Circuito Spcine atinge marca de 1 milhão de espectadores

Guilherme MarianoDestaque, Notícias0 Comments

Pouco mais de dois anos depois do início das suas atividades, o Circuito Spcine de Cinema alcançou a marca de um milhão de espectadores. O recorde foi registrado em 24 de julho. Até o fim do ano, a meta é chegar a 1,25 milhão.

O filme campeão de bilheteria é “A Bela e a Fera”, visto por 37,7 mil pessoas. Quanto às produções brasileiras, o primeiro lugar é de “Carrossel 2: O Sumiço de Maria Joaquina”, com um público total de 24,5 mil.

“Conseguimos fazer do cinema uma atividade permanente na agenda daqueles que moram nas proximidades das salas do Circuito. É uma política pública consistente que tem impacto social e cultural imediato”, afirma Mauricio Andrade Ramos, diretor-presidente da Spcine.

Histórico

Inaugurado em 30 de março de 2016, o Circuito Spcine é a maior rede de salas públicas de cinema do Brasil e uma das mais importantes da América Latina.

Seu complexo exibidor é formado por 20 espaços – cinco em equipamentos culturais de São Paulo e 15 em Centros Educacionais Unificados (CEUs) -, e tem o objetivo de democratizar o acesso da população ao entretenimento audiovisual.

O projeto oferece uma experiência total do cinema, com projetores digitais de alta tecnologia e programação regular. Há espaço para filmes de todos os gêneros e formatos, do infantil ao terror, do autoral ao blockbuster. A periodicidade das sessões vai de três a seis vezes por semana.

A ideia de criá-lo surgiu a partir de um quadro de exclusão socioeconômica, tendo a distância e o preço do ingresso como fatores mais relevantes. De acordo com estudo da empresa J.Leiva, de 2014, 10% da população paulistana nunca foi ao cinema. Ao considerar a renda, o percentual sobe para 30% nas classes D e E.

O lado positivo da rede é que o público tem o cinema perto de casa e de graça. Nos centros culturais, o bilhete tem um preço popular, que vai até R$ 4,00.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta