Dicas imperdíveis do BIG Festival para quem quer conhecer o mercado gamer

Guilherme MarianoNotícias0 Comments

O maior festival de jogos independentes da América Latina começa neste sábado (24/6), no Centro Cultural São Paulo, com um catálogo repleto de atividades, palestras e degustação de games.

De acordo com o site do evento, há 768 jogos inscritos, 45 em exposição, 70 palestrantes internacionais e 140 nacionais. Na programação, atividades voltadas tanto para os frequentadores usuais – no ano passado, foram 18,4 mil visitantes – quanto para aventureiros de primeira viagem. 

A Spcine, uma das instituições realizadoras do BIG Festival, preparou uma lista especial com 10 sugestões para quem não conhece o evento e quer estar a par das novidades do mercado. Estas e outras dicas estão disponíveis aqui.

A Spcine ainda participa de três mesas. Uma para falar sobre políticas públicas para fortalecer o setor, em 29/6, às 13h30, na Sala Adoniran Barbosa; outra para apontar dicas de como se dar bem em editais da área (30/6, 13h30, Sala Paulo Emilio); e a terceira, sobre as próximas ações da Spcine para o mercado de games (30/6, 14h30, Sala Paulo Emilio).

A programação do BIG vai até 2 de julho. 

   

1ª – Google Day: Growth Hacking para Games

Desenvolvi um app e publiquei. E agora? Como adquirir e reter usuários? Quais as métricas que devo analisar? Quais ferramentas podemos usar? Como dar os primeiros passos com o AdWords? Venha conhecer um pouco mais do mundo de Growth Hacking para mobile apps com Wellington Tamaki, do Google Brasil.

Quando? Qua, 28 de junho, 10h40
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Paulo Emílio 


2ª – BNDES: Financiamento e Investimento para Games!

O BNDES apresenta seus mecanismos de financiamento para o setor e convida FINEP, Ancine e Desenvolve SP para apresentar suas ações. 

Quando? Qua, 28 de junho, 14h30
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa


3ª – Ancine & Games

Em dezembro de 2016, a Agência Nacional de Cinema lançou o primeiro edital no valor de R$ 10 milhões para jogos de entretenimento. 23 empresas foram selecionadas. Dia 5 de maio de 2017, o 2º edital no mesmo valor foi aberto. Nesta mesa, a proposta é discutir a relação da Ancine com o setor e o papel deste importante agente na política nacional de games. 

Quando? Qua, 28 de junho, 15h30
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Lima Barreto


4ª – Mapa da Economia Criativa no Brasil: Um Panorama da Indústria Cultural Brasileira

O painel apresenta os principais tópicos dos dois primeiros volumes do Atlas Econômico da Cultura Brasileira, organizado pelo Ministério da Cultura. O documento tem por objetivo mensurar o impacto dos setores culturais e criativos na economia brasileira. Palestrantes: Ana Letícia (Secretaria da Indústria Criativa) e Luiz Sakuda (Abragames/USP/SB Games).

Quando? Qua, 28 de junho, 16h30
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Paulo Emílio


5ª – O Que Esperar das Principais Game Publishers

Os desenvolvedores de games têm de administrar suas expectativas e, antes de se preparar para o fracasso, aprender com os grandes publishers de jogos o que exatamente eles podem e não podem fazer por você. É este o ponto central do debate com Steve Escalante (Versus Evil), Bobby Wertheim (Sega), David Martinez (Raw Fury) e Paul Hanraets (Gambitious).

Quando? Qua, 28 de junho, 16h30
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa


6ª – Um Olhar sobre Animação e a Interatividade

Bianca Rodriguez, da Cake, e Anamaria Pirondi, da Discovery, dividem suas experiências, insights e conselhos para quem está ansioso para saber mais sobre as oportunidades e desafios enfrentados pelas propriedades lineares existentes num mundo não-linear. 

Quando? Qui, 29 de junho, 10h
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa


7ª – Agora tem Jogo! As Políticas Públicas que Vieram para Fortalecer o Setor

As instituições que apoiam o fortalecimento do setor produtivo de games no Brasil fazem uma breve apresentação das políticas e atividades para 2017. Anunciam também o novo mercado para Games e Animação, o BIG Anima Business Meetings. Participantes: Abragames, Ancine, Anima Mundi e BIG, BNDES, Apex-Brasil, Desenvolve SP, FINEP, MinC, Spcine, TV Escola, Secretaria de Estado da Cultura.

Quando? Qui, 29 de junho, 13h30
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa


8ª – América Latina: De Consumidor à Super Território de Desenvolvimento de Games

O mercado de games da América Latina tem crescido de forma expressiva nos últimos anos. Não apenas no campo do consumo, mas também na produção de games de qualidade. O painel reúne desenvolvedores de diversos países para abordar essa questão de consumidor a desenvolvedor. Palestrantes: Vicente Vieira (Manifesto Games), Agústin Cordes (Senscape), Alejandro Gonzalez (Brainz), Federico Romero (Pomelo Games), Juan Pablo Lastra (VG Chile) Moderador: Martina Santoro (Okam Studio / Inside Game Latam).

Quando? Qui, 29 de junho, 14h30
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Paulo Emílio

9ª – BIG VR: Efeitos Disruptivos do VR

VR (realidade virtual, em português) e AR (realidade aumentada) estão prestes a mudar completamente como as pessoas interagem com o mundo e uns com os outros. Os dois formatos vão criar uma mudança transformadora para experiências de todos os tipos e provocarão uma ruptura do conceito de “lugar”. Palestrante: Salar Shahna, Diretor e CEO do World VR Forum.

Quando? Sex, 30 de junho, 13h30
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa

 

10ª – BIG Impact: Construindo a Brincadeira – Aprendizagem Maker

Entre todas as atividades que executamos no dia a dia, existem aquelas que tem o poder de nos deixar mais próximos do estado criativo. Inventar, construir e brincar são formas de colocar a criatividade em ação, e podem ser potencializadas com objetos, métodos e plataformas, trazendo sentido e significado ao aprendizado.

Quando? Sáb, 1º de julho, 18h
Onde? Centro Cultural São Paulo, Sala Adoniran Barbosa

 

SERVIÇO

BIG Festival 2017 

Local: Centro Cultural São Paulo (Av. Vergueiro, 1000, Paraíso)

Entrada Gratuita

Clique aqui para mais informações

 

Compartilhe

Deixe uma resposta