FORMAÇÃO


A política de formação da Spcine contempla as dimensões técnica, empreendedora, artística e crítica da educação audiovisual. Os programa e ações da área buscam aproximar talentos do audiovisual e da economia criativa do mercado de trabalho. Em dois anos, centenas de pessoas foram impactadas em dois de seus principais programas, o Sampa Cine Tec e o Sampa Criativa, além das oficinas, workshops, palestras, seminários e laboratórios realizadas com o apoio da Spcine.  

Image

SAMPA CRIATIVA

O Sampa Criativa é o programa focado na formação empreendedora de jovens talentos do audiovisual e da economia criativa. A ação é uma parceria da Spcine com a Secretaria Municipal do Trabalho e Empreendedorismo.

O processo seletivo selecionará para o primeiro módulo 200 pessoas por meio de sorteio público que levará em conta reserva de vagas para candidatos residentes em distritos com maior vulnerabilidade social e equidade de gênero, com homens e mulheres (cis e transgêneros) ocupando o mesmo número de vagas.

Módulo I

Participantes passam por um processo de formação teórica com foco em empreendedorismo no audiovisual e em gestão de projetos culturais com 40 horas de duração


Módulo II

Na segunda etapa, os participantes se dividem em oito grupos de acordo com os eixos temáticos do programa. As turmas terão 80 horas de aulas sobre os temas com profissionais de empresas do setor, previamente selecionadas pelo programa.

Módulo III

No terceiro módulo, os participantes têm a chance de viver de experiências práticas por pelo menos três meses em uma das empresas parceiras do Sampa Criativa. Serão ofertadas  vagas remuneradas. Além disso, os jovens poderão se candidatar para mentorias de desenvolvimento de seus próprios projetos culturais e/ou empreendimentos criativos.


EMPRESAS PARCEIRAS


EIXO APLICATIVOS:
 
PushStart
 
A PushStart é um estúdio de inovação e conteúdo transmídia especializado em projetos de  aplicativos, animação e games, incluindo gamificação. A empresa ama o conteúdo e respira tecnologia, acreditando em um mundo onde a diversão está em toda parte e em todas as plataformas. O estúdio criou e desenvolveu o game "Legião dos Superpoderes", uma plataforma gamificada projetada para mudar os hábitos de crianças que inova ao misturar o mundo real e o virtual.
 
 
EIXO WEB-SÉRIE:
 
Preta Portê Filmes
 
A Preta Portê Filmes foi fundada em 2009 com o objetivo de criar, desenvolver e produzir projetos audiovisuais que aliem arte e comunicação para um mercado atual e diversificado, com foco em cinema de inclinação social e de relevância artística. A empresa produz filmes, séries, programas de TV e videoclipes tanto para cinema e televisão quanto para canais de internet. Atualmente desenvolve o projeto de longa-metragem Lili e as Libélulas, do roteirista e diretor René Guerra.
 
EIXO VIDEOMUSICAL:
 
Sangue TV
Site: sangue.tv
 
A Sangue TV é uma produtora e difusora audiovisual. Atualmente, a empresa está construindo uma plataforma para agregar o que há de melhor da produção audiovisual brasileira contemporânea. Em paralelo a Sangue TV também possui iniciativas próprias na área de cinema e música e uma de suas principais características é a equipe de veteranos produtores audiovisuais que apresenta metodologias próprias de construção e de produção, tendo em vista sua experiência prática. Uma de suas diversas abordagens é dedicada a linguagem e contextualização histórica das obras videomusicais.
 
EIXO JOGOS DIGITAIS:
 
Flux Games
 
A Flux game Studio foi fundada em 2012 e já desenvolveu mais de 70 projetos em seus seis anos de vida para inúmeras plataformas, incluindo jogos autorais e propriedades intelectuais próprias, mas também dezenas de games para clientes. Vencedora de editais da Ancine, Ministério das Comunicações e SPCine, a Flux Game vem aprimorando seus processos para gerar resultados às parcerias com entidades governamentais.
 
EIXO ANIMAÇÃO
 
Neogenesis
 
A equipe de facilitadores da Neogenesis soma mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de projetos em audiovisual e economia criativa, gerenciando projetos focados em Educação, Inovação e Empreendedorismo, sendo reconhecidos com prêmios internacionais como troféu de prata no festival El Ojo. Como proposta prática, a empresa concebe a animação por intermédio de três metodologias (i) Criação e Planejamento; (ii) Design e animação e (iii) Estrutura de filmagem.
 
 
EIXO CONTEÚDOS INTERATIVOS:
 
Afroeducação
 
A Afroeducação é uma empresa social fundada em 2008, pioneira na produção de ações estratégicas para a equidade racial brasileira por meio da aplicação da Lei Federal nº 10.639/03,  atuando na interface com a Educomunicação, buscando promover o diálogo, o respeito e a possibilidade de ouvir e ser ouvido(a). Nestes 10 anos, mais de 10 mil pessoas já foram diretamente beneficiadas pelas ações da AfroeducAÇÃO, entre crianças, jovens, educadores(as) e outros(as) interessados(as) na temática racial.
 
EIXO REALIDADE X:
 
MXR Arte e Tecnologia
 
 
A MXR: Arte e Tecnologia LTDA é uma startup brasileira de base tecnológica incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia - CIETEC, localizada na Universidade de São Paulo - USP. A proposta da empresa é desenvolver modelos criativos de experiências lúdicas ao usuário atendendo às necessidades e expectativas de seus clientes, oferecendo-lhes produtos e serviços inovadores sob o conceito X-Reality (XR) que incluem as realidades virtual, mista e aumentada. A empresa atua na Economia Criativa em segmentos diversificados de mercado e pesquisa, dentre os quais: Entretenimento, Educação, Mobilidade Urbana, Tecnologias Sociais e Engenharia Criativa (Indústria 4.0).
 
 
EIXO VIDEO INVESTIGATIVO:
 
Studio na Casca
 
O Studio na Casca tem como proposta de organização em torno de quatro aprendizagens fundamentais desenvolvidas pelas Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). São elas: aprender a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. A partir das influências destes quatro eixos temáticos, a empresa desenvolveu sua base metodológica, que aborda temáticas como: experiência estética, estímulo ao aprendizado, desenvolvimento pessoal e em equipe. Por intermédio de suas oficinas, o Studio na Casca desenvolve o entusiasmo acerca da criação de vídeos e do uso de tecnologias e técnicas disponíveis.