Encontro Spcine discute presente e futuro do audiovisual

spcineAgenda0 Comments

A Spcine completa dois anos de atuação em dezembro. De lá para cá, a empresa criada pela Prefeitura de São Paulo para estimular o desenvolvimento do setor audiovisual investiu R$ 36 milhões em novos filmes, séries, games e animações, lançou circuito de salas públicas de cinema com mais de 200 mil espectadores até o momento e facilitou as filmagens na cidade, atraindo produções para São Paulo, entre outras ações. Tudo realizado de forma conjunta, aberta e transparente com a sociedade.

Entre 16 e 18 de novembro, a empresa apresenta o balanço destes dois anos e estimula o debate sobre presente e futuro do audiovisual no Encontro Spcine. O evento reunirá agentes do mercado, gestores públicos e profissionais da área em painéis temáticos e rodas de conversa. O objetivo é promover um ambiente de reflexão sobre os rumos do audiovisual e dialogar com o setor sobre o próximo ciclo de desenvolvimento das políticas públicas da Spcine. O evento é gratuito e aberto a todos os públicos interessados.

Na programação, debates sobre os diversos elos da cadeia audiovisual, do desenvolvimento à exibição, abrindo espaço para a discussão sobre políticas afirmativas e formação profissional.  Entre os temas debatidos, estão as estratégias de distribuição de filmes, a produção de conteúdo independente para diferentes janelas de exibição,  a reinvenção das salas de cinema, a  regionalização das políticas audiovisuais e o desenvolvimento de indicadores para a atividade.

O Encontro Spcine traz ainda dois grandes nomes atuantes no mercado internacional para apresentar seus casos de sucesso. Maurício Mota, sócio-fundador da Wise Enterteinment, vem ao evento falar sobre “Audiências Negligenciadas”, públicos esquecidos pelas narrativas da produção audiovisual mainstream. A companhia criou a série norte-americana East Los High, hit na plataforma de VOD Hulu e primeiro programa gravado com elenco e equipe 100% latino-americanos.

Já Sean Gormann, presidente do American Greetings Entertainment, empresa focada na distribuição e licenciamento de marcas infantis como “Ursinhos Carinhosos”, conta detalhes  sobre sua experiência na gestão e desenvolvimento de estratégias para propriedade intelectual.

Para participar, faça sua inscrição. O evento é gratuito e aberto ao público.

Expocine

O Encontro Spcine acontece dentro da programação da Expocine, maior evento da América Latina voltado à indústria cinematográfica de exibição, distribuição e empresas fornecedoras de tecnologias, serviços e produtos para o mercado.

Para esta edição, a expectativa é receber mais de três mil visitantes durante os três dias. Além da exposição de produtos e serviços, a programação inclui palestras sobre temas mercadológicos, seguidas por apresentações de distribuidoras nacionais e internacionais.

A parceria entre Expocine e Spcine reforça o protagonismo da feira no mercado audiovisual, complementando sua programação, ao promover debates e discussões com produtores e criativos do audiovisual, num ambiente onde tradicionalmente circulam distribuidores e exibidores, promovendo a articulação entre todos os elos da cadeia.

SERVIÇO

Encontro Spcine

Quando? 16, 17 e 18 de novembro 

Onde? Expocine – Centro de Convenções Frei Caneca  (R. Frei Caneca, 569 – Consolação, São Paulo – SP)

Quanto? Gratuito

Inscrições:  https://goo.gl/forms/bHhRjCdpKUhI11Jx1

Programação:

| dia 16 de novembro, quarta-feira |

| sala de cinema 2 |

14h30 | Abertura do Encontro Spcine: Balanço de gestão e as perspectivas para o audiovisual em São Paulo.

A Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo inaugura o Encontro Spcine realizando apresentação do balanço dos seus dois anos de operação e promove debate com agentes do setor sobre as perspectivas do audiovisual paulista.

16h30 |  Keynote speaker Sean Gorman, American Greetings Entertainment : Estratégias de desenvolvimento de propriedade intelectual no audiovisual.

Sean Gorman é presidente da American Greetings Entertainment. A empresa trabalha na criação, desenvolvimento, produção, distribuição e licenciamento de marcas infantis líderes no mercado em escala mundial e no varejo. Entre elas estão Ursinhos Carinhosos, Moranguinho, Packages from Planet X e Twisted Whiskers. Gorman já ocupou cargos de desenvolvimento e produção na TV e em filmes live-action. Convidado para uma mesa exclusiva, ele compartilha seu conhecimento em estratégias de gestão de propriedade intelectual e fala sobre a importância do licenciamento como modelo de negócio.

| dia 17 de novembro, quinta-feira |

| auditório Spcine |

10h | Encontro Cinema Negro

Filmes dirigidos por cineastas negros e negras representam apenas 2% dos longas lançados na última década. Com o intuito de debater a participação da população negra na criação, produção, distribuição e exibição audiovisual, o Encontro Cinema Negro discute os desafios, potencialidades, estratégias e caminhos para o protagonismo negro à frente e atrás das câmeras.

11h30 | Estratégias de Distribuição e Ativação de Conteúdos Audiovisuais.

Distribuir um filme é tão complexo quanto seu processo criativo. Nesta mesa, a discussão gira em torno do olhar dos distribuidores sobre os gêneros brasileiros e suas estratégias de ativação e engajamento do público.

Convidados:

Marcio Fracarolli – Diretor-geral da Paris Filmes

Pierre Mantovani – Diretor-geral da Omelete

Camila Pacheco – Diretora de Marketing da Fox

Igor Kupstas – Diretor da O2 Play

14h30 | Games e Animação, áreas de convergência

É possível um game virar animação e o desenho virar um jogo? Nesta mesa, representantes de ambos os mercados falam sobre o potencial transmídia do mercado de games, e como ele pode ser estratégico para comercialização em cauda longa de conteúdos animados. Como transpor o conteúdo para a gamificação, como se dão os arranjos de co produção com produtores de games, que é o nível de alavancagem da PI para outros públicos são algumas das questões que norteiam o debate.

Convidados:

Célia Catunda – Fundadora da TV Pìnguim

Sandro Manfredini – Sócio-diretor de Negócios da Aquiris Game Studio

Zé Guille – Diretor criativo da Studio Split

Sean Gorman – American Greetings Entertainment

16h30 | Encontro Mulheres do Audiovisual

O encontro faz o balanço de um ano do grupo Mulheres do Audiovisual Brasil desde o primeiro encontro promovido pela Spcine com representantes do setor. O que foi alcançado em termos de política pública e quais as metas para os próximos quatro anos são algumas das questões que norteiam o encontro.

| sala de cinema 2 |

14h30 | Desafios da Produção Cinematográfica de Pequeno e Médio porte.

A auto-sustentabilidade sempre foi um desejo e um dilema do cinema nacional. O painel propõe discutir como a produção de pequeno e médio porte pode avançar para um modelo econômico mais sustentável. Os convidados debatem temas como o alto custo de produção, as novas fontes de financiamento, a reorganização das janelas de exibição e o avanço do investimento público na área.

Convidados:

Fabiano Gullane – Fundador da Gullane Entretenimento

Rodrigo Teixeira – Fundador da RT Features

Sara Silveira – Fundadora Dezenove Som e Imagens

Silvia Cruz – Fundadora da Vitrine Filmes

16h30 |  Keynote speaker Maurício Mota – Wise Entertainment: Audiências Negligenciadas e o caso de “East Los High”.

Maurício Mota preside a Wise Entertainment, produtora por detrás de East Los High, uma série original do Hulu que está em sua quinta temporada e é um dos maiores sucessos da plataforma. Mota é pioneiro no desenvolvimento de conteúdos orientados para audiências pouco representadas na tela. Neto do escritor e dramaturgo Nelson Rodrigues, ele criou em parceria com Carla Esmeralda a Escola de Séries, um laboratório de desenvolvimento de conteúdos para a TV que vem dando forma à próxima geração de showrunners e criadores no Brasil, além de mobilizar 700 autores e produtores por ano. Mota e a equipe da Wise Entertainment trazem no currículo projetos como uma série de TV em produção em parceria com a Get Lifted, produtora de John Legend e Mike Jackson, e um drama sobrenatural com o roteirista Carlton Cuse. Em seu keynote, ele fala sobre a criação de conteúdo voltado para audiências negligenciadas, e nos conta mais sobre esta fatia do mercado pouco explorada mas com um enorme potencial.

| ambiente de convivência |

11h30 | VENHA FILMAR EM SÃO PAULO: Novos procedimentos de autorização de filmagem na cidade de São Paulo.

A equipe da São Paulo Film Commission apresenta os pontos altos do Decreto 56.905, assinado em 30 de março de 2016 e que dá autorização para seu exercício. O documento prevê, entre outras coisas, sistema de cadastro único para solicitação de autorização de filmagem em locais públicos do município, procedimentos de trabalho em conjunto com CET, incentivo financeiro por meio da tabela de preço público para filmagem com descontos conforme o formato da obra audiovisual e prazos específicos para que o produtor possa agilizar e planejar melhor sua produção.  O departamento da Spcine deve anunciar o lançamento do aplicativo da Film Commission, que reunirá locações públicas, privadas e opções de serviço para o realizador.

| dia 18 de novembro, sexta-feira |

| auditório Spcine |

10h | Desenvolvimento de Conteúdos Seriados. 

Com o crescimento globalizado do mercado de séries, a narrativa audiovisual nunca esteve tão em alta. Mais do que nunca, o conteúdo impera. Mas como transformar uma boa ideia num produto de sucesso? Os convidados do painel analisam o papel do showrunner no desenvolvimento de produtos de sucesso comercial e falam sobre como a busca por criação de conteúdos globais, formatos internacionalizáveis e marcas sólidas influenciam o processo de desenvolvimento de séries audiovisuais.

Convidados:

Carina Schulze – Fundadora da Chatrone US e Chatrone Latin America.

David França Mendes – Roteirista-chefe da Miixer

José Alvarenga Jr. – Diretor de TV e Cinema da Globo.

Maurício Mota – Presidente da Wise Entertainment.

11h30 | O espaço da Sala de Cinema no século XXI.

A Spcine convida especialistas no mercado exibidor para debater o futuro da sala de cinema para além da exibição de filmes. Os temas que conduzem a mesa são novas soluções e modelos de negócio no segmento, transmissão de pré-estreias ao vivo, combinação entre games e sala de cinema, futuro do multiplex e exploração de novas experiências no cinema.

Facundo Guerra – Sócio-fundador do Grupo Vegas.

Laudson Diniz – Gerente Executivo da Cinelive.

Adhemar Oliveira – Diretor de programação do Espaço Itaú de Cinema.

Ricardo Castanheira – Diretor Geral da MPAA – América Latina.

| ambiente de convivência |

11h30 | Encontro sobre Formação no Audiovisual.

O encontro irá reunir instituições, grupos e agentes que atuam nas diversas áreas da formação para o cinema e audiovisual. A roda promoverá o compartilhamento destas experiências, apontando soluções para temas como: os gargalos de mão de obra no setor, políticas socioeconômicas para ampliação de postos de trabalho no mercado audiovisual para a população socialmente vulnerável e qualificação da gestão e do empreendedorismo.

*A entrada em cada atividade está sujeita a lotação da sala

Compartilhe

0 Comments on “Encontro Spcine discute presente e futuro do audiovisual”

  1. Vocês enviam alguma confirmação de inscrição? Me inscrevi mas não recebi nada.
    Gracias!

    1. Olá! Ao término do preenchimento do formulário aparece uma mensagem de confirmação. Se você conseguiu avançar é porque sua inscrição foi aceita =)

Deixe uma resposta