deste blog.

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