INSTITUCIONAL

A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo.

Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e novas mídias. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social.

A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

EQUIPE


MAURICIO ANDRADE RAMOS

Diretor-presidente

Economista formado pela PUC-RJ e produtor cultural, participou ativamente do cenário audiovisual dos últimos 20 anos. Como diretor-geral e gestor da VideoFilmes, por 15 anos, produziu e foi produtor executivo de obras de destaque da cinematografia brasileira, entre eles Central do Brasil, Madame Satã, Linha de Passe, além de coproduzir o longa Cidade de Deus. Atuou também na distribuição de filmes como Lavoura Arcaica, Transeunte, Santiago, Jogo de Cena, Uma Noite em 67. Em seguida, atuou no mercado de exibição, participando de um circuito exibidor focado em filmes de alto valor artístico e grande bilheteria. Em 2015, assumiu o cargo de diretor de Desenvolvimento Econômico da Spcine, dedicando-se à sua implantação e ao desenvolvimento do audiovisual paulistano. Em 2017, foi convidado a assumir a presidência da empresa.

RENATO NERY

Diretor Executivo 

Graduado em Comunicação Social pela PUC-SP e desde 2003 atua no audiovisual colaborando com diversas políticas públicas para o setor como DOCTV, ANIMATV, FUNCINE ANIMACULTURA, TELEFILMES entre outras. Na TV Cultura criou a plataforma de desenvolvimento de projetos LUMLAB e implantou a Coordenação de Co-produção e Políticas Públicas até assumir em 2013 o fomento ao cinema da Secretaria Municipal de Cultura onde desenvolveu entre outros projetos a implantação da Spcine.

JORGE SANTOS

Gerente Administrativo

Formado em administração de empresas pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, com especialização em Matemática Financeira Aplicada na Faculdade Getúlio Vargas – FGV. Foi Diretor Administrativo Financeiro nas empresas privadas que atuou, Conselheiro Fiscal na ALANAC – Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais e representante da mesma na FEBRAFARMA – Federação  Brasileira da Indústria Farmacêutica. No segmento público atuou como Superintendente Financeiro na São Paulo Urbanismo entre 2011 e 2013.

Letícia Santinon

Gerente de Difusão  

Formada em Ciências Sociais pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Foi curadora de cinema do Centro Cultural São Paulo entre 2010 e 2015, tendo realizados inúmeras mostras nacionais e internacionais, tais como Cinema BIT, Dias Nórdicos, BR Indie e Cinema de Québec. Trabalhou entre 2015 e 2016  na área de avaliação e seleção de projetos da Vitrine Filmes, coordenando também os lançamentos dos filmes Mãe Só Há Uma (Anna Muylaert), Califórnia (Marina Person), Cinema Novo (Eryk Rocha), entre outros.

ALESSANDRA DORGAN

Gerente da Spcine Play

Alessandra Dorgan produtora e diretora, é formada em Comunicação Social desde 2000 e atua no audiovisual desde 1998. Foi coordenadora dos projetos Tela Brasil na Buriti Filmes entre 2005 e 2010. A partir de 2011, voltou-se para direção e desenvolvimento de projetos autorais.
De lá pra cá criou e dirigiu uma série de documentários musicais para HBO, sobre o encontro e processo criativo de artistas em estúdio, chamada Clubversão, com a estreia da 4ª temporada prevista para 2018.
Entre os videoclipes que dirigiu destaca-se Trono do Estudar em homenagem as escolas ocupadas em 2015 com participação de artistas como Chico Buarque e Zelia Duncan, que teve mais de 3 milhões de visualizações em redes sociais.

TIAGO PANULA

Gerente Jurídico

Formado em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Profissionalmente, foi estagiário no Departamento Judicial da Procuradoria Geral do Município de São Paulo e trabalhou como assessor jurídico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entre 2011 e 2015. É responsável pela área jurídica na Spcine desde junho de 2015.

ANELISE MORAES  

Coordenadora de Editais

Gestora de Políticas Públicas, formada pela Universidade de São Paulo, atua há mais de dez anos especificamente na área cultural. De 2017 a 2018, atuou como Coordenadora do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, além de assessorar a área de Editais de Fomento à Cultura. De 2009 a 2017, trabalhou na Secretaria de Estado da Cultura, na elaboração e execução dos Editais do Programa de Ação Cultural – ProAC, Prêmio Estímulo de Curta-Metragem e Programa de Fomento ao Cinema Paulista. Também fez parte de Comissões Julgadoras de editais estaduais, como: “Concurso de Apoio à Realização de Projetos de Telefilme Inédito no Estado de São Paulo” e “Concurso para Bolsa de Incentivo à Criação Literária no Estado de São Paulo”.

Daniel Celli

Coordenador da São Paulo Film Commission

Há mais de 10 anos atua no setor audiovisual, e na Spcine fez parte da implementação da São Paulo Film Commission. Hoje coordena esse departamento que atua como agente facilitador, com a missão de atrair e dar assistência para a realização de produções audiovisuais na cidade.

CAROL NARCHI

Coordenadora de Formação

Especializada em Direito do Entretenimento, da Comunicação Social e da Propriedade Intelectual pela ESA-SP, graduou-se em Direito pela PUC-SP em 2007 e atuou com assessoria jurídica na área da cultura e terceiro setor nos escritórios Cesnik, Quintino e Salinas Advogados e Mattos Filho Advogados. Possui extensão em “Administração da Cultura”, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em “Elaboração de Projetos Culturais e Empreendimentos Criativos”, pelo Ministério da Cultura em parceria com o Senac. Como gestora cultural, atuou na execução da X Bienal de Arquitetura, produzido pela IAB, na produção executiva do longa-metragem “Que Horas ela Volta?”.

Raul Perez 

Coordenador de Comunicação

Jornalista, cursou Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e na Universidade de Coimbra (Coimbra, Portugal). Atuou em diferentes publicações impressas segmentadas e foi Gerente de Conteúdo da Rede Cemec, responsável pela produção e gestão de conteúdo dos sites Cultura & Mercado e Empreendedores Criativos.

ANDREZZA BUENO 

Assessora do Circuito Spcine

Graduanda em Administração de Empresas na Universidade Nove de Julho, trabalhou na Empresa TNG Moda, na área comercial/ vendas e processos administrativos.

ARIEL VELOSO

Assessor de Jogos Eletrônicos

Formado em Design de Games pela Universidade Anhembi-Morumbi, aventurou-se brevemente como desenvolvedor independente de jogos, e posteriormente foi convocado a Gamemaker Relations do primeiro Brazilian International Games (BIG) Festival. Na Spcine, ajudou a formatar o COLab (laboratório de convergência) e participou tanto da organização quanto do júri do Edital de Produção Audiovisual 2014.

CAROLINA LORENZI

Assessora Financeira

Graduada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Pós Graduada em Planejamento e Controle Empresarial pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Com experiências profissionais em gestão financeira, planejamento e controle orçamentário, gestão de contratos e facilities em empresas privadas de pequeno e médio porte nas áreas da saúde, engenharia e organização do setor de bens de capital.

CAROLINNE GOLFETO  

Assessora da São Paulo Film Commission

Graduada em Cinema na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), trabalhou com distribuição de cinema em circuito alternativo na Taturana Mobilização Social e atualmente leciona inglês para mulheres de baixa renda em Paraisópolis. Realizou assistência de produção para o FORCINE, produziu e dirigiu curtas universitários independentes e foi diretora presidente do Centro Acadêmico de Comunicação

DANILO SOARES DE BRITO 

Assessor de Prestação de Contas

Formado em Administração de Empresas  pela Universidade De São Paulo (UNIESP), Designer Gráfico por Hobby licenciado pelo Senac, estagiou durante 2 anos na DERH (Departamento de Recursos Humanos – PMSP), tem mais de 5 anos de experiência na área administrativa nos setores: financeiro, administrativo, corporativo, contábil, analítico  e gestão de pessoas.

CLAUDIA MORAES FERNANDES

Assessora Executiva

Formada em Letras pela Faculdade Nove de Julho, atualmente Universidade Nove Julho, cursou Pós Graduação em Administração Pública pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza. Ingressou na prefeitura, como funcionária concursada em 1990 e desde de 1994 atua na área de Cinema da Secretaria Municipal de Cultura, foi coordenadora do Núcleo de Fomento Audiovisual entre 2005 e 2012, ficando responsável administrativamente e tecnicamente por todos os festivais e mostras de cinemas apoiados pela Secretaria e pelos editais de cinema.

DILSON NETO

Assessor do Circuito Spcine

Graduado em Audiovisual pela Universidade de São Paulo e Mestre em Roteiro pela Edinburgh Napier University. Trabalhou por três anos e meio na produtora Coração da Selva, onde criou e gerenciou o Departamento de Desenvolvimento de Projetos, lidando diretamente com coprodutores, distribuidores e outros parceiros. Trabalhou em filmes como “Praia do Futuro” (2014) e “Amor em Sampa” (2016), e em séries como “A Vida Secreta dos Casais”, “Condomínio Jaqueline” e “The Taste Brasil”.

ELEN CUSTÓDIO

Assessora de Prestação de Contas

Formada em Ciências Econômicas pela  Faculdade Metropolitana Unidas – FMU, curso tecnólogo de dois anos de Comércio Exterior pela UNINTER. Trabalhou cinco anos como Back Office (controle de cofres) na financeira Ibi do Grupo C&A.  Gestão de pagamentos dos procedimentos de logística, LI, RE, liberação de cargas aéreas e marítimas para importação e exportação – Servimex Logística.

FLÁVIA GONZAGA 

Assessora da São Paulo Film Commission

Formada em Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), atualmente cursa sua segunda graduação em Economia na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Fez intercâmbio acadêmico pela PUC-SP para a Pontificia Universidad Católica Argentina (UCA) no ano de 2015 em Buenos Aires.

GUILHERME MARIANO

Assessor de Imprensa

Pós-graduado em Gestão Cultural pelo SENAC, é bacharel em jornalismo pela PUC-SP, com extensão acadêmica em História do Cinema pela mesma universidade. Há oito anos trabalha com assessoria de imprensa institucional e focada em cultura. Já passou pelas áreas de comunicação da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, Universal Pictures e TV Cultura. Por dois anos, trabalhou na chefia de reportagem, pauta e produção de rede dos jornalísticos da TV Cultura. Dirigiu o documentário “Uma região descoberta pelo turismo” e assinou a produção do curta-metragem “Anedonia”. É também autor da tese “Gestão Cultural em tempos de construção de redes e financiamento colaborativo”.

LUANA PEREIRA

Assessora da Presidência

Formada em Rádio e TV pela Universidade Braz Cubas, em Fotografia pelo Senac e em Teatro pela SP Escola de Teatro. Trabalhou como produtora, apresentadora em emissoras de rádio e tv e produtora em agências de Casting para atores.

MÁRCIA SCAPATICIO

Assessora de Editais

Jornalista pela ECA (USP). De 2013 a 2018 trabalhou na comunicação do Cinema do Brasil, projeto de internacionalização do cinema brasileiro em duas de suas ações principais:
Apoio aos Agentes de Vendas e Apoio aos distribuidores internacionais. Curadora da Mostra Tarantino (2013) e da Mostra Cine Cool, ambas no Museu da Imagem e do Som – SP; (2014).

MARCO VINICIUS DOS SANTOS

Assessor de Gestão

Formado em Administração de Empresas e especialista em Tecnologia da Informação, Marco autou na área administrativa da Secretaria Municipal de Cultura, da Enrico Pagano Comércio de Tecidos e da Pier 91. Foi Consultor de Vendas na Brasil Brokers, Analista de Suporte Técnico na BfBiz Consultoria e Treinamento, Administrador de Redes na Microeasy Informática e Planejamento e Assistente de TI na Empenho Empresa de Cobrança.

MARJORIE PRADO

Assessora de Editais

Mestranda pela Universidade Federal do ABC em Planejamento e Gestão do Território. Pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo/USP e pela Universidad Nacional de Córdoba/Argentina. Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Já atuou na área jurídica no setor público e privado. Na área cultural, trabalhou na produção diferentes projetos, além de ter atuado na gestão de projetos culturais no terceiro setor, como no Programa Fábricas de Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Pesquisa temas como cultura e território.

NATHALIA HENRIQUE 

Assessora de Comunicação 

Graduanda em Educomunicação pela ECA (USP) e Marketing na Universidade Anhembi Morumbi, formada no curso técnico de Informática para Internet pela ETEC Parque Belém. Profissionalmente estagiou na Revista D+ em 2015 e atua voluntariamente na ONG Viração Educomunicação, e na  “Campanha da União Europeia Respeitar, Proteger e Garantir”. 

NEY S.P DOS SANTOS

Assessor de Pesquisas

Formado pela UFRJ cursou a Faculdade de Cinema da UFF. Desde 1972 atua no cinema, é diretor, roteirista, produtor e ator. Participou da Comissão Nacional de Incentivo a Cultura, foi um dos idealizadores e participou da Comissão de Implantação da RioFilme. Começou em televisão na Tv Tupi, trabalhou na Tv Cultura ( no primeiro Telecurso 2º grau e dirigiu a versão televisiva do clássico do cinema brasileiro “O Grande Momento” ), Tv Globo e Tv Manchete. Foi Professor de RTV da ESPM-RJ e idealizador da WebTv da UFRJ.

SILVANA ULLOA

Assessora Administrativa

Formada em Secretariado Executivo, Silvana foi estagiária na SP Urbanismo e tem experiências como Assistente Administrativa e Secretaria nas empresas Intermack Engenharia Construçoes e Serviços e DK – Daniel Korytnick.

VANESSA GARCIA DINIS 

Assessora Jurídica 

Formada em Direito pela PUC/SP com extensão universitária em Direito Internacional Público pela COGEAE/PUC, especialização em Direito Internacional Público pela Universidade Panthéon-Assas – Paris II e Mestrado Profissional em Direitos Humanos pela Universidade de Estrasburgo. Antes de entrar na Spcine, trabalhou como Assessora Jurídica na Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Atualmente estuda Fotografia na Escola Panamericana de Arte e Design.

WESLEY DE OLIVEIRA 

Assessor da São Paulo Film Commission

Graduado em Rádio TV e Vídeo no Centro Universitário FIAM-FAAM, formado no curso técnico de Comunicação Visual pela ETEC Carlos de Campos e em pintura digital no Centro Universitário Belas Artes. Profissionalmente atuou como diagramador e designer na empresa de traduções Global Languages durante os anos de 2015 e 2016.

ANA CAROLINA ARAUJO  

Estagiária (São Paulo Film Commission)

Graduanda em Educomunicação na ECA/USP. Formada em técnico em marketing pela ETEC Carlos de Campos. Foi bolsista de iniciação científica do programa Revelando África da Rádio USP e atualmente faz parte do projeto científico “Produção Midiática em Educomunição”, parceria entre USP e Centro Paula Souza para o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas através dos meios de comunicação. Profissionalmente atuou em grandes companhias nas áreas de atendimento e marketing.

GABRIEL PREDOLIM

Estagiário (São Paulo Film Commission)

Graduando em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Anhembi Morumbi, atuou na área de Sync e Copyright da Art.is Cultural, realizando liberações de direitos autorais de obras musicais para projetos audiovisuais como “O Começo da Vida” e “Mais Forte Que o Mundo – A História de José Aldo”, além de dar suporte à área de comunicação da empresa. Atualmente, faz parte da produção do Curta-Metragem “Ana” como assistente de produção.

MARINA ZASLAWSKI BAIÃO

Estagiária (Spcine Play)

Arquiteta e Urbanista formada pela faculdade Univix em 2016 (Vitória – ES). Pós Graduanda pela Escola da Cidade (SP) em Geografia Cidade e Arquitetura em 2018. Participa do Baú – Arquivo de documentação audiovisual da pós graduação Escola da Cidade.

RODRIGO DE MELO PEREIRA  

Estagiário de Gestão e Eventos

Graduando em Relações Públicas no Centro Universitário FIAM-FAAM.
Profissionalmente estagiou na Mynd Sportswear, onde efetuou a implantação de processos para otimização de tempo e qualidade de atendimento, elaborou o projeto de vídeo institucional para o Café Donuts, unidade do Ipiranga.

THAMIRES FARINELLI

Estagiária (São Paulo Film Commission)

Graduanda em Comunicação Social – Rádio, TV e Internet pela Faculdade Cásper Líbero. Profissionalmente atuou em produções audiovisuais internacionais, casting para atores e produção de locação. Além disso, idealizou o Projeto Pastoral Estudantil – Apoio a comunidade, que desde de 2011 atende a zona leste de São Paulo.